FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Advertisements

Conceitos Gerais e Aplicações
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
HIDROSTÁTICA Prof. Marco Aurélio.
Fenômenos dos Transportes
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina FLUIDOS: HIDROSTÁTICA & HIDRODINÂMICA - O princípio de Pascal - O princípio de Arquimedes -
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 14. Hidrostática.
Medidores de Pressão. Roteiro Padrão de Calibração; Manômetros de coluna líquida; Transdutores; PSP.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 2.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 6.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 4.
Aula Teórica 4 Pressão, força de pressão, energia de pressão.
SENAI Água Fria FENÔMENOS HIDRÁULICOS Pressão, Vazão, Velocidade, Perda de carga, Golpe de aríete e Vasos comunicantes Para trabalharmos com tubulação,
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
FLUIDOS Conceito Densidade e Pressão
FENOMENOS DE TRANSPORTE
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido Força do fluido Pressão Lei de Stevin
Fenômenos de Transporte
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Fenômenos de Transporte
Capítulo 1 Introdução, definição e propriedade dos fluidos.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Aula 03 Fluidos - Equação de Bernoulli
Mecânica dos Sólidos e Fluidos e Mecânica Aplicada
HDP 62 Hidráulica e Pneumática
Medidores de Vazão.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
REVISÃO OBFEP. EMPUXO O empuxo também surge em gases, porém com menos intensidade do que nos líquidos. “ Todo o corpo mergulhado em um fluido recebe um.
E.E.E.F.M Profª Filomena Quitiba
Estudando para o Enem de forma invertida
Mecânica dos fluidos Prof. Eng. Marcelo Silva..
Propriedades da água.
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Medidores de pressão, velocidade e vazão TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I Aula 10: 13/04/2012.
Estudando para o Enem de forma invertida
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Estudando para o ENEM de forma invertida Lei de Pascal Questão 65 (ENEM 2013) EEEFM. “Professora Filomena Quitiba” Professor: Lucas Xavier Aluna: Juliany.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Prof. Eudes José Arantes
Estudando para o ENEM de forma invertida
Escoamento Laminar e Turbulento
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Estática dos Fluidos Variação da Pressão de um.
Hidrostática Prof. Luciano Mentz. Empuxo Pressão Peso do volume deslocado Força aplicada sobre uma área Problemas de Hidrostática Conceitos Envolvidos:
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 3 e 4.
Água e Ciência Capítulo 10.
Fenômenos de Transporte
Aula 17: 24/05/2012 Movimento de Partículas em Fluidos - Balanço de forças em uma partícula - Velocidade terminal - Reynolds da Partícula - Coeficiente.
HIDROSTÁTICA Daniela F. Almenara. Hidrostática Hidrostática se refere ao estudo dos fluídos em repouso. Um fluído é uma substância que pode escoar facilmente.
Sistemas Hidráulicos e de Trem e Pouso Prof. Dr. Rodrigo Lemes Unidades de Pressão Divididas em três grupos: a)Unidade de pressão (Força/Área) Kgf/m 2.
HIDROSTÁTICA MECÂNICA DO FLUIDOS.
Cinemática dos Fluidos
HIDROSTÁTICA.
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
1.6 Forças, Fluídos e Rotações
Mecânica dos Fluidos PROF: DOUGLAS SOARES ALVINO.
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Ainda que sem máquina é um avanço.
PROPRIEDADES DA ÁGUA.
Movimento de Partículas em Fluidos
Empuxo Princípio de Arquimedes. Empuxo Casos possíveis 1 Se a Densidade do corpo(d c ) é maior que a Densidade do líquido(d L ), P > E 2 Se d c = d L,
Oficina pedagógica de iniciação ao Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos BachareladoS em Engenharia CIVIL, Engenharia de Produção E Engenharia de CONTROLE E AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL Aula 02 Princípio de Arquimedes, Princípio de Pascal e Equação de Continuidade Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2017

Princípio de Arquimedes Quando um corpo está total ou parcialmente submerso em um fluido, uma força de empuxo exercida pelo fluido age sobre o corpo. A força é dirigida para cima e tem módulo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.

Princípio de Arquimedes O corpo pode flutuar ou afundar. Temos:

Exemplos Um objeto com massa de 10 kg e volume de 0,002 m3 é colocado totalmente dentro da água (densidade = 1000 kg/m3). Qual é o valor do peso do objeto ? Qual é a intensidade da força de empuxo que a água exerce no objeto ? Qual o valor do peso aparente do objeto ? Desprezando o atrito com a água, determine a aceleração do objeto.

Princípio de Pascal Consideremos um líquido contido em um recipiente. Uma variação de pressão provocada em um ponto desse líquido é transmitida integralmente para todos os pontos do líquido. Esse princípio é usado freqüentemente nos mecanismos hidráulicos, usados para aumentar intensidades de forças. Consideremos, por exemplo, a situação ilustrada onde um líquido está em um recipiente vedado por pistões móveis, de áreas A1 e A2, sendo A1 < A2.

Exemplos 1. Na prensa hidráulica da figura , os diâmetros dos tubos 1 e 2 são , respectivamente, 4 cm e 20 cm. Sendo o peso do carro igual a 10 kN, determine a força que deve ser aplicada no tubo 1 para equlibrar o carro;

Aplicações na Engenharia – Medidores de Pressão A Pressão atmosférica é medida com um aparelho chamado barômetro (três figuras à esquerda) do século XVII inventado por Torricelli. Na figura da direita um barômetro atual.

Aplicações na Engenharia – Medidores de Pressão O manômetro abaixo é chamado de manômetro metálico ou de Bourdon. Ao ligar o manômetro pela tomada de pressão, o tubo fica internamente submetido a uma pressão P que o deforma, havendo um deslocamento de sua extremidade que, ligada ao ponteiro por um sistema de alavancas, relacionará sua deformação com a pressão do reservatório. A leitura do manômetro quando este está exposto a pressão atmosférica é chamada de leitura na escala efetiva de pressão.

Equação da continuidade Fluido Ideal: É aquele cuja densidade é constante, ou seja, incompressível. E que não tem viscosidade. Linha de escoamento: É também chamada linha de fluxo. Tubo de escoamento Formato que as linhas de escoamento formam ao atravessar seções imaginárias de áreas A e A’.

Equação da continuidade Fluido está em um escoamento estacionário: Escoamento que não depende do tempo, é chamado também de permanente. Escoamento Laminar: É quando as camadas finas (lâminas) adjacentes ao fluido deslizam uma sobre as outras e o escoamento é estacionário. Escoamento turbulento: Escoamento que varia continuamente com o tempo, irregular e caótico.

Equação da continuidade

Exemplo 1) 50 litros/s escoam no interior de uma tubulação de 8”. Esta tubulação, de ferro fundido, sofre uma redução de diâmetro e passa para 6”. Sabendo-se que a parede da tubulação é de ½” , calcule a velocidade nos dois trechos e verifique se ela está dentro dos padrões (v < 2,5 m/s). Dado: 1’’ = 2,54cm.