O que são os Raios Cósmicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

Materiais e Medidas Magnéticas
Plasmas espaciais e astrofísicos Física de Plasmas 01/2004
Carga Geradora POSITIVA Carga Geradora NEGATIVA
Equilíbrio Eletrostático
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
O TERCEIRO MODELO ATÔMICO
Constrói uma Bússola e…
Evolução dos modelos atômicos
Radioatividade.
Quando um ímã é dividido ao meio  resulta em dois novos ímãs, cada um com um pólo norte e um pólo sul porque não é possível separar o pólo norte do.
MATERIAIS MAGNÉTICOS Fundamentos iniciais
Eletromagnetismo.
O CLIMA DA TERRA.
Sistemas Terrestres.
Radioatividade parte I
Prof. Raphael Barbosa Ramos
RADIAÇÕES IONIZANTES.
R A D I O A T I V I D A D E (I) Prof. Luiz Antônio Tomaz
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através.
ELETROMAGNETISMO É o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos e suas interações entre si. Estes fenômenos manifestam-se através de.
CLIMATOLOGIA.
Origem dos raios cósmicos Supernova é o nome dado aos corpos celestes surgidos após as explosões de estrelas (estimativa) com mais de 10 massas solares,
Energia Nuclear Wilson Alves 8º A
ALGUMA FORMA DE ATRAÇÃO
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Modelagem Climática Referêcia Básica:
CiÊNCIA E TECNOLOGIA Colisões.
Os aceleradores e detectores de partículas
o sol Nomes: Filipi, Deivid , Jhonatha e Dieison . Serie: 5ª fase
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Equilíbrio Eletrostático
QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações.
Magnetosfera e cinturões de Van Allen
CAMPO MAGNÉTICO (B) O magnetismo origina-se na organização atômica dos materiais. Cada molécula de um material é um pequeno íman natural, denominado de.
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Eletrostática.
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Eletromagnetismo.
Química.
Marcelo Camargo de Juli – IAG/USP
Radioquímica.
CLIMATOLOGIA II.
Campo Magnético Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
Dra. Silvia Calbo Aroca. Fonte de luz Estrela mais próxima Laboratório de estudos de altas energias Conexão com o clima Condições do clima no espaço.
MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO
RADIOATIVIDADE E FÍSICA NUCLEAR
Eletrostática Campo Elétrico Professor Sandro Dias Martins.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
A descoberta dos Raios X
FATORES CLIMÁTICOS.
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
No final do século 18, Lavoisier e Proust iniciaram experiências relacionando entre si as massas das substâncias participantes das reações químicas. Surgiram.
Eletromagnetismo – Aula 2
Química – frente 1A Aula 01.
AS RADIAÇÕES NUCLEARES 4 AULA
Teoria da Relatividade Especial
Profa. Renata Medici. DEFINIR ATMOSFERA  Camada gasosa de espessura muito fina que envolve a Terra, sendo fundamental para a manutenção da vida na superfície.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
OS RAIOS X E A RADIOATIVIDADE
Atmosfera: o ar que nos rodeia
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
O planeta Terra Imagem de fundo: céu de São Carlos na data de fundação do observatório Dietrich Schiel (10/04/86, 20:00 TL) crédito: Stellarium Centro.
Ciências da Natureza e suas
Transcrição da apresentação:

O que são os Raios Cósmicos

A descoberta da Radioatividade pelo casal Curie em 1896 permitiu resolver uma questão sem resposta há longas décadas: o da descarga espontânea dos eletroscópios ou dos capacitores em geral

Radioatividade das Rochas x Radiação das Alturas A idéia de que os eletroscópios e capacitores se descarregavam espontaneamente por ação da radioatividade das rochas não contava com a concordância de todos; muitos achavam a descarga devida a radiações originada em processos a altas altitudes

Descoberta da Radiação Cósmica Viktor Hess, em 1912, num vôo de balão que atingiu a altitude de 5000 m e durou cerca de duas horas, mostrou definitivamente que se tratava de uma radiação das alturas (höhenstrahlung). Mais tarde a radiação recebeu o nome de Radiação Cósmica

Vôos em Balões Após o anúncio de Hess sua façanha foi repetida com renovada intrepidez e instrumentos mais precisos. Destacam-se os vôos de Kolhöster que alcançaram 9 km e a façanha de Anderson e colaboradores, já nos anos ’30, que atingiram a altitude de 22000 m.

