Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Advertisements

JESUS CRISTO É SENHOR OUÇA O ESPÍRITO OUÇA O MUNDO
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
Do que e para que somos libertos por Jesus
A CAMINHO DA CRUZ PARTE 3 “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o.
DEUS-homem! ‘Cristo e Jesus’
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...” Oséias 6:3a
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
O CÉU: JESUS GLORIFICADO Apocalipse 1:1.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
A compreensão da justiça de Deus
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
Caminhada do Povo de Deus
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
A Revelação e sua transmisão
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Por que preciso conhecer a Jesus?
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB DOUTRINAS 1.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
Por Moisés Sampaio de Paula
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
OS SEGREDOS DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Alcançando As Promessas
SACRAMENTO DO BATISMO (1ª PARTE)
Uma perspectiva Bíblica
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Seitas Testemunhas de Jeová
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
OS DONS ESPIRITUAIS.
O dispensacionalismo é um grupo religioso que interpreta as profecias de acordo com o método futurista.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
O VERBO ASSUMIU NOSSA NATUREZA NO SEIO DE MARIA O Verbo de Deus veio em auxílio da descendência de Abraão, como diz o apóstolo. Por isso devia fazer-se.
QUEM É VOCÊ ?.
1.
Quarta Aula Robert Rautmann
FIGURA DE LINGUAGEM(ou de retórica)
Educação Cristã vs Relativismo
Oração = nosso veículo de comunicação com o Pai.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
Redescobrindo a Igreja pela graça
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
IBFT – Escatologia Bíblica - 1
Meus irmãos e minhas irmãs;
Hermenêutica Fac. Ronildo Manoel Escola de Líderes.
“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lc
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
“O milagre do maná, o suprimento divino” Lição de outubro de 2014.
Fim do reino diferente e arrogante
CURSO BÍBLICO.
3ª AULA Data: 30/11/2014 TEMA: “O Nascimento de Jesus”
Lições do Natal.
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
VINDE A MIM Mateus
“De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno Eu te amei; por isso, com benignidade te atraí”. Jr. 31:3.
O juízo final ESTUDO 6. O juízo final ESTUDO 6.
JESUS NO PRINCÍPIO DE TUDO
1. As cerimônias do Santuário revelam três passos do juízo de Deus. F 2. A 1ª fase do juízo se realizaria no Céu; é o juízo investigativo. 3.
Escatologia Prof. Márcio Ruben. A imortalidade da alma  Duas teorias:  Materialista: reconhece o corpo e desconhece a alma.  Espiritualista: reconhece.
CONHECENDO A CARTA AOS ROMANOS
Os Benefícios da Justificação Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 4.
Transcrição da apresentação:

Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV

Análises do texto bíblico Hermenêutica II Análises do texto bíblico

Hermenêutica Analise gramatical Analise histórica Analise cultural Analise geográfica Analise teológica

Hermenêutica Analise gramatical

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Figuras de retórica Metáfora: Substitui um termo substitui outro semelhante: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor”. (Jo 15.1) Símile: Comparação entre duas qualidades elementares: “Porque: Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor”. (1Pe 1.24)

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Figuras de retórica Ironia: Consiste em dizer o contrário do que pensamos: “Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos”. (Mt 9.12) Hipérbole: Consiste num exagero de ideia: “...a tua descendência, como as estrelas do céu e como a areia que está na praia...” (Gn 22.17)

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Figuras de retórica Pleonasmo: Repetição de idéia para reforçar a expressão: “E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda”. (Mt 13.5) Zoomorfismo: Atribuir características animais a alguém: “Leão... Cordeiro...” (Ap 5.5,6)

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Figuras de retórica Antropomorfismo: Atribuir a Deus formas humanas: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir” (Is 59.1,2) Antropopatismo: Atribui a Deus sentimentos humanos: “Ira... Vingança...” (Rm 12.19)

