Instrumentos e toques da capoeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Bonsai o transplante… Curso de formação em: Tema: Duração: 15m
Advertisements

Sivuca e Glorinha Gadelha
A representação do negro e da escravidão no século 19
De arte marcial a actividade Gímnica e Folclórica
Capoeira.
Profº:Emerson Corsine
A indepêndencia do Brasil
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Danças Africanas.
SÃO JOÃO.
História dos Portugueses no Mundo
Ferramentas manuais e elétricas para o eletricista
Movimentos da Capoeira
Seminário II História da Capoeira.
Capoeira - Movimentos básicos e floreios
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
Trabalho De Educação Física Nomes:Jozoé ,thiarles,José carlos,Peterson
Estilos de Capoeira Seus Mestres
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
Curso de Teoria Musical
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Workshop do SEEDKIT Gerador Elétrico
Os Estilos de Capoeira Andriéli,Maria e Simone Turma:1º c
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
JOGOS TRADICIONAIS.
Floreios (acrobacias)
As principais características dos africanos são a musicalidade e suas danças que são compostas por diferentes ritmos e instrumentos. A criatividade dos.
Cultura Afro - Brasileira
A influÊncia africana na música e na alimentação
Madier Vidal André Gnoatto Suzan Modsieski Maiara Sgrott Delaine Til Jhonatan Amorim Beatriz Muller Naísa Radtke Kamila Trainotti.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Exemplos Resolvidos pág. 145
Ritmos Afro-brasileiros
Ritmos Afro-brasileiros
Os instrumentos da orquestra
Cultura Afro - Brasileira
Oficina de Compostagem
Jogos tradicionais portugueses
Xote & Coco de roda Maykon Wanderley Leite Alves da Silva
Danças. Ciranda e Frevo..
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Testa os conhecimentos sobre a capoeira…
Ciclos festivos no Brasil
Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa.
Danças.
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Aula de Bateria EDUARDO MASSAO TOMIMORI.
Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Artes e Design Faculdade de Música Trabalho apresentado à disciplina História e Apreciação Musical, Professor.
Rolagem Automática Faixa 3 do CD “Recantos Brasileiros 1”
Seminário 4 – Unidade II Os toques de Capoeira.
“Queremos um mundo de paz em que todas as nações lutem
Escola: COOPEN Aluno: Humberto Série: 5º ano vespertino
Componentes:Isabelli,Fernanda,Alice, Marlise
Sandra Teixeira de Oliveira Nº28 – 4ºA Professora Lia
As sensações através da música
Lançamentos e Arremessos
A construção da Identidade do Povo Afro-Brasileiro “A Capoeira” Patricia Morais da Silva.
Ritmos Brasileiros e seus instrumentos de percussão *EDGAR ROCCA
Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins
Alunas: Andressa e Daiane Tipos de dança africanas.
Músicas Africanas.
A Capoeira: de uma tradição clandestina...
A Capoeira.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos e toques da capoeira

Quais instrumentos musicais são utilizados na capoeira? Os instrumentos da capoeira são.

BERIMBAU

É difícil precisar a época em que o Berimbau passou a ser indispensável à roda de Capoeira. Até o século XIX, jogava-se apenas ao som dos atabaques.

Em publicação de 1834, Jean-Baptiste Debret diz que o Berimbau era tocado por ambulantes para atrair a atenção de fregueses. Para o Etnomusicólogo Tiago de Oliveira Pinto, o Berimbau é um instrumento de origem Africana que foi incorporado ao jogo da Capoeira com sucesso.

Conta Mestre Pastinha que o Berimbau também era usado como arma Conta Mestre Pastinha que o Berimbau também era usado como arma. Os Capoeiras colocavam uma faca na ponta do instrumento e atacavam os policiais que os perseguiam. Nesses momentos, o Berimbau transformava-se em foice de mão.

Existem três tipos de Berimbau: Viola(agudo), Médio(solo), Berra-boi(grave), determinados pelo tamanho da cabaça.

