Inseminação Artificial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.
Advertisements

CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Aula nº 1831/11/2006 Entrega e correcção do teste escrito.
Ciência, tecnologia e Qualidade de vida
As questões éticas associadas às formas de reprodução
A PROTEÇÃO JURÍDICA DO EMBRIÃO
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
PROJETO GENOMA HUMANO E ÉTICA
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Seleção Genética – Um pouco de história
Evolução Seleção Natural.
Revolução biotecnológica
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS Indaiatuba,30, de outubro de 2008 ANA KAROLINA nº06.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO
FLUXO GÊNICO E MUTAÇÃO.
Controvérsias Públicas
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
BIOTECNOLOGIA Multidisciplinar - Engenharia - Genética
Transmissão Genética Agentes Responsáveis.
REPRODUÇÃO.
CARMA – A LINGUAGEM DO DESTINO
O segredo da individualidade
A Controvérsia em Torno da Clonagem
Tema 6: Origens e evolução da vida
Conceitos de aprendizagem
Clones.
Licenciatura em Ciências Biomédicas – Genética Molecular
Controvérsia na Clonagem
Aula 7 Kant e o criticismo.
Stem Cells – Células Tronco
Engenharia Genética.
Autor: ALICE LIRA DALTRO Orientadora: REJÂNE MARIA LIRA-DA-SILVA
“Controvérsia na Clonagem”
Agentes responsáveis pela transmissão genética
As características hereditárias podem ser manipuladas pelo homem?
1 2 Engenharia Genética e Saúde
VIDA E MORTE
Matriz de Referência de Ciências da Natureza
Hereditariedade.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Professor MS Alcidemar Junior
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Procriação Medicamente Assistida (PMA)
Agroecologia.
Esta pesquisa se destina ao estudo sobre
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Escola Secundária Anselmo de Andrade
CÉLULAS TRONCO Prof. João Paulo.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Vicente Salles dos Santos
Biotecnologia Professora: Teca.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Genética e Comportamento Humano
ALTERAÇÃO NO NÍVEL MOLECULAR DO DNA PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
DIREITO DE FAMÍLIA Profa. ROSIANE ROCHA EGG
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Introdução à Biologia.
Genética e hereditariedade
Embriões Excedentários.
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
O trabalho Curso: Psicologia Disciplina: Psicologia e Trabalho I
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
Escola Dr. Pedrosa Veríssimo 2/3 ciclos Paião Trabalho realizado por: Daniela Pereira nº2 Daniela Pereira nº2 Daniela Sofia nª3 Daniela Sofia nª3 Ivo Palhais.
CÉLULAS ESTAMINAIS EMBRIONÁRIAS Joana Raquel Martins Veiga 11ºCTA 21 OUT 2011.
Crescimento e regeneração de tecidos VS diferenciação celular
Transcrição da apresentação:

Inseminação Artificial PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENFERMAGEM NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE FILOSOFIA E BIOÉTICA Inseminação Artificial Cristina Bombardelli Elise Silveira Rita Samuel Porto alegre 2012

O conceito de manipulação Etiologicamente a palavra “manipulado” é de origem latina (manus, mão, e pellere, impelir). Assim, pode significar “ter algo em mão” ou “impelir algo com a mão”. O termo “manipulação genética” se abarca todo o conjunto de intervenções especiais do homem em relação com os fenômenos da reprodução e da hereditariedade.

A inseminação artificial é aplicada há muito tempo nos animais, mas é relativamente recente entre os seres humanos. Estas técnicas tem sofrido um enorme desenvolvimento em todo o mundo, e tem levantado inúmeros problemas éticos. A engenharia genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria-prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas; No momento, fala-se do início de uma nova resolução, chamada revolução genética.

O impacto da genética na cultura contemporânea é fortíssimo e, sem dúvida, a tendência é aumentar; O objetivo da manipulação são as próprias origens da vida. De fato, atualmente é possível intervir seja sobre o processo reprodutivo, seja sobre o patrimônio genético de uma célula; Possibilita a cura de algumas doenças hereditárias no ser humano por introdução de genes sãos que lhe faltam.

Finalidade da manipulação genética O conhecimento e a aplicação do conhecimento conseguido no campo da genética podem ser utilizados para o bem ou não do desenvolvimento da humanidade; O impacto de todo esse avanço exercerá, certamente, influência sobre “o estilo de vida, pela concepção do ser humano e por muitas outras direções”; O objetivo da medicina gênica é examinar e dizer as possibilidades presentes, futuras, e dizer à sociedade como seguir seu caminho.

Esperanças na engenharia genética A infinidade de doenças que afetam o ser humano constitui uma grande e grave preocupação em todo o mundo; Sua finalidade é “a transferência de informações genéticas, ou melhor, de genes de um organismo para o outro para curar ou diminuir distúrbios, moléstias genéticas”;

Terapias genéticas Terapia genética de células da linha somática: É aplicada a células do corpo a fim de curar uma pessoa de uma determinada doença herdada (tratamento com técnicas altamente experimentais). Terapia genética de células da linha germinativa: Também conhecida como terapia do embrião. A transfusão genética atua nos estados embrionários antes da instalação. Alguns países, mesmo antes da comprovação da eficácia desta técnica, já elaboraram leis ou recomendações que protejam os embriões contra a manipulação.

Principais questões: É legitimo manipular formas de vida humana ainda que estas não tenham nascido? Deve realizar-se uma fecundação estritamente "artificial" quando a natureza não o permitiu? No caso de uma inseminação com esperma de um doador anônimo: o doador não tem nenhuma responsabilidade sobre o seu filho genético? Não tem o direito de reclamar os seus direitos de paternidade ?

Um filho não tem o direito de saber quem é o seu pai e herdar do seu progenitor? Que pensar quando os embriões congelados são destruídos após a fecundação? Não se está a destruir um potencial ser humano? O que se deve fazer com os que ficam congelados? É legitimo fazer experiências com embriões humanos?

Referências BENTO. L . A., Bioética: Desafios éticos no debate contemporâneo. Ed 1, São Paulo, 2008. Http://afilosofia.no.sapo.pt/10insem.htm