Agrupamento de Escolas de Moure EB2,3 Prof. Amaro Arantes 2011/2012

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Advertisements

UBA VII – Genética Molecular
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Como produzir um jornal escolar
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
TROCA AS VOLTAS À GRIPE COM A BIBLIOTECA GRIPE A.
UBA VII – Genética Molecular
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Gerência de Projetos - Introdução
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
1 ESMC - PEE - Propostas para » Continuar a apostar no trabalho colaborativo entre docentes através da atribuição de horas de planificação.
A Biblioteca Escolar (BE)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS E JI D
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
3ºano do 1º ciclo do Ensino Básico 2012 / 2013
PROGRAMA 1º Aniversário da BE Actividades última semana de aulas
A Coordenadora da BE: Esperança Alfaiate
S EMPRE a Ler Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário.
Seminário AVES : qual o valor acrescentado das nossas escolas? Porto, 21 de Setembro de
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
Uma Aventura…Literária 2013
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
A Semana da Leitura, foi assim …
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
SISTEMAS DE CARGA E PARTIDA
SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)
SISTEMAS DE CARGA E PARTIDA
SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102
SISTEMAS CARGA E PARTIDA (C&P)
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Semana da Leitura O que é?
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
EB1 nº3 de Lagos Nome do estabelecimento: EB1 nº3 de lagos Nome do agrupamento: Agrupamento Vertical de Escolas de Lagos Morada: Avenida da República Telefone:
UBAIII Biologia Molecular 1º Ano 2012/2013. Adicç ão da Cauda poliA 8/nov/20122MJC-T06.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
G ALA DA E DUCAÇÃO 2012 A GRUPAMENTO DE E SCOLAS DE V ILA N OVA DE P OIARES G ALA DA E DUCAÇÃO 2012 Centro Cultural de Vila Nova de Poiares – 14 dezembro.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Agrupamento de Escolas de Vouzela PROGRAMAPROGRAMA.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Código estabelecimento
Código estabelecimento
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Resumo do formulário enviado a 52 docentes. Resultados das 39 respostas recebidas. Projeto Alicerces - 3º Encontro Pedagógico – 10 de julho de 2013.
ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC Organização da informação: Unidades de armazenamento Ficheiros Pastas.
Educação para a Saúde T T A/ S A/ S Educação para a Saúde 2011/12.
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Formação de utilizadores Biblioteca Escolar da E.B.2,3 do Cávado.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade (continuação) 2014/2015.
Campanhas de Solidariedade BIBLIOTECA SOLIDÁRIA. Campanha Natal Solidário.
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2014/2015.
“ LER É TER CORAGEM PARA O FAZER”.  Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da equipa, com vista a elevar os níveis de sucesso dos alunos.  Envolver.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas de Moure EB2,3 Prof. Amaro Arantes 2011/2012 Um projeto de leitura de agrupamento

LLD: Leva-me, Lê-me, Devolve-me Área de Incidência ENVOLVER A COMUNIDADE Nome do projeto LLD: Leva-me, Lê-me, Devolve-me LLD fora da escola Empréstimo de livros na farmácia Costa Macedo e nas pastelarias Desejos e Freidoce AEMoure aLer+ 2011/2012

LLD fora da escola – Ler+ nos tempos livres Área de Incidência ENVOLVER A COMUNIDADE Nome do projeto LLD: Leva-me, Lê-me, Devolve-me LLD fora da escola – Ler+ nos tempos livres Empréstimo de livros na Junta de Freguesia de Moure. Ocupação dos tempos livres. Executado por voluntários de leitura. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome do projeto LLD: Leva-me, Lê-me, Devolve-me LLD dentro da escola Na sala do aluno: uma wii; jogos de tabuleiro; livros e revistas para empréstimo livre, uma esplanada interior, conexão para computadores pessoais. Executado com a colaboração de alunos monitores. AEMoure aLer+ 2011/2012

