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Transcrição da apresentação:

Assinador de Documentos

Conteúdo Testar certificado; Assinar Arquivos; Verificar Assinaturas; Contratos SEBRAE.

1. Testar Certificado Exibe informações sobre o certificado, como: Emitido por; Emitido para; Validade do Certificado; Status do Certificado (Válido ou não);

1.Testar Certificado Para exibir as informações do certificado, basta clicar no botão, como mostra a imagem a seguir.

1. Testar Certificado

1. Testar Certificado Será apresentada uma tela como esta:

1. Testar Certificado A tela abaixo, informa se o certificado é válido ou não:

2. Assinar Arquivos

2. Assinar Arquivos Através desta tela, é possível assinar arquivos digitalmente, utilizando um token ou smartcard (com certificado do tipo A3).

2. Assinar Arquivos Para efetuar assinatura em um arquivo, é necessário que o mesmo esteja localizado no computador local, como mostra abaixo:

2. Assinar Arquivos Caso seja uma co-assinatura (já foi feita pelo menos uma assinatura), o arquivo que deverá ser localizado, deve conter a extensão .P7s, como mostra abaixo:

2. Assinar Arquivos Após localizado o arquivo, para efetuar a assinatura, será necessário clicar no botão abaixo:

2. Assinar Arquivos Caso não tenha sido informado a senha do token ou smartcard, no momento da assinatura será solicitado, como mostra abaixo:

2. Assinar Arquivos Após a assinatura ter sido efetuada, será mostrada uma mensagem de que o arquivo foi assinado com sucesso, como mostra abaixo:

3. Verificar Assinaturas

3. Verificar Assinaturas Através desta tela, é possível checar os detalhes das assinaturas de um determinado arquivo.

3. Verificar Assinaturas Para checar as assinaturas, é necessário localizar o arquivo com extensão P7s, como mostra abaixo:

3. Verificar Assinaturas Após localizar o arquivo, para visualizar os detalhes das assinaturas, será necessário clicar no botão abaixo:

3. Verificar Assinaturas Os detalhes das assinaturas do arquivo serão mostrados, como na figura abaixo:

3. Verificar Assinaturas Para visualizar os detalhes das outras assinaturas, basta selecionar no combo box, como mostra abaixo:

3. Verificar Assinaturas Após selecionar a assinatura desejada, será necessário clicar na seta para carregar os detalhes.

4. Contratos SEBRAE

Observação importante: 4. Contratos SEBRAE Através desta tela, é possível verificar os contratos que estão com a liberação pendente para o fornecedor informado. Observação importante: Para efetuar assinatura de contrato é necessário que o computador (que o programa está funcionando) esteja acessando a INTERNET.

4. Contratos SEBRAE É necessário preencher as informações do fornecedor, como mostra abaixo: Após preencher, clicar no botão:

4. Contratos SEBRAE Ao clicar no botão para verificar contratos pendentes, será solicitado o certificado. É necessário que o token / smartcard esteja conectado ao computador, para realizar consultas, e efetuar liberações.

4. Contratos SEBRAE Se houver contratos pendentes para liberação, serão mostrados em uma lista como mostra abaixo:

4. Contratos SEBRAE Antes de efetuar a liberação do contrato, é necessário definir um local (pasta) onde serão guardados uma cópia dos contratos assinados, na máquina local, como mostra a imagem a seguir.

4. Contratos SEBRAE

4. Contratos SEBRAE Caso o botão de liberação seja clicado sem a definição do local onde serão guardados as cópias, será apresentado a mensagem abaixo:

4. Contratos SEBRAE Ao clicar no botão ”OK”, será apresentado a tela para definição do local, como mostra a imagem a seguir.

4. Contratos SEBRAE

4. Contratos SEBRAE Após definido o local onde serão guardados as cópias, será necessário clicar no botão abaixo para efetuar a liberação:

4. Contratos SEBRAE Após efetuada a liberação do contrato, será apresentada a mensagem abaixo: