Materiais e Dispositivos Semicondutores :

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELOS ATÔMICOS Química Professora: Marcia Conceição
Advertisements

QUÍMICA GERAL ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Sérgio Pezzin.
TEORIA ATOMICA Ricardo Junior.
QUÍMICA INORGÂNICA ESTRUTURA ATÔMICA PROF.: ROBERTO GOIS.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Radiação.
O Modelo Atômico de Bohr
Modelos: Dalton Rutherford Thompson Bohr Atual.
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
Estrutura eletrônica dos átomos
Universidade Federal de Itajubá
O Modelo Atômico de Bohr
Prof: Hugo Cesário.
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Prof: Hugo Cesário. Modelos atômicos quânticos Problemas de Rutherford: Modelo entrou em choque com os conceitos de Física clássica. Todo corpo carregado.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética.
Made with OpenOffice.org 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Física Departamento de Astronomia Fundamentos de Astronomia e Astrofísica:
Energia Luminosa A luz ou energia luminosa na forma como a conhecemos é uma gama de comprimento de onda que o olho humano pode ver, trata- se de uma radiação.
Gabriel Bié Alves Germano Maioli Penello Reinaldo de Melo e Souza Espaço Alexandria.
Espectro descontínuo n 6 → n 2 K L M N O P n 3 → n 2 n 4 → n 2 n 5 → n 2 Quando um elétron se move de uma órbita para outra, deve gerar uma única linha.
Química Geral e Orgânica PROFESSOR: Msc. Diogo Chaves Gama Aires 1° Período 2017.
Tipos De Energia Nomes: Manuela de Sena e Carolina Junqueira
Leis das reações químicas e Teoria atômica Clássica
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Modelos Atômicos Química 1A - Aula 01 Aristóteles – 367 a.C.
Modelos atômicos Prof.: Nilsonmar.
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
SUMÁRIO: Interpretação do espetro de emissão do átomo de hidrogénio. Modelo atómico de Bohr e a quantização da energia Séries espetrais do átomo de.
Comportamento ondulatório da matéria
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Átomos Prof. Marcelo Padilha.
Átomo e Modelos Atómicos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Os Modelos atômicos.
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
2.2. O modelo atómico de Bohr
Iluminação Alternativa com LEDS
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
2.2 Modelo de Bohr.
De onde vem as cores dos fogos de artifício ?.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Cap. 39 – Mais ondas de matéria
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
Física 4 Física de Quântica Uma breve introdução
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Evolução dos Modelos Atômicos
Postulado de de Broglie
UNIDADE 1 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA GERAL
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
O Modelo Atômico de Bohr
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
MATERIAIS SEMICONDUTORES 1. 2 Isolantes, Semicondutores e Metais Isolante – é um condutor de eletricidade muito pobre; Metal – é um excelente condutor.
Cronologia histórica dos modelos atômicos
Transcrição da apresentação:

Materiais e Dispositivos Semicondutores : Aula # 06 Materiais e Dispositivos Semicondutores : LUZ & MATÉRIA Juazeiro Fev 13,2017 Prof. José Américo Moura – Eng. Elétrica

Semicondutores TEORIA DE BOHR NIELS BOHR (1913) propôs uma teoria simples que explicava o espectro discreto da radiação emitida pelos átomos e também, a sua estabilidade. A teoria de Bohr explicava com precisão o espectro discreto do hidrogênio, tinha um formalismo matemático muito simples, porém com argumentos físicos incomuns.

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P1 (órbita circular): Os elétrons se movem em órbitas circulares sob o efeito da atração coulombiana (Modelo Planetário de Rutherford)

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P1 (órbita circular): Níveis de energia para o hidrogênio

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P2 (quantização do momento angular): O momento angular é quantizado. Consequência : quantização da energia

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P2 (quantização do momento angular): O momento angular é quantizado.

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P3 (estabilidade da órbita): Estados estacionários não irradiam apesar de estarem acelerados.

Semicondutores TEORIA DE BOHR : postulados P4 (energia quantizada): Ao moverem-se de um descontinuamente de uma órbita mais energética para uma menos energética, o átomo emite radiação de freqüência:

Semicondutores Hipótese de de Broglie Como já vimos os fótons apresentam as características de partículas e ondas. Em 1923, na sua tese de doutoramento de Broglie lançou uma idéia simples porém revolucionária. Se Luz, radiação eletromagnética, até então reconhecida como onda tinha comportamento de partículas, por que não partículas se comportarem como ondas.

Semicondutores Hipótese de de Broglie Desta forma ele propôs as relações acima como válida para partículas, conferindo-lhes também um caráter ondulatório e o comprimento de onda associado chamado de comprimento de onda de de Broglie. Esta hipótese explicava a quantização do momento angular.

Semicondutores Hipótese de de Broglie Ex.: Encontre o comprimento de onda de de Broglie para (a) uma bola de golfe com 46g com velocidade de 30m/s, e (b) um elétron com velocidade 107 m/s.

Semicondutores Hipótese de de Broglie Ondas de que?

Semicondutores Hipótese de de Broglie A amplitude das ondas de Broglie de um corpo reflete a probabilidade do corpo ser encontrado em uma determinada posição em um dado instante. A representação de um corpo em movimento é a de um pacote de onda, ou grupo de ondas, formada por ondas de diferentes aplitudes.

Semicondutores Hipótese de de Broglie O PACOTE DE ONDAS

Semicondutores Bibliografia REZENDE, Sérgio M., A Física dos Materiais e Dispositivos Semicondutores, 1ª. Ed., Editora da Física,2004. NEAMEN, Donald A., Semiconductor Physics and Devices 3ª. Ed., McGraw-Hill,2003. EISBERG, Robert Martin, Fundamentos da Física Moderna, Editora Guanabara Dois S.A, 1979. http://www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod03/m.html http://www.kcvs.ca/site/projects/physics_files/compton-scattering/compton-scattering.swf http://galileo.phys.virginia.edu/classes/252/photoelectric_effect.html

F I M