Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

O que é um Computador? Como funciona?.
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Histórico dos Sistemas Operacionais
Sistemas de informação:
Objectivos Conhecer o conceito de Sistema Operativo;
Noções de Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERATIVOS SISTEMA OPERATIVO:
Tecnologias da Comunicação e Informação
HARDWARE.
TC – DEI, 2005/2006.
Sistemas operativos Sistemas Windows
Software do sistema Software de aplicação
Informática Aplicada Sistemas Operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução à Informática
Softwares - Básicos e Aplicativos
TEMA 3 SISTEMAS OPERACIONAIS
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Aula 6 – Sistema Operacional
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
J.A. O Sistema Operativo.

MANUTENÇÃO DE MICRO.
Sistemas Operativos.
Tecnologias Especificas Informática
Introdução ao Processamento de Dados
Introdução aos Sistemas Operativos
Sistemas Operativos (S.O.)
9º ANO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Software.
Escola Prática de Formação e Tecnologia
Definição - Sistema Operativo
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Sistemas Operacionais
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Módulo IV Estrutura e configuração de sistemas operativos monoposto
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
SISTEMAS OPERATIVOS MS-DOS.
Historia da Computação
Módulos de um S.O. Tiago Gomes Nº21 11ºi.
Processamento de dados na UCP e memória UCP
O que são, para que servem e onde podem ser utilizadas?

SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
Introdução à INFORMÁTICA
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Trabalho de T.I.C. AnaSofia.
Sistema Operativo Um sistema operativo basicamente é o ``volante´´ do computador (em comparação ao carro),este controla o computador, este permite uma.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Tecnologias de Informação e Edição (2014/15) UBI - Dep. de Informática 34 Sistema Operativo Sistema Operativo Aplicações Utilizador Máquina Processador.
O que são, quais existem e suas características.
Processador 2014/2015 Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL.
História dos Sistemas Operativos
Capitulo II Sistemas operativo
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Tipos de Sistemas Operacionais
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Introdução a Informática
Sistemas Operativos.
Capítulo 5 Entrada/Saída 5.1 Princípios do hardware de E/S
Origem da palavra Informática
Transcrição da apresentação:

Sistema Operativo Máquina Aplicações Utilizador Operativo Processador Memória(s) Sistema Operativo Disco(s) Periféricos Utilizador Programas

Sistema Operativo Objectivo: É um conjunto de programas de controle do hardware e software Objectivo: Transformar o hardware numa máquina abstracta simples de utilizar (cada vez mais simples de usar…) Obter o máximo rendimento do hardware através da sua utilização para o processamento de um grande conjunto de actividades

Sistema Operativo É a primeira camada de software indispensável a um sistema informático Actua como intermediário entre o hardware e o utilizador ou os seus programas de aplicação Isola ambos de detalhes desnecessários É concebido tendo em conta a estrutura do processador, bus, memórias e dispositivos de I/O de forma a conseguir controla-los e a que eles funcionem e comuniquem uns com os outros.

Sistema Operativo No essencial, os utilizadores (e as aplicações!) têm do computador a visão que o S.O. lhes dá. Computador = Écran + Impressora + Rato + Sistema de Ficheiros + Programas + … e não… Movimento do rato: 1 cm para a esquerda; calcular e mostrar deslocação do cursor no écran; registar a nova posição do cursor em relação à imagem do écran... Arrancar com um novo programa: Verificar qual o espaço livre na memória RAM; ir ao disco procurar o ponto onde está guardado o ficheiro de arranque do programa; carregar o código desse ficheiro na RAM; parar a execução dos programas que estão a correr, guardar a sua situação do momento; começar a executar o novo programa...

Sistema Operativo - Funções Principais Gestão do Hardware Isolamento dos detalhes de funcionamento dos dispositivos físicos Partilha eficaz de recursos (tempo do processador, espaço em memória, etc.) Gestão das Aplicações Arranque Execução Instalação, desinstalação Segurança Controle de acesso ao computador ou a programas ou ficheiros Manutenção da integridade dos espaços em memória e em disco

Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros Fornece aos utilizadores (e às aplicações!) serviços de armazenamento e gestão de tarefas com ficheiros. Operações típicas sobre ficheiros: Criar e armazenar ficheiros Apagar ficheiros Copiar ou mover ficheiros entre unidades (físicas ou lógicas) Desencadear a execução de ficheiros (de programas ou de dados) Operações típicas sobre espaços de armazenamento: Visualizar o conteúdo de discos ou de sectores lógicos (“directorias”/“pastas”) Estruturar discos lógicos. Criar, apagar, copiar ou mover pastas.

Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros Árvore de pastas (Estrutura lógica) raíz windows programs documents system word excel informática 156433 Trab1 Carta_Tom

Sistema Operativo - Funções Principais Sistema de ficheiros Unidades físicas de armazenamento muito diferentes aparecem ao utilizador com estruturas lógicas amigáveis e semelhantes. (Isola-se o utilizador da estrutura de endereçamento e de armazenamento real dos ficheiros em cada unidade…)

Sistemas Operativos Um pouco de história: 1) Os primeiros computadores não tinham sistema operativo. (Também não precisavam muito…) 2) Ao longo da década de 1950 (quando os computadores passaram a ser produzidos em série e a ser vendidos comercialmente) generalizou-se a utilização de sistemas operativos: - Usualmente muito simples - Processamento em “batch” - Sistemas dedicados, “proprietários”, fechados.

Sistemas Operativos 3) Na década de 1970 surgiram os primeiros microcomputadores (Também não tinham sistema operativo…) Abril de 1974 - Aparece o microprocessador 8080 da Intel Dezembro de 1974 - Aparece o microcomputador Altair Processador Intel 8080 Memória de 256 bytes Preço: $400 (dollars da época, 1900 agora…) ( http://stats.areppim.com/calc/calc_usdlrxdeflxcpi.php ) Não tinha: teclado, écran, disco rígido, disquetes… Era programado com interruptores e mostrava o resultado em LEDs…

Sistemas Operativos 4) Entre 1975 e 1980 generalizam-se os microcomputadores 1975 - Surge o Basic (primeira linguagem de programação disponível para microcomputadores), para os Altair. Foi o primeiro trabalho realizado pela Microsoft. 1977 - Surge o Apple II. Na altura já eram usados teclados, écrans e disquetes… Por isso o sistema operativo já tinha de estar lá! 1978 - Primeiros microprocessadores comerciais de 16 bits (Intel 8086) Em 1980 o S.O. mais divulgado era o CP/M

Sistemas Operativos 5) Em 1980 a IBM “ataca” os microcomputadores... 1981 - Surge o IBM-PC (Vendido a cerca de $3000) Utiliza o MS-DOS, da Microsoft, como sistema operativo Foi o primeiro S.O. da Microsoft (comprado e adaptado) A partir do IBM-PC (que é adoptado como standard e “clonado”) dá-se a “explosão” dos microcomputadores... 1984 - Surge o Macintosh, da Apple. É o primeiro computador realmente divulgado que usa um S.O. com interface tipo GUI, com rato.

Sistemas Operativos 6) 1990 - Surge o Windows 3.0, da Microsoft, baseado numa GUI. Este S.O. corre sobre o DOS torna-se o primeiro capaz de fazer multi-tasking com divulgação mundial (o OS/2 da IBM e da Microsoft, lançado em 1987, falhou em termos comerciais). 1994 - Surge a versão 1.0 do Linux Uma versão “aberta”, gratuita, do UNIX. ( Hoje em dia é o 3º. S.O. mais utilizado, depois do Windows e dos da Apple.) 1995 - Surge o Windows 95, da Microsoft Já funciona a 32 bits. Inicia a série actual de S.O. da Microsoft.

Sistemas Operativos Baseados em linha de comandos: São S.O. que recebem as ordens do utilizador através de instruções em texto, escritas sempre adiante da “prompt” do sistema. O exemplo mais conhecido deste tipo de S.O. é o DOS. Hoje em dia já são muito pouco utilizados, (apenas por gestores de sistemas, hackers, e outros especialistas “hardcore”). Actualmente são mais comunmente utilizados no contexto de sistemas Linux, embora ainda existam sistemas DOS, e os sistemas Windows tenham também disponível uma interface em linha de comandos.

Sistemas Operativos Baseados em linha de comandos: c:/> dir *.txt Exemplos de ordens na linha de comandos do DOS: c:/> dir *.txt c:/> cd windows c:/> cd .. c:/> wordstar c:/> format c: (!!!)

Sistemas Operativos Baseados em interface gráfica: São os sistemas operativos actuais, “tipo Windows”, com os quais se interactua predominantemente através do rato. Estes sistemas chamam-se muitas vezes “tipo GUI” (Graphical User Interface). No principio chamaram-lhes por vezes “tipo WIMP” (Windows, Icons, Menus and Pointers - para além do significado directo da palavra...), mas actualmente isso não faria sentido, porque são mais de 99.9%…