A Índia e as Relações Bilaterais com o Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
El Salvador Nome Oficial: República de El Salvador
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Programa de Produção e Uso do Biodiesel no Brasil
Encontro com Engenheiros três desafios para a engenharia nacional
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
Características Gerais
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
MÉXICO.
INTERNACIONALIZAR SUSTENTADAMENTE | ANGOLA INTERNACIONALIZAR SUSTENTADAMENTE EM ÁFRICA |
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Um modelo Coreano de desenvolvimento baseado no conhecimento
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Área de Operações Indiretas
ABAMEC Nacional São Paulo, 16 de maio de 2000.
Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Outubro/2012 Destaques Outubro: -Exportação: 2ª maior média diária para outubro (US$ 989,4 mi); anterior.
Agosto / 2012.
A importancia economica do Esporte para o Rio de Janeiro
RUSSIA.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
Ministro Paulo Bernardo
ESTUDO DO MERCADO COLOMBIANO
Oficialmente República da Índia é um país da Ásia Meridional.
Balança Comercial Brasileira
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Industrialização.
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
CANADÁ.
A atividade agrícola e o espaço agrário
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Prof. Jeferson C. de Souza
Brasil 巴西——机遇之国 Roberto Castelo Branco Um Cenário de Oportunidades
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria - -
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Outubro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Maio/2011 Outubro/2011 Destaques de Outubro 2011  Outubro: -Exportação: recorde para out (US$ 22,1 bi, +20,5%);
Novembro / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Novembro/2011 Destaques de Novembro 2011  Novembro: -Exportação: recorde para nov (US$ 21,8 bi, +23,1%);
Junho / 2013.
Abril / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Abril/2012 Balança Comercial Brasileira Abril 2012 – US$ milhões FOB.
Março / BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA Março/2013 Resultados de Março de MARÇO/2013 -Exportação: maior média diária para meses de março (US$
Capítulo 22 – Os países emergentes
Economia dos Estados Unidos da América
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
O PAPEL DO JAPÃO NA “ERA DA ÁSIA” CIEE, 9 de novembro de 2006 Yuji Watanabe JETRO, São Paulo.
Desarollo Brasilero: Ejemplo Latinoamericano
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
Sudeste.
O Brasil no mundo contemporâneo
ÍNDIA.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
CHINA.
O que é globalização ?.
Origens e bases do mundo global.
Brasil Um Cenário de Oportunidades Roberto Castelo Branco Diretoria.
Comércio Exterior - conceitos
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Industrialização Brasileira
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Transcrição da apresentação:

A Índia e as Relações Bilaterais com o Brasil Elson de Barros Gomes Júnior Cônsul A.H. da Índia em Minas Gerais

A Índia

Orgulhos Indianos Quem é o co-fundador dos Micro-sistemas? Vinod Khosla. Quem é o criador do chip Pentium? Vinod Dham. Quem é o fundador e criador do Hotmail (programa de e-mail número 1 usado)? Sabeer Bhatia

Orgulhos Indianos Quem é o novo MTD (Microsoft Testing Director) do Windows 2000, responsável por resolver todos os problemas iniciais? Sanjay Tejwrika. Quem são os chefes executivos do CitiBank, Mckensey & Stanchart? Victor Menezes, Rajat Gupta, and Rana Talwar. Existem 3,22 milhões de indianos nos EUA (1,5% da população).

Orgulhos Indianos 38% dos doutores nos EUA são Indianos. 12% dos cientistas nos EUA são Indianos. 36% dos cientistas da NASA são Indianos. 34% dos empregados da Microsoft são Indianos. 28% dos empregados da IBM são Indianos. 17% dos cientistas da INTEL são indianos. 13% dos empregados do XEROX são Indianos.

Fatos Históricos Mundiais A Índia nunca invadiu nenhum país nos últimos 1000 anos de história. A Índia inventou o Sistema Numérico. Aryabhatta inventou o “zero”. A primeira universidade no mundo foi construída em Takshila no ano 700 Ac. A Universidade de Nalanda construída no 4° século Ac. Ayuverda é a mais antiga escola de medicina conhecida pelos homens.

