O AMOR, Nesse domingo, continuaremos o Sermão da Montanha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM APRENDIZADO QUE EU TIVE DO 11/09
Advertisements

“Vivenciando os aspectos práticos da Santificação”
A Palavra se fez Ser humano.
A oração cristã e sua prática
Vinde a mim.
Todos os Santos.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Trindade.
Na Vinha.
Sal e Luz.
"Olhai os lírios do campo"
Vimos a Estrela.
O Cristão e a Lei.
Apresentação do Senhor
Uma Morada para o Senhor
Festa da Família 1ºAno.
Nos domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação iniciada.
A Família que Deus quer.
A Comunidade.
Confiantes no Pai.
Sal da Terra e Luz do Mundo
Todos os Santos.
Pai Nosso.
A Despedida.
Perfeitos como o Pai.
Batismo de Jesus.
JEITO DE SER Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.É um dom que vai.
A Paz.
“sede perfeitos, como o vosso Pai 7º Domingo do tempo comum
“Ide, pois, aprender o que significa:
Quando o Pai é Nosso.
A Comunidade.
A Comunidade.
Bem aventurados... Todos os Santos.
O Profeta.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
"Eu, porém, vos digo...".
Pai nosso.
A Despedida Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra de salvação.
Alegrai-vos O Senhor está chegando.
Nosso coração está sempre insatisfeito
Perdoar Pecados.
Teus pecados estão perdoados
O seguimento de Jesus.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
O Fariseu O Fariseu e o Publicano.
O Verbo se fez carne.
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
Batismo de Jesus.
A Lei.
Pequei Senhor.
A Primeira pedra.
O Sangue da Nova Aliança
Deus Trindade.
Mãe de Deus.
O Pão da Vida O Pão da Vida Na solenidade de Corpus Christi,
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
1ª Leitura 2ª Leitura Evangelho Leituras desta Missa
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
Trindade.
A Liturgia de hoje nos mostra qual deve ser a atitude do cristão diante da LEI DE DEUS. Para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam.
Com a solenidade de Cristo, Rei do Universo,
Perdoai-nos, ó Pai!.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Os “Epigramas” de Benet Casablanques convidam-nos a correr a aventura de AMAR Regina 7º do Tempo Comum.
O AMOR, Nesse domingo, continuaremos o Sermão da Montanha.
Transcrição da apresentação:

O AMOR, Nesse domingo, continuaremos o Sermão da Montanha. Jesus coloca a essência do seu ensinamento: O AMOR, para sermos "perfeitos como o Pai". O Evangelho apresenta mais dois exemplos, que mostram a novidade de Jesus em relação a antiga Lei: Perdão x vingança, Amor x Ódio... (Mt, 5,38-48)

1) PERDÃO: "Ouvistes: Dente por dente, olho por olho..." É a conhecida Lei do talião, que não pretendia autorizar a vingança, mas limitar: não podia ser maior do que a violência original... EU: "Não ofereçais resistência ao malvado...": Jesus cita quatro exemplos de situações de violência:

- Injustiça econômica: - Violência física: Se te bater na Face direita  oferece a esquerda; - Injustiça econômica: Se tomar tua túnica  dá-lhe também o manto; - Abuso do Poder: Se mandar andar um Km  anda dois; - Empréstimo: Se alguém te pedir  não vires as costas. Na lógica dos homens é uma loucura... O próprio Cristo diante da bofetada, não ofereceu a outra face... mas protestou...

- A Lei antiga procurava limitar a violência, mas, na prática, justificava... - JESUS: Não é suficiente... Devemos ser um sacramento de amor e de perdão. PERDÃO: é uma extensão do amor. Através do perdão, o amor é confirmado e a paz se faz presente na relação humana. Rompe o ciclo da vingança. - Perdão é cortar o mal pela raiz, extinguindo a maldade e o ressentimento. A dificuldade de perdoar impede o seguimento radical de Jesus Cristo

- Não é resignação fatalista, mas a não violência ativa do amor... - Suportar a injustiça não significa aprová-la, pode ser uma denúncia profética... = Amar como Deus ama é o núcleo do novo. Só assim podemos rezar o Pai Nosso: "Perdoai, assim como perdoamos..". * O Espírito de vingança está bem enraizado também em nosso coração: "Quem ri por último, ri melhor..."; "Não levo desaforo para casa..."

2) AMOR AOS INIMIGOS: "Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo..." EU: "Amai os vossos inimigos, e rezai pelos que vos perseguem..." - Já no Antigo Testamento encontramos: . "Não guardes ódio no coração contra teu irmão". . "Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas". . "Amarás o próximo como a ti mesmo..." (1ª Leitura Lv 19,1-2.17-18)

O texto esclarece que a "Santidade" que o Senhor exige não se manifesta em formas de religiosidade externa, mas no amor ao irmão. Mas na prática, o amor ao próximo se limitava só para os compatriotas... - JESUS: amplia as dimensões da caridade: amar até os inimigos... Motivo: Uns e outros são filhos de Deus = irmãos...

"Sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito..." A compreensão de que somos todos filhos do mesmo Pai e Mãe e a percepção de que seu amor é sem limites leva à fraternidade universal, à solidariedade e à partilha, vivendo-se com alegria, a união e a paz. E nos apresenta um Modelo: O Pai Celeste: "Sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito..." A Imitação de Deus, na sua perfeição ou santidade, concretiza-se no amor manifestado até ao inimigo.

Trata-se de um amor gratuito e desinteressado, que supera a restrição à religião e à raça. "Desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus". O amor sem distinção possibilita fazer a experiência de filhos, reproduzindo na terra a bondade do Pai celeste, que "faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos."

* Será uma Utopia para sonhadores, uma loucura? O amor leva a superar o espírito de hostilidade, a vingança, o ódio e o rancor, para construir a fraternidade. Só assim nos tornamos verdadeiros filhos de Deus... - "Se amais aos que vos amam... que recompensa tendes? também os publicanos (pecadores) o fazem..." - "Se saudais os vossos irmãos... Os gentios também o fazem..." * Será uma Utopia para sonhadores, uma loucura?

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 23.02.2014 A 2ª Leitura responde que é uma loucura para os homens, mas é "Sabedoria" para Deus. (1Cor 3, 16-23) + Temos inimigos a perdoar e rezar por eles? + Pessoas que não gostamos? Qual a nossa atitude? + A Eucaristia que celebramos é de fato um gesto de COMUNHÃO com Deus e os irmãos? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 23.02.2014

Nelso Geraldo Ferronatto MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Um dia uma criança Pe. Zezinho Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com