LLD dentro da escola – 1 minuto de poesia Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA O AGRUPAMENTO Nome do projeto LLD: Leva-me, Lê-me, Devolve-me LLD dentro da escola – 1 minuto de poesia Na sala dos professores: 1 Minuto de poesia: atividade a realizar na sala de aula. Um pantone associa cores a saberes. AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência ENVOLVER AS FAMÍLIAS Nome do projeto Ler para bebés Empréstimo de livros para mães e grávidas. Também há amas que procuram livros na escola para os bebés que tomam conta. AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência ENVOLVER A S FAMÍLIAS Nome do projeto Quiosque de Leituras Sessões presenciais e à distância sobre a leitura, para pais e encarregados de educação. Dicas de leitura: como ler aos filhos, que livros escolher… como usar o blogue http//:quiosquedeleituras.wordpress.com. Promover o voluntariado de leitura. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA O AGRUPAMENTO Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA O AGRUPAMENTO Nome do projeto Biblioteca Itinerante Empréstimo de livros a todas as EB1 e JI do agrupamento. Livros de literatura e para o desenvolvimento de projetos de âmbito curricular. AEMoure aLer+ 2011/2012

Encontro com ilustradores Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Encontro com ilustradores Após a leitura e trabalho desenvolvido sobre cada obra lida o seu autor ou ilustrador visita os alunos. AEMoure aLer+ 2011/2012

Encontro com escritores Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Encontro com escritores Após a leitura e trabalho desenvolvido sobre cada obra lida o seu autor ou ilustrador visita os alunos. AEMoure aLer+ 2011/2012

DAR VISIBILIDADE À LEITURA Área de Incidência DAR VISIBILIDADE À LEITURA Nome da atividade Desfile de leituras No mês internacional das bibliotecas alunos de todos os ciclos fizeram um desfile de leitura . AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Leituras de Natal Atividade de articulação entre ciclos com o Centro Paroquial e Social de Moure. AEMoure aLer+ 2011/2012

Na semana interconcelhia da leitura. Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Contador de histórias Na semana interconcelhia da leitura. AEMoure aLer+ 2011/2012

Todas as escolas e JI do agrupamento envolvidas Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA O AGRUPAMENTO Nome da atividade Semana interconcelhia da leitura Feira do livro Concurso de texto poético Oficina de texto poético na BE Exposição de trabalhos de LP Presença de contador de histórias – 2.º ciclo Presença de contador de histórias – pré -escolar Vinda de escritor - 1.º ciclo Vinda de ilustradora – 2.º ciclo Maratona de leitura Todos a ler Todas as escolas e JI do agrupamento envolvidas AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Maratona de leitura Na semana interconcelhia da leitura em todas as EB e JI do agrupamento. AEMoure aLer+ 2011/2012

Todas as EB1 e JI do agrupamento envolvidos, ao longo do ano. Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Ler em voz alta Voluntários no JI Voluntários na EB1 Todas as EB1 e JI do agrupamento envolvidos, ao longo do ano. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da atividade Todos a ler (ler em voz alta) Todos a ler 2.º ciclo Todos a ler 3.º ciclo e CEF Todas as disciplinas/docentes envolvidos , todos os dias, durante a semana interconcelhia da leitura. AEMoure aLer+ 2011/2012

ENVOLVER A COMUNIDADE/EVENTO DE LEITURA Área de Incidência ENVOLVER A COMUNIDADE/EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Clube de teatro. Representação da peça de Mª Céu Nogueira, A revolta subiu à horta. Num sarau concelhio e na festa de final de ano. AEMoure aLer+ 2011/2012

Leituras pelos alunos do Clube de Teatro. Área de Incidência ENVOLVER A COMUNIDADE/EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Lançamento do livro do professor José Fernandes Leituras pelos alunos do Clube de Teatro. AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Minutos de poesia EB1 de Parada de Gatim. AEMoure aLer+ 2011/2012

Individuais com poesia sobre alimentos. Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da atividade Dia Mundial da Alimentação Individuais com poesia sobre alimentos. Na EB23 e na cantina, individuais. Articulação com as disciplina de ciências da natureza, ciências naturais, língua portuguesa e clube europeu. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da atividade Substituir a ler AEMoure aLer+ 2011/2012