Fatos Históricos Mundiais A arte da navegação nasceu no rio Sindt 5000 anos atrás.Todo o mundo da “Navegação” é derivado do Sanskrit NAVGATIH. O valor do  foi calculado por Budhayana, que explicou o conceito conhecido atualmente com o Teorema de Pitágoras. Alunos britânicos publicaram (1999) oficialmente que a data do trabalho de Budhayana é o 6° século, antes da matemática européia. Álgebra, Trigonometria e Cálculo vieram da Índia. Equações quadráticas vieram do Sridharacharya no 11° século;

Citações sobre a Índia “Nós devemos muitos aos indianos, que nós ensinaram como contar, sem os quais não valeria a pena as descobertas cientificas terem sido feitas.” AIbert Einstein A Índia é o berço da raça humana, o lugar do nascimento da fala, a mãe da história, a avó da lenda e a melhor avó da tradição. Mark Twain

Dados Culturais Religiões: Hinduísmo, 83 % Muçulmana, 11 % Cristianismo, 2% Línguas : Hindi, Inglês e mais 12 línguas oficiais. O inglês representa o idioma de negócios e integração social.

Índia: Dados Econômicos Área: 3.29 milhões km² População: 1,073 bilhões PIB (Paridade Poder de Compra): US$ 3,699 trilhões PIB per capita: US$ 3.400 População abaixo do nível de pobreza: 25%

Índia: Dados Econômicos Crescimento de 8,5% (2007) Exportações: US$ 140,8 bilhões F.O.B (2007) Importações: US$ 224,1 bilhões F.O.B (2007) Comércio com o Brasil: Exportações para Índia: US$ 1,25 bilhão Importações da Índia: US$ 1,30 bilhão

Índia: Dados Econômicos Inflação anual: 5,9% (2007) Moeda: 1 US$ = 41,487 rúpias (2007) Investimento Externo (2007): US$ 67,72 bilhões Paticipação nas exportações mundiais : apenas 0,8%. 350 milhões de consumidores com poder de compra acima de US$7 mil.

Índia: Dados Econômicos Setor agrícola: Algodão, Juta, Cana- de- açúcar e Chá (maior produtora mundial) Setor de Mineração: Minério de ferro, Manganês, Mica e outros minerais não-ferrosos Uma das maiores reservas de carvão do mundo Turismo: Grande potencial, rica herança cultural, mas apenas 0,5% do mercado mundial

Índia: Dados Econômicos Força de trabalho: 516,4 milhões (est. 2007)   Força de trabalho pela ocupação: agricultura 60%, indústria 12% serviços 28%   Taxa de desemprego: 7,2% (2007)  População com poder de consumo: 300 milhões  Milionários: 180 milhões  

Exportando para a Índia Principais Indústrias: Têxtil, Alimentícia, Produtos Químicos, Softwares, Mineração Principais Exportações: Softwares, Jóias, Vestuário, Produtos Químicos. Principais Importações : Petróleo, Aço, Ferro, Pedras Preciosas, Equip. de Transporte Exportações : U.E com 25 % E.U.A com 20 % Importações : U.E com 33 % E.U.A com 18.4%

Relação Bilateral Índia Brasil Carência de linhas diretas de transportes Círculo vicioso: ausência de comércio significativo falta de transportes Necessidade de estudo de complementaridades econômicas Campos promissores : genéricos e matérias-primas de medicamentos software e tecnologia da informação programas de educação à distância petróleo e derivados

Relação Bilateral Índia Brasil Grande progresso nos últimos cinco anos: Visitas oficiais – Presidente Lula em 2004, Ministro das Relações Exteriores da Índia Delegações empresariais India International Trade Fair ( I.I.T.F.) - Brasil como país destaque em 2004 Cooperação em fóruns multilaterais como ONU e OMC Cooperação comercial Índia- Mercosul