Sentidos do texto bíblico: literal, figurado, simbólico Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Sentido da palavra (semântica) Denotativa (literal): “É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2.11) Conotativa (Figurada): “... se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (Jo 3.3) Sentidos do texto bíblico: literal, figurado, simbólico

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Tipologia textual bíblica Lei: normativos, dissertativos; Narração: histórias; Crônicas: relatos, documentários; Literatura: poesia épica, lírica, sapiencial; Profecia: Visões, sonhos, imagens; Evangelho: Boa noticia em perícopes; Epístolas: cartas didáticas e dogmáticas; Apocalipse: revelações escatológicas;

Ex. Qual é a ideia central de Efésios 5 Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Ideia central e secundária Um bom texto só tem uma ideia, as demais são usadas para comprovar a ideia principal. 1. O trabalho do intérprete é encontrar a ideia central do texto. 2. Observe a progressão da ideia. Nem sempre um novo capítulo trás consigo uma nova ideia. Ex. Qual é a ideia central de Efésios 5

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Lexicologia Hebreus 11.1 1. Fé – Heb. Emunah = confiança na Escritura 2. Fé – Gre. Pistis = firme opinião sobre algo. 3. Fé – Lat. Fides = fiel, confiança, fidelidade, crença em algo ou alguém. Ex. Palavras como: Serviço, adoração, igreja, misericórdia, amor, pecado, carne, mundo, graça, discípulo, testemunha...

Hermenêutica 1. Análise dos gramatical Hebraismologia “...e não aborrecer a pai e mãe, mulher...” - não amar mais família que a Cristo (Lc 14.26); “...Amei a Jacó e aborreci Esaú” - foi dado a Jacó o lugar de Esaú (Rm 9.13); “...temos por pai a Abraão” - somos descendentes de Abraão (Jo 8.34); “...Filhos do mundo” - vivem conforme o sistema mal (Lc 16.8)

Hermenêutica Analise histórica

O que tal passagem revela sobre revela sobre os aspectos históricos? Hermenêutica Análise histórica O que tal passagem revela sobre revela sobre os aspectos históricos? 1. Tal passagem se deu em que tempo? 2. Quem era e onde estava o destinatário? 3. Quem era e onde estava o autor? 4. Por que razão ele escreveu? ...

Hermenêutica Analise cultural

O que tal passagem revela sobre os aspectos da cultura local? Hermenêutica Análise cultural O que tal passagem revela sobre os aspectos da cultura local? 1. Expressões - saudações, gírias locais... 2. Formas – vestimenta, casas, mobiliária... 3. Costumes – casamento, festas, funeral... 4. Fazeres – atividades, comércio... 5. Crenças – religiões, religiosidade, fé...

Hermenêutica Analise geográfica

O que tal passagem revela sobre os aspectos geográficos? Hermenêutica Análise geográfica O que tal passagem revela sobre os aspectos geográficos? 1. Cidades 2. Regiões 3. Povos 4. Governantes ...

Hermenêutica Analise teológica

O que tal passagem revela sobre Deus. Hermenêutica Análise teológica O que tal passagem revela sobre Deus. 1. Sua natureza – Quem ele é? 2. Seus atributos – Como ele é? 3. Seus planos – O que ele quer? 4. Sua motivação – por quê ele quer? 5. Seus métodos – Como ele faz? ...

Qual a compreensão do autor e destinatários a respeito de: Hermenêutica Análise teológica Qual a compreensão do autor e destinatários a respeito de: 1. Deus e diabo? 6. Lei e Graça? 2. Vida e morte? 7. Ética divina e humana? 3. Céu e inferno? 8. Salvação e condenação? 4. Pecado e perdão? 9. Justificação e juízo? 5. Bem e mal? 10. Morte e vida eterna?

Hermenêutica ATIVIDADE EM GRUPO Faça uma análise em João 4 1-30, destacando os seguintes aspectos: gramaticais, históricos, culturais, geográficos e teológicos.