“PRÊMIO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MEDALHA PAULO FREIRE.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
Equivalente à média dos países da OCDE
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
“Feliz aquele que transfere o
Semana Pedagógica - Julho/2011
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
GESTÃO ESCOLAR COMPARTILHADA
Decreto nº de 24 de abril de 2007
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Secretaria de Educação Básica
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso 1.
Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
Algumas idéias Gestão democrática do ensino público – art.206 CF – Lei da Gestão Democrática /96 alterada /03 Conceito de Gestão Escolar –
JOGOS COLEGIAIS DO PARANÁ JOCOPs OBJETIVOS Promover o desporto educacional, através de jogos que envolvam várias modalidades esportivas, dando oportunidade.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
AGENDA DA EDUCAÇÃO.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
PLANEJAMENTO ESCOLAR 2014.
Definição O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e seus parceiros.
PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR
Regulamento Quem pode participar:
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
CURRICULO +.
31 de agosto de Articulação Como surgiu Gestores Públicos da Educação Empresas Sociedade Civil.
Ministério da Educação
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Planejamento e 7 de março de 2014.
24, 25 E 26 DE OUTUBRO DE  Art. 2 o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
CENSO ESCOLAR Censo Escolar da Educação Básica
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
1º Encontro - Apresentação 06/06/2014. Pauta Acolhida Contexto do Ensino Médio O que é o Pacto? Execução do Pacto no Ceará Levantamento de expectativas.
O papel pedagógico do órgão gestor
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR Reconhecimento do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) a projetos inovadores e gestões competentes na educação.
Transcrição da apresentação:

“PRÊMIO ESTADUAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR” O Governo da Cooperação, em compromisso com a educação estadual, tem investido no fortalecimento da gestão escolar. Isso tem acontecido através das eleições diretas de diretores escolares em 2011, da implantação dos Conselhos Escolares e das Formações Continuadas promovidas pela SEDUC e CREs para equipe gestora nos quatro cantos do Estado. Dando continuidade ao compromisso de valorizar e fortalecer a gestão, a SEDUC está implantando, o Prêmio Gestão Escolar Estadual. Esse prêmio visa estimular a reflexão coletiva na escola para a melhoria do processo de gestão.

O que é? É uma proposta de reflexão/autoavaliação do processo de gestão escolar com a construção de um plano de ação guiado por 4 dimensões da gestão: 1 - Gestão pedagógica a) Planejamento e Ações pedagógicas b) Resultados Educacionais(IDEB, SAERO, Educacenso) 2 - Gestão participativa 3 - Gestão de pessoas e lideranças 4 - Gestão de Infraestrutura

OBJETIVO O Prêmio Estadual de Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola pela gestão e visa o sucesso da aprendizagem dos alunos. Esta ferramenta está sendo instituída para atingir as seguintes finalidades: estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade; valorizar as escolas públicas de educação básica que se destaquem pela compete de sua gestão e por iniciativa e experiências inovadoras e bem sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos; promover o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar;

PLANO DE AÇÃO E MELHORIA PROCESSO CONTÍNUO DE ACOMPA NHAMENTO Círculo Virtuoso REFLEXÃO COLETIVA NOVOS OLHARES AUTO AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO E MELHORIA PROCESSO CONTÍNUO DE ACOMPA NHAMENTO

COMO? PERIODICIDADE: BIENAL ENVOLVIDOS: 415(quatrocentas e quinze) ESCOLAS ESTADUAIS ETAPAS: ESCOLA X COMUNIDADE/AUTOAVALIAÇÃO COORDENADORIAS DE ENSINO(1ª INSTÂNCIA DE SELEÇÃO - 23 escolas para a seletiva estadual) GE/SEDUC (seleciona dentre as 23 escolas destaque, 01 escola referência em gestão