Laboratórios em Montanhas As dificuldades dos vôos tripulados em balão foram superadas por laboratórios instalados em altitudes de montanha, como o laboratório de Bagnères de Bigorre, a cerca de 3000 m nos Pireneus e o de Chacaltaya, a 5200 m nos Andes bolivianos.

PROGRESSOS NOS INSTRUMENTOS E MÉTODOS

ESPIRAL MAGNÉTICA A trajetória de partículas carregadas adquire uma curvatura em presença de um campo magnético tendendo a espiralar em torno da direção do campo

SOL

RADIAÇÃO PRIMÁRIA A chegada da RC ao planeta se faz através da magnetosfera. A geometria de suas linhas de força depende do dipolo magnético terrestre e das influências do plasma magnetizado de partículas evaporadas do Sol, conhecido como Vento Solar

RADIAÇÃO PRIMÁRIA

RADIAÇÃO PRIMÁRIA Mais próximo à Terra alguma radiação (prótons e elétrons) fica aprisionada constituindo os cinturões de Van Allen. Periodicamente partículas são injetadas nos pólos constituindo “auroras”.

RADIAÇÃO PRIMÁRIA

EFEITO DE LATITUDE

EFEITO ESTE-OESTE O efeito este -oeste é consistente com carga positiva dos íons incidentes. Determinações mais precisas feitas em laboratórios embarcados em satélites mostram que mais de 99% da radiação incidente são prótons

RADIAÇÃO PRIMÁRIA: COMPOSIÇÃO

RADIAÇÃO PRIMÁRIA: DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIAS

EXPLOSÃO SOLAR

RADIAÇÃO RIMÁRIA:VARIAÇÕES TEMPORAIS A atividade solar apresenta variações periódicas. As mais conhecidas são o ciclo de 1 anos das manchas solares e as variações a longo prazo, com ciclos de dezenas de milhares de anos. A média se tem mostrado muito estável de modo que a intensidade da radiação cósmica é aproximadamente constante na escala dos milhões de anos.

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA:CHUVEIROS

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA:CHUVEIRO ATMOSFÉRICO

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA: CASCATA EM

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA

RADIAÇÃO PRIMÁRIA:NOVAS PARTÍCULAS A presença de partículas nuclearmente ativas junto às partículas da cascata eletromagnética em chuveiros atmosféricos foi detectada por P. Auger nos anos ’30. Em 1947 o grupo da USP descobria a produção múltipla de partículas e em 1947 César Lattes descobria o méson pi.

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA:NOVAS PARTÍCULAS

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA: NOVAS PARTÍCULAS No mesmo ano da descoberta do Pi as chamadas partículas-V foram descobertas em fotografias de câmara de Wilson. Durante os anos seguintes a família dos mésons -K foi descoberta em vôos de balão

RADIAÇÃO SECUNDÁRIA:NOVAS PARTÍCULAS

CÂMARA DE BÔLHAS

INTERAÇÕES A ALTAS ENERGIAS

INTERAÇÕES A ALTAS ENERGIAS

INTERAÇÕES A ALTAS ENERGIAS

ORIGEM,PROPAGAÇÃO,ACELE-RAÇÃO

ORIGEM,PROPAGAÇÃO,ACELE-RAÇÃO

ORIGEM,PROPAGAÇÃO,ACELE-RAÇÃO

PROJETO AUGER