As partes de um berimbau são: CAXIXI - Pequena cesta de palha, com fundo de couro, usada como chocalho. Tem de 10 a 15 centímetros de altura, cerca de 6 centímetros de diâmetro na base(essas medidas variam) e um recheio de sementes ou pedrinhas.

DOBRÃO - Tomado da moeda de 40 réis, é uma peça de cobre com aproximadamente 5 centímetros de diâmetro. No entanto, utiliza-se também pedra-sabão ao invés do dobrão. BAQUETA - Ou Vaqueta, é uma vara de madeira com cerca de 40 centímetros de comprimento, sendo fina ou grossa.

CABAÇA - Caixa de ressonância CABAÇA - Caixa de ressonância. Feita com o fruto da Cabaceira, árvore comum no Norte e no Nordeste, pode ser oval (coité) ou pode ser formada por duas partes, quase que arredondadas ou interligadas. Depois de seca e cortada, tiram-se as sementes antes de ser lixada.

CORDA - Já foi um cipó, um fio de latão, um arame de cerca e mais recentemente, fios de aço retirados de pneus. O mais comum, é usar o aço vendido em carretéis.

PANDEIRO

Para alguns estudiosos, o pandeiro é um dos instrumentos Africanos vindos para o Brasil. Mas sua origem pode estar entre os hindus, uma vez que o pandeiro é um dos mais antigos instrumentos musicais da "Velha Índia".

ATABAQUE

Termo de origem Árabe, o Atabaque já era usado na poética medieval e era um dos instrumentos preferidos dos reis que o utilizavam em festas e nos conjuntos musicais. O atabaque foi muito difundido na África, mas, segundo Waldeloir do Rego, foi trazido para o Brasil por "mãos Portuguesas".

É geralmente feito de madeira de lei como o Jacarandá, Cedro ou Mogno cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado.

RECO-RECO

Um instrumento utilizado na Capoeira Angola Um instrumento utilizado na Capoeira Angola. Reco-reco antigamente não é como os de hoje, era feito com o fruto da Cabaceira, das que fossem cumpridas, então era serrado, na superfície, fazendo-se vários cortes, não muito profundos, um do lado do outro, onde era esfregado a baqueta. Hoje são feitos de gomos de Bambu ou de madeira.

AGOGÔ

Instrumento de origem Africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um "cone" metálico em cada uma das pontas, estes são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons distintos.

GANZA

Instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos Brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia ou grãos de cereais. O comprimento do tubo pode variar de quinze até mais de 50 centímetros. Os tubos podem ser duplos ou até triplos.

Os estilos e os toques nas musicas?

Toques As variações musicais do berimbau são os vários toques executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda. Um bom capoeirista deve, ou melhor, tem obrigação, saber o maior número de toques, bem como o significado e o tipo de jogo praticado em cada um desses toques.

Os toques mais conhecidos são: Angola - São Bento Grande São Bento Pequeno - Angolinha Iúna - Lamento Amazonas - Cavalaria Santa Maria - Benguela Idalina - Maculelê

Samba de Roda - Samba de Angola São Bento Grande de Bimba - Samango Valsa - Samba de Enredo São Bento Corrido - Choro

Para cada toque, um estilo de jogo: Estes são os toques mais usados, cada um deles tem um significado. Vejamos:

TOQUE DE ANGOLA É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.

ANGOLINHA: É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo. SÃO BENTO PEQUENO É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como angola invertida.

SÃO BENTO GRANDE É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.

TOQUE DE IÚNA É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.

LAMENTO É o toque fúnebre da capoeira. Usado apenas em funerais de mestres. AMAZONAS É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.

CAVALARIA É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoe ira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.

SANTA MARIA É o toque usado quan do o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência. BENGUELA É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.

MACULELÊ É o toque usado para a "Dança do Maculelê", ou para o jogo do porrete, faca ou facão. IDALINA É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.

SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.

SAMBA DE RODA É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companheira.

Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o acontecimento da roda.

É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

FIM Componentes: Fabrício Souza, Gregório Pizzutti, Pedro Lambert e Ranieri. Tema: instrumentos da capoeira.