SÃO JOÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sivuca e Glorinha Gadelha
Advertisements

Almir Sater Lorrãyne & Brenda
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
MEU ANIVERSÁRIO.
FESTA JUNINA.
PROJETO: FESTA JUNINA.
RIO GRANDE DO NORTE QUEM SOMOS NOSSA ECONONOMIA NOSSA CULTURA
Os significados dos simbolos de Natal
Escola Municipal Antonio José Paniago
PORTIFÓLIO VIRTUAL DANÇA
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
Tempo de paz, amor e alegria.
Jogos.
SANTOS JUNINOS.
Moda Africana.
Curiosidades e Simpatias das festas juninas!
Eduard o Santa Ana Joaquim
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
Danças Africanas Dança do Siriá Dança do Congo.
veio morar no meio de nós
CONVIDE O AMOR PARA INVADIR SUA CASA.
Rio Grande do Norte Um estado plural! História Turismo Folclore.
DANÇAS REGIONAIS NORDESTINAS
Para as outras baratinhas
A origem da Cultura Brasileira.
Folclore Brasileiro.
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
VAMOS CONHECER MELHOR, ALGO SOBRE NOSSA TRADIÇÃO??
E.M.E.F. ALCEU AMOROSO LIMA
CASADOS...  .
25 de dezembro Meu aniversário.
No mês de Setembro comemoramos o
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Ritmos Afro-brasileiros
Vamos conhecer alguns deles?
Palavras escritas com Ou com.
SÃO JOÃO.
O Pai Espiritual Lucas 15:
FESTA JUNINA.
E O parque nacional dos Lençóis Maranhenses
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Ritmos Afro-brasileiros
Nome: Kevin Klein Série: 5ºano Integral Professora: Joice
Brincadeiras infantis
Nome: Leticia de Deus Data: 13/08/2014 Ano:4ºano Integral
Ritmos Afro-brasileiros
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Danças. Ciranda e Frevo..
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DE ELISEU
FESTA DE SÃO JOÃO.
Linguagem Oral e Escrita
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS- CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS 522 B  CAMILA BARROS N° 02  GRACE BARBOSA N° 08.
História da Festa Junina e tradições
Projeto Festa Junina. Divulgando a Pesquisa Tutora: Maria Aparecida Crivelli Cursista: Valderice Gomes Ferro Módulo I.
Festa Junina Festa junina é um tédio só tem pipoca e paçoca.
“SÃO JOÃO Á MINEIRA” É com o. Através da combinação do violão e do pandeiro, da sanfona e caixa de folia, os artistas nos mostram em baiões, batuques,
Portfólio.
Festa do Pião de Boiadeiro
Cateretê FAIXA 7 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.
POVO Português.  Capital:  Lisboa  (Pop. 2004: )1  Língua oficial:  Português  Governo República  -Presidente da República:  Aníbal Cavaco.
Imigrantes Alemães Prof Marceli André e Eduardo t41.
Pula a fogueira . João B. Filho Você Sabia?
Chegou o seu Aniversário !
Folclore do RN Danças e Altos..
Folclore e cultura popular maranhense
Região Norte Trabalho de Geografia
Vamos...vamos meus amigos...o fole da sanfona convida-nos a bailar.
Transcrição da apresentação:

SÃO JOÃO

Escutem só essa história minha gente! Porque é boa demais. Nós vamos saber agora, a história dos arraiais. O que acontece no São João, esse festejo danado de bão. Então se acomodem e prestem atenção. Quem se levantar e não escutar vai perder esse arraiá!

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro     Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas acontecem em todo o mês de junho e são especialmente em homenagem a São João. Em São Luís festejamos São Marçal DIA 30/06

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas e os balões. mas soltar balões é muito perigoso pois podem causar queimadas e incêndios é proibido viu turminha.

brincadeira do período junino??? BRINCADEIRAS Quem é que não gosta de corrida de saco, tiro ao alvo com bolinha de meia, pescaria, pau de sebo e corrida com ovo na colher? E ainda tem a brincadeira da cadeia. E você conhece alguma brincadeira do período junino???

Vamos conhecer as danças agora pessoar!

DANÇA PORTUGUESA A Dança Portuguesa é uma das heranças deixadas pelos nossos colonizadores. Trajando roupas típicas de Portugal – com muitos bordados, com destaque às meias brancas e aos lenços nas mulheres, e chapéus e luvas nos homens. Os pares dançam ao som de fados e viras. Um casal à frente comanda os passos. A Dança Portuguesa é hoje uma das que mais representantes têm no Maranhão.

Dê uma olhada nos figurinos da Dança Portuguesa:

QUADRILHA No inverso da seriedade da Dança Portuguesa há a irreverência das Quadrilhas. Dança de salão francesa que fez grande sucesso no século XIX, a Quadrilha é hoje uma das atrações que já virou tradição nos arraiais. Os pares seguem uma coreografia, onde os integrantes fazem evoluções e sempre voltam aos parceiros de origem. Para dar um toque animado, foi incorporado à dança um casamento caipira, com direito a noivos, convidados e o padre, todos devidamente caracterizados. .

Dança do Boiadeiro O homem do campo, o peão das vaquejadas e o vaqueiro constituem as referências básicas da dança do boiadeiro, que tem, também, componentes dos cowboys dos rodeios norte-americanos. Não tendo composições próprias, apresenta-se, inicialmente, ao som do xote, mas, com o passar do tempo, adotou as músicas sertanejas e ‘country’ nacional como bases para suas coreografias bem ritmadas.

Dança do Coco A Dança do Coco é originada em rodas de quebradeiras e considerada uma das manifestações típicas do folclore maranhense, presente durante os festejos juninos. Também dançada em pares, sua coreografia é simples e a movimentação permite aos brincantes se posicionarem ora frente a frente, ora de costa. A indumentária típica da brincadeira é semelhante às da Quadrilha. Os adereços que diferem o Coco em relação às outras danças de rodas são o cofo e a machadinha.

Cacuriá Surgida a partir do Carimbó das Caixeiras, promovido após a derrubada do mastro do Divino, ela traz no nome uma palavra sem origem definida pela língua portuguesa. A dança virou tradição entre as festas juninas do estado. Com liberdade e descontração, as caixeiras cantam as ladainhas em ritmo acelerado. Os homens também participam da brincadeira marcada pela dança, versos, piadas e coreografias.

BUMBA MEU BOI O bumba-meu-boi é a mais conhecida brincadeira dos festejos juninos no Maranhão. É representado em suas cinco manifestações, conhecidas como ‘sotaques’. O ‘sotaque’ é o termo usado pelos maranhenses, para designar o estilo de cada grupo. Esses são os sotaques: Matraca, Zabumba, Costa de mão, Orquestra e Baixada.

Boi de Matraca

Boi de Zabumba

Boi de Costa de Mão

Boi de Orquestra

Boi da Baixada

E ainda tem muito forró, tem sanfona e tem alegria todo dia! O São João é a festa mais bonita do ano. Tudo enfeitado, tudo animado!