A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura."— Transcrição da apresentação:

1 SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura

2 O que é? A Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. Este arquivo deverá ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. Deve ser transmitido com uma periodicidade mensal.

3 Como gerar o arquivo SPED utilizando o Sismoura

4 Antes de iniciar o processo para gerar o arquivo do SPED é necessário informar os dados do contabilista no cadastro de empresa, conforme mostra a figura abaixo.

5 O segundo passo antes de iniciar o processo para gerar o arquivo do SPED é cadastrar as operadoras de cartões como fornecedores, pois elas são obrigatórias na hora de gerar o arquivo. O cadastro de TODOS os fornecedores deve possuir os campos preenchidos como sugere a figura abaixo, para que não ocorram problemas de validação.

6 O terceiro passo antes de iniciar o processo para gerar o arquivo do SPED é informar o fornecedor que faz referencia ao cartão cadastrado no sistema, como mostra a figura abaixo.

7 Para gerar arquivo do SPED Fiscal é feito através do caminho abaixo. Lembrando que o caminho do arquivo deve ser verificado na tela de configurações do módulo fiscal.

8 Para dar inicio ao processo deve-se preencher o campo ‘mês’ e ir para a aba Cupons Fiscais.

9 Na aba cupons fiscais devem ser adicionados os arquivos de Nota Fiscal Paulista (RFD) que são gerados a partir do ECF. Informe o caminho da pasta contendo os RFDs do período, clique em ‘Adicionar’ e depois em ‘Gerar’. O sistema irá ler os arquivos conforme mostra a tela abaixo.

10 A grade será preenchida com os valores necessários para uma parte do arquivo do SPED – O envio de informações de vendas a partir de cupom fiscal (ECF).

11 A segunda parte é informar quais são os fornecedores dos cartões de crédito e débito que o estabelecimento utiliza e o valor que foi recebido por cada operadora no pagamento de crédito e débito, conforme mostra figura abaixo. Não se esqueça de clicar em ‘gravar’ antes de seguir para a próxima aba.

12 Na aba ‘inventário’ é onde o sistema possibilita a descrição dos movimentos realizados no estoque do estabelecimento. Esta parte não é obrigatória. O arquivo é validado e funciona caso não seja gerado o inventário. Esta aba será utilizada sempre que o contador pedir para que seja informado o movimento de estoque no arquivo do SPED.

13 Após preenchidas as informações das abas posteriores, devemos utilizar a aba ‘Resumo de documentos fiscais’. Clique em ‘gerar’. A mensagem abaixo será mostrada e deve-se negar a possibilidade

14 Após gerado o resumo, deve-se clicar no botão ‘Validar’, que é onde o sistema verificará inconsistências estruturais nos dados que vão compor o arquivo TXT do SPED.

15

16 Após validados os dados, é hora de exportar o arquivo. Não podemos esquecer que deve-se configurar o caminho do arquivo na tela de configurações do módulo fiscal.


Carregar ppt "SPED Fiscal (EFD) - O que é ? - Como gerar o arquivo utilizando o Sismoura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google