Na EB23, articulação com disciplina de inglês. Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da atividade Halloween Na EB23, articulação com disciplina de inglês. AEMoure aLer+ 2011/2012

Na EB23, articulação com turma de projeto curricular alternativo. Área de Incidência ARTICULAÇÃO CURRICULAR Nome da atividade Restauro de livros Na EB23, articulação com turma de projeto curricular alternativo. AEMoure aLer+ 2011/2012

Na EB23, articulação com turma de projeto curricular alternativo. Área de Incidência ARTICULAÇÃO CURRICULAR Nome da atividade Restauro de livros, entrega de livros recuperados Na EB23, articulação com turma de projeto curricular alternativo. AEMoure aLer+ 2011/2012

Articulação com a disciplina de oferta de escola. Área de Incidência ARTICULAÇÃO CURRICULAR Nome da atividade Oficina de arte. Vinda de um pintor à escola. Articulação com a disciplina de oferta de escola. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da atividade Clube Europeu. Ciclo de cinema Articulação Clube Europeu, a disciplina de língua portuguesa e a biblioteca escolar. Vinda de alunos do pré escolar. AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência ENVOLVER A COMUNIDADE Nome da atividade Clube Europeu. Articulação Clube Europeu e biblioteca escolar. Visita do grupo Comenius. Tema: aceitar a diferença. AEMoure aLer+ 2011/2012

Atividade Restaurante de leituras. Área de Incidência EVENTO DE LEITURA Nome da atividade Atividade Restaurante de leituras. Articulação com a disciplina de língua portuguesa e biblioteca escolar. Reescrita de contos e leitura aos alunos do 4.º ano. Comer os contos impressos em hóstia. AEMoure aLer+ 2011/2012

ARTICULAÇÃO CURRICULAR Área de Incidência ARTICULAÇÃO CURRICULAR Nome da atividade Dormindo com as estrelas Articulação com a disciplina de físico-química. Observação de estrelas e planetas e leitura de poesia e textos literários relacionados com a temática. AEMoure aLer+ 2011/2012

Área de Incidência DIVULGAÇÃO Nome da atividade EFA’s aLER+ Articulação com bibliotecas escolares do concelho. Divulgação do projeto LLD. Atividade com alunos EFA. AEMoure aLer+ 2011/2012

FORMAÇÃO DE UTILIZADORES Área de Incidência FORMAÇÃO DE UTILIZADORES Nome da Atividade Utilizadores. Monitores. TIC/web2.0, ferramentas. Formação de utilizadores; Formação de alunos monitores BE ; Formação de monitores da sala do aluno; Formação em sistemas de armazenamento e partilha de ficheiros online [dropbox]; Formação de alunos no uso do catálogo online. Receção a pais e encarregados de educação dos alunos do 1.º e 5.º anos de escolaridade (folhetos informativos na imagem). AEMoure aLer+ 2011/2012

Um projeto de leitura de agrupamento. Área de Incidência DIVULGAÇÃO Nome da Atividade Um projeto de leitura de agrupamento. Divulgação na comunicação social local e regional, jornais, Porto canal, rádios locais e regionais. Jornal escolar; blogue das bibliotecas, facebook, página da escola. Conselho pedagógico e departamentos. AEMoure aLer+ 2011/2012

UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Área de Incidência UMA ESTRATÉGIA PARA TODA A ESCOLA Nome da Atividade Leituras autónomas AEMoure aLer+ 2011/2012

Leitura envolvendo as TIC Área de Incidência BIBLIOTECA ESCOLAR Nome da Atividade Leitura envolvendo as TIC AEMoure aLer+ 2011/2012

Evento de leitura/divulgação Área de Incidência BIBLIOTECA ESCOLAR Nome da Atividade Evento de leitura/divulgação Exposições bibliográficas temáticas. Expo de trabalhos dos alunos. Poemas piratas AEMoure aLer+ 2011/2012