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SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102
DISCIPLINA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102 Prof. Edson Prof. Edson-2012
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Objetivos Específicos da Aula:
Efeito Hall (Honeywell Handbook, Cap. 2, Bosch 25 ed. Pág ) Circuitos eletrônicos de condicionamento (Honeywell Handbook, Cap. 2 ) Sensores Hall (Honeywell Handbook, Cap. 5 ) LM1815 (Datasheet) NCV 1124 (Datasheet) Os alunos devem ler o capítulo 25 do Bosch para a prova P1 Sistemas Mistura Ar-Combustível (Bosch 25 ed. Pag. 607 – 613) Tipos de Injeções e Bicos Injetores (Bosch 25 ed. Pág ) Tecnologia de Controle de Bico Injetor (Dissertação do Milhor ) Circuitos eletrônicos para Acionamento Prof. Edson-2012
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Todd Rachel Automotive Electronic Fuel Injection 1974
Ler artigo do Rachel pág ECK-2012 Todd Rachel Automotive Electronic Fuel Injection 1974
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Fenômeno físico descoberto por Hall em 1879 durante o seu doutorado.
Efeito Hall Fenômeno físico descoberto por Hall em 1879 durante o seu doutorado. Sabia-se que um feixe de elétrons no vácuo poderia ser desviado por um campo magnético. O que dizer sobre uma corrente elétrica circulando por um condutor sólido? Edwin Hall ECK-2012 4 4
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Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
Efeito Hall O fenômeno baseia-se na interação entre corrente elétrica e campo magnético. O princípio fundamental é o efeito de Lorentz. ECK-2012 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
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Sensor de Efeito Hall Prof. Edson - 2012 6 6
Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 Prof. Edson 6 6
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Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
Efeito Hall Na presença de um campo magnético uma corrente transversal começa a aparecer e é proporcional ao produto vetorial entre a corrente I e a intensidade de campo H. ECK-2012 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
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Vantagens dos Sensores Hall Totalmente em estado sólido
Vida longa, acima de 30 bilhões de operações Alta velocidade de resposta (> 100KHz) Opera com velocidade zero Sem partes móveis Lógica TTL ou CMOS Grande faixa de operação em temperatura Alta repetibilidade ECK-2012
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Aplicação dos Sensores Hall
ECK-2012 9 9
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Sistema de Distribuidor com Sensor Hall
Prof. Edson 10 10
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Circuito de Saída Convencional de um Sistema Hall
A saída do dispositivo de efeito Hall é amplificada e depois quadrado por um Schmitt trigger. Neste caso, quando a lâmina passa na frente do sensor, ele corta o sinal Hall e a saída vai para nível lógico 1. Quando aparece a janela, o sinal Hall reaparece e a saída indica 0. Prof. Edson 11 Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 11
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Circuito de Condicionador de Entrada Hall
Prof. Edson 12 Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 12
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Aplicação dos Sensores Hall
ECK-2012 13 13
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Prof. Edson 14 14
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Prof. Edson 15 15
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Montagem feita pelos alunos Albino, Bruno e Marcelo (1ª semestre 2012)
Prof. Edson 16 16
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Prof. Edson 17 17
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Freqüência pelo Sensor Hall
RPM F(Hz) CMD Árvore Prof. Edson 18 18
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Hall com circuito de rampa para determinar o ponto de carga da bobina
Hall com circuito de rampa para determinar o ponto de carga da bobina. O ponto S1 pode ser programado internamente nas unidades de ignição. Prof. Edson 19 19
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Carburador Eletrônico com Regulação Eletrônica
Prof. Edson – 2012
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Injeção Monoponto no Corpo de Borboleta
Prof. Edson – 2012
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Injeção Monoponto no Corpo de Borboleta
Prof. Edson – 2012
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Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4
Tecnologia de Injeção EFI (Electromagnetic Fuel Injector) Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4 Prof. Edson-2012
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Curva da relação quase linear entre tempo de injeção e volume.
Região não linear, que limita a faixa de operação em altas rotações Pulsos menores que o tempo do offset não tem energia suficiente Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4 Prof. Edson-2012
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Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4
Prof. Edson-2012
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Bico Injetor Bosch Prof. Edson-2012
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Bico Injetor Bosch Convencional
Prof. Edson-2012
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Bico Injetor Bosch Prof. Edson-2012
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Válvulas de Admissão e Exaustão Processo de combustão e os 4 ciclos
Prof. Edson-2012
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Bico Injetor Bosch de Alta Pressão – Injeção Direta
Prof. Edson-2012
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Bosch Prof. Edson-2012
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Tabela Bosch de Bicos Injetores
Prof. Edson-2012
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Transitório de carga e descarga Eletromagnética em uma solenóide
Prof. Edson-2012
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Considerações elétricas em uma saída transistorizada
Prof. Edson-2012
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FUEL INJECTION DRIVER LM1949
Pode ser utilizado em várias aplicações, tais como controle de outras válvulas ou motores. A curva representa o efeito de chaveamento da saída para limitar a dissipação de potência. Prof. Edson-2012
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Em um sistema veicular típico a frequência é proporcional à rotação do motor e a largura de pulso é proporcional à carga. Pontos importantes: A corrente na bobina é sempre uma grandeza que cresce exponencialmente, o que provoca um limite tempo. A curva da corrente no injetor representa muito este fenômeno, principalmente no momento em que ocorre a desernegização. Prof. Edson-2012
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Formas de Onda da Saída Prof. Edson-2012
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Permite o chaveamento da saída
FUEL INJECTION DRIVER Com Chaveamento de Saída Pode ser utilizado em várias aplicações, tais como controle de outras válvulas ou motores. A curva representa o efeito de chaveamento da saída para limitar a dissipação de potência. Permite o chaveamento da saída Prof. Edson-2012 38 38
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Para Chavear a Saída Prof. Edson-2012
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Para Chavear a Saída Prof. Edson-2012
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Bico Injetor no Gol Ciclo de chaveamento A = Estado cortado
B = Corrente aumentando C = VCEM no desligamento Ampliado Prof. Edson-2012
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Arquitetura Típica de uma ECU
Prof. Edson-2012
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Driver TPIC 46L02 para Multiponto
Prof. Edson-2012
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Driver TPIC 46L02 para Multiponto
Prof. Edson-2012
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ECU - GM Prof. Edson-2012
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