Fazendo Negócios com a Índia “Câmara de Comércio Índia Brasil “

As perspectivas são otimistas ... ... mas “barreiras” existem! Quarta maior economia sob o critério de Paridade de Poder de Compra (PPP) Maior mercado consumidor do mundo (350 milhões) Barreiras Baixo conhecimento mútuo Baixa divulgação dos países Trading como algo “óbvio” Migração mútua limitada Percepção de competição e não de colaboração Visão econômica diferente Política de privatização estabelecida para os setores-chave da economia Estoque de Investimentos Diretos Estrangeiros de US$ 67 bilhões BARREIRA A NOVAS OPORTUNIDADES Crescimento médio PIB de 8% nos últimos 5 anos* *1998 a 2003 NOVAS OPORTUNIDADES PARA BRASIL E ÍNDIA

Prospecção de Negócios – Perspectiva Sócio-Econômica Fatos Já Explorados PIB de US$ 3,69 trilhões Democracia estável Língua inglesa Crescimento médio do PIB de 8% nos últimos 5 anos Redução de intervenção do governo na economia, permitindo participação de capital privado Política de privatização: campos petrolíferos, aviação, hotelaria, turismo, mineração Oportunidades! OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Incremento de Comércio Exterior, com visão de longo prazo Atuação conjunta em novos empreendimentos para mercado mundial Investimentos brasileiros com baixo risco Estabelecimento de joint-ventures Índia é território “virgem”, que permite brasileiros operar novos negócios localmente

OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Prospecção de Novos Negócios – Mercado Consumidor Fatos Já Explorados Classe média crescente, com mais de 300 milhões de consumidores com alto padrão de consumo (aumento recente de bens duráveis) Redução dos impostos sobre consumo: 20% nos últimos 8 anos, com perspectivas de novas reduções Isenção de impostos na maioria das importações + Oportunidades! + Oportunidades! OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Mercado potencial para produtos manufaturados brasileiros: Calçados Óleos Aviões vegetais Bens duráveis Cosméticos Químicos finos Roupas de moda Autopeças caras Alimentos Suco de laranja

OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Prospecção de Novos Negócios –Infraestrutura Fatos Já Explorados Malha ferroviária (pública e privada) com mais de 125 mil km e frota de 11 mil locomotivas Sistema viário insuficiente, com algumas estradas saturadas e em péssimo estado de conservação Setor de telecomunicações necessitando de expansão, com serviços de baixa qualidade (7 linhas para cada 100 habitantes) Necessidade de expansão da geração de energia elétrica + Oportunidades! + Oportunidades! + Oportunidades! OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Intercâmbio de know-how em engenharia de transportes (troca de melhores práticas) Atuação do Brasil em gestão de serviços e em engenharia de sistemas Fornecimento de equipamentos e atuação direta no mercado de serviço de telecomunicações

Prospecção de Novos Negócios – Educação, Cultura e Pesquisa Fatos Já Explorados Sistema educacional em fase de estruturação, com crescente aumento dos investimentos em educação e gradativa redução do analfabetismo Intensa atividade de pesquisa e desenvolvimento (formação de 3 milhões de engenheiros por ano) Maior produção cinematográfica do mundo (cerca de 1000 filmes por ano) “Bollywood” + Oportunidades! + Oportunidades! + Oportunidades! + Oportunidades! OPORTUNIDADES A SEREM EXPLORADAS Intensificação de intercâmbio cultural, acadêmico e tecnológico Alianças entre instituições indianas e brasileiras Internacionalização das produções cinematográficas dos dois países (plataforma de lançamento de filmes)

Complementaridade nas Pautas Informática Software Índia Hardware Brasil Bebidas Chá Índia Café Brasil Moda Design Índia Brasil Produção moda brasileira para Sudeste Asiático moda indiana para América Latina

Consulado A. H da India em Minas Gerais OBRIGADO!!! DHANYAWAD!!! Consulado A. H da India em Minas Gerais Câmara de Comércio Índia Brasil Rua Paraíba, 523 – Funcionários 30.130/ 140 – Belo Horizonte/ MG Tel.: (31) 3264-5444 Fax: (31) 3264-5444