PRÊMIO ESTADUAL DE GESTÃO ESCOLAR OBJETIVO Incentivar as escolas públicas estaduais a melhorarem seu processo de gestão através do compartilhamento de responsabilidades. ABRANGÊNCIA Escolas Públicas Estaduais de atendimento a educação básica: Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional, Educação de Jovens e Adultos. EXECUÇÃO Secretária de Estado da Educação Coordenadorias Regionais de Ensino Escolas Estaduais PREMIAÇÃO * Abono salarial em 50% e 100%; *Recurso financeiro para a escola; * Viagem de intercâmbio no Brasil; *Diplomas para as escolas; * Placas de Honra ao Mérito (Detalhes serão publicados em edital)

PREMIAÇÃO: 1(uma) Escola como Referência Estadual em Gestão Placa de homenagem; Diploma Escola Referencia Estadual em Gestão; Viagem de Intercambio de experiências (outro Estado brasileiro) para os gestores da escola.   14º salário para todos os funcionários da escola; 22(vinte duas) como Destaque Estadual em Gestão Diploma como destaque Estadual em Gestão; Premiação em dinheiro para cada escola destaque no valor de R$ 8.000,00

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ITEM AÇÃO PERÍODO RESPONSÁVEL 01 SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO/SENSIBILIZAÇÃO Março SEDUC 02 INSCRIÇÕES(on line) ESCOLAS 03 OFICINAS DE FORMAÇÃO (13 CREs) Março a Abril SEDUC e CRES 04 AUTOAVALIAÇÃO(construção do dossiê) Abril a Setembro PROCESSO DE SELEÇÃO 05 COMITÊS DE AVALIAÇÃO(CRES) OUTUBRO 13 CRES 06 COMITÊS ESTADUAL NOVEMBRO GE/SEDUC 07 SEMINÁRIO DE PREMIAÇÃO DEZEMBRO COORD. ESTADUAL

“Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais” Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar “Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais”

“Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais” Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar “Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais”

“Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais” Secretaria de Estado da Educação – SEDUC Gerência de Educação Subgerência de Educação Básica CEFDCE Coordenação de Educação Física, Desporto e Cultura Escolar “Promover a participação de alunos em eventos esportivos e culturais”

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e CULTURA ESCOLAR Prof. Alan Raniere CEFDCE Prof. Ítalo Aguiar (Coordenador) NÚCLEO DE EDUCAÇÃO FÍSICA e CULTURA ESCOLAR Prof. Alan Raniere Prof. Josemar Brandão Prof. Ed. Física NÚCLEO JOGOS ESCOLARES Prof. Expedito Júnior Profa. Sandra Politano NÚCLEO DE PROJETOS E DESPORTO ESCOLAR Prof. Paulo Roberto Prof. Gustavo Margonar INSTALAÇÕES ESPORTIVAS João Bosco Aguinaldo NÚCLEO DE ORÇAMENTO E ESTATÍSTICA Prof. Aparecido Bispo Profa. Aucileide Gomes

FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 “EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS” OBJETIVO Promover através das práticas artísticas e do fomento a perpetuação das culturas, inter-relação socio-afetiva, educacional e cultura entre os jovens que fazem parte do sistema educacional da rede pública estadual de ensino, propiciando aos mesmos a oportunidade de participarem na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 “EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS” CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO ETAPA RESPONSÁVEL PERÍODO LOCAL MUNIC. SEDE DIVULGAÇÃO ENSAIOS ESCOLA MAIO JUNHO JULHO ESCOLAS 52 ESCOLAR AGOSTO SETEMBRO MUNICIPAL CRE OUTUBRO MUNICÍPIOS REGIONAL 13 (CRE´s) ESTADUAL CEFDCE/SEB/GE NOVEMBRO MUNICÍPIO PORTO VELHO

N. DE PARTICIPANTES/ESTUDANTES FERA FESTIVAL ESTUDANTIL RONDONIENSE DE ARTES 2014 “EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE DAS EXPRESSÕES CULTURAIS” DAS MODALIDADES MODALIDADES N. DE PARTICIPANTES/ESTUDANTES DIRIGENTES TOTAL Dança 10 participantes 02 12 Música 01 de cada Gênero (Fem. e Masc.) 12 a 15 anos 16 anos em diante 14 POP Sertanejo Gospel Teatro Literatura 02 participantes 01 03 Artes Plásticas 36 08 44

JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA JOER 2014 JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA Os Jogos Escolares de Rondônia tem por objetivo fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos esportivos surgidos nas escolas, garantir conhecimentos na área do desporto, de modo que estimule na classe estudantil o gosto pela prática esportiva, demonstrar os benefícios que a prática esportiva pode trazer à saúde do indivíduo, quando bem orientada, reconhecer e valorizar o trabalho do profissional que atua na área de educação física em nosso Estado, promover o intercâmbio sócio desportivo e cultural entre os estudantes e profissionais da área das diversas regiões do Estado e selecionar as escolas e os alunos/atletas, técnicos e dirigentes representantes estaduais para participação do Estado de Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude Brasileira, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro/COB em parceria com o Ministério dos Esportes.

JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA JOER 2014 - CALENDÁRIO JOGOS ESCOLARES DE RONDÔNIA FASE PERIODO LOCAL Interclasse Fevereiro/Março/Abril Escola Municipal Março/Abril/Maio Município FASES REGIONAIS FASE PERIODO LOCAL Metropolitana 22 a 31 de Maio Porto Velho Norte 31 de Maio a 05 de Junho Ariquemes Noroeste Jaru Mamoré 07 a 12 de Junho Guajará-Mirim Centro Cacoal Guaporé 11 a 14 de Junho São Francisco Cone Sul 14 a 19 de Junho Vilhena Zona da Mata Rolim de Moura Centro Oeste 21 a 26 de Junho Ji-Paraná

Especiais/Paralímpico FASE ESTADUAL FASE PERÍODO MUNICÍPIO Infantil 19 a 27 de Julho A definir Juvenil 22 a 30 de Agosto Especiais/Paralímpico 25 a 28 de Setembro ETPAPA NACIONAL FASE PERÍODO MUNICÍPIO Infantil 04 a 13 de Setembro Londrina/PR Juvenil 06 a 15 de Novembro A Definir (Recife/PE) Paralímpico 23 a 29 de Novembro São Paulo/SP

PROGRAMA ATLETA NA ESCOLA GOVERNO FEDERAL OBJETIVOS O Programa “Atleta na Escola” tem o objetivo de fomentar a prática do desporto na escola, por intermédio de atividades complementares à prática das atividades físicas cotodianas. www.atletanaescola.mec.gov.br 03 de Fevereiro – Adesão das Escolas (Portal PDDE Interativo)

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO SEDUC GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Garantir o acesso dos alunos ao ensino médio, a permanência e o sucesso deles nos estudos. LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

O Pacto Nacional busca a valorização da formação continuada dos professores que trabalham nessa etapa de ensino em todo o país.  LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Material; Tablets Bolsa de estudo. LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Documento tem como base as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio LEITURA E ESCRITA SÃO TAREFAS DA ESCOLA E NÃO SÓ DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS

GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO – GE/SEDUC/RO APRENDIZAGEM COMO FOCO CENTRAL DA ESCOLA EXPECTATIVAS ELEVADAS SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS ELEVADO SENSO DE RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES EM RELAÇÃO AO SUCESSO DOS ESTUDANTES TRABALHO EM EQUIPE E LIDERANÇA RECONHECIDAS PRESERVAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR NORMAS DE CONVIVÊNCIA CLARAS, ACEITAS E INCORPORADAS À DINÂMICA DA ESCOLA CLIMA HARMONIOSO: A ESCOLA COMO UM LUGAR AGRADÁVEL PARA ENSINAR E APRENDER AUTONOMIA E CRIATIVIDADE POR PARTE DA EQUIPE ESCOLAR

Gerência de Educação/SEDUC OBRIGADA!!! Gerência de Educação/SEDUC 3216 5330 3216-5389 3216 5396 3216 5977 3216 5101