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SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102

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Apresentação em tema: "SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102
DISCIPLINA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I EEA102 Prof. Edson Prof. Edson-2012

2 Objetivos Específicos da Aula:
Efeito Hall (Honeywell Handbook, Cap. 2, Bosch 25 ed. Pág ) Circuitos eletrônicos de condicionamento (Honeywell Handbook, Cap. 2 ) Sensores Hall (Honeywell Handbook, Cap. 5 ) LM1815 (Datasheet) NCV 1124 (Datasheet) Os alunos devem ler o capítulo 25 do Bosch para a prova P1 Sistemas Mistura Ar-Combustível (Bosch 25 ed. Pag. 607 – 613) Tipos de Injeções e Bicos Injetores (Bosch 25 ed. Pág ) Tecnologia de Controle de Bico Injetor (Dissertação do Milhor ) Circuitos eletrônicos para Acionamento Prof. Edson-2012

3 Todd Rachel Automotive Electronic Fuel Injection 1974
Ler artigo do Rachel pág ECK-2012 Todd Rachel Automotive Electronic Fuel Injection 1974

4 Fenômeno físico descoberto por Hall em 1879 durante o seu doutorado.
Efeito Hall Fenômeno físico descoberto por Hall em 1879 durante o seu doutorado. Sabia-se que um feixe de elétrons no vácuo poderia ser desviado por um campo magnético. O que dizer sobre uma corrente elétrica circulando por um condutor sólido? Edwin Hall ECK-2012 4 4

5 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
Efeito Hall O fenômeno baseia-se na interação entre corrente elétrica e campo magnético. O princípio fundamental é o efeito de Lorentz. ECK-2012 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell

6 Sensor de Efeito Hall Prof. Edson - 2012 6 6
Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 Prof. Edson 6 6

7 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell
Efeito Hall Na presença de um campo magnético uma corrente transversal começa a aparecer e é proporcional ao produto vetorial entre a corrente I e a intensidade de campo H. ECK-2012 Hall effect sensing and adaptation, Honeywell

8 Vantagens dos Sensores Hall Totalmente em estado sólido
Vida longa, acima de 30 bilhões de operações Alta velocidade de resposta (> 100KHz) Opera com velocidade zero Sem partes móveis Lógica TTL ou CMOS Grande faixa de operação em temperatura Alta repetibilidade ECK-2012

9 Aplicação dos Sensores Hall
ECK-2012 9 9

10 Sistema de Distribuidor com Sensor Hall
Prof. Edson 10 10

11 Circuito de Saída Convencional de um Sistema Hall
A saída do dispositivo de efeito Hall é amplificada e depois quadrado por um Schmitt trigger. Neste caso, quando a lâmina passa na frente do sensor, ele corta o sinal Hall e a saída vai para nível lógico 1. Quando aparece a janela, o sinal Hall reaparece e a saída indica 0. Prof. Edson 11 Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 11

12 Circuito de Condicionador de Entrada Hall
Prof. Edson 12 Carlos Eduardo Milhor, Sistema de desenvolvimento para controle eletrônico dos motores de combustão interna ciclo Otto, 2002 12

13 Aplicação dos Sensores Hall
ECK-2012 13 13

14 Prof. Edson 14 14

15 Prof. Edson 15 15

16 Montagem feita pelos alunos Albino, Bruno e Marcelo (1ª semestre 2012)
Prof. Edson 16 16

17 Prof. Edson 17 17

18 Freqüência pelo Sensor Hall
RPM F(Hz) CMD Árvore Prof. Edson 18 18

19 Hall com circuito de rampa para determinar o ponto de carga da bobina
Hall com circuito de rampa para determinar o ponto de carga da bobina. O ponto S1 pode ser programado internamente nas unidades de ignição. Prof. Edson 19 19

20 Carburador Eletrônico com Regulação Eletrônica
Prof. Edson – 2012

21 Injeção Monoponto no Corpo de Borboleta
Prof. Edson – 2012

22 Injeção Monoponto no Corpo de Borboleta
Prof. Edson – 2012

23 Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4
Tecnologia de Injeção EFI (Electromagnetic Fuel Injector) Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4 Prof. Edson-2012

24 Curva da relação quase linear entre tempo de injeção e volume.
Região não linear, que limita a faixa de operação em altas rotações Pulsos menores que o tempo do offset não tem energia suficiente Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4 Prof. Edson-2012

25 Passarini, L.C. JBSM 2003 vol. XXV no.4
Prof. Edson-2012

26 Bico Injetor Bosch Prof. Edson-2012

27 Bico Injetor Bosch Convencional
Prof. Edson-2012

28 Bico Injetor Bosch Prof. Edson-2012

29 Válvulas de Admissão e Exaustão Processo de combustão e os 4 ciclos
Prof. Edson-2012

30 Bico Injetor Bosch de Alta Pressão – Injeção Direta
Prof. Edson-2012

31 Bosch Prof. Edson-2012

32 Tabela Bosch de Bicos Injetores
Prof. Edson-2012

33 Transitório de carga e descarga Eletromagnética em uma solenóide
Prof. Edson-2012

34 Considerações elétricas em uma saída transistorizada
Prof. Edson-2012

35 FUEL INJECTION DRIVER LM1949
Pode ser utilizado em várias aplicações, tais como controle de outras válvulas ou motores. A curva representa o efeito de chaveamento da saída para limitar a dissipação de potência. Prof. Edson-2012

36 Em um sistema veicular típico a frequência é proporcional à rotação do motor e a largura de pulso é proporcional à carga. Pontos importantes: A corrente na bobina é sempre uma grandeza que cresce exponencialmente, o que provoca um limite tempo. A curva da corrente no injetor representa muito este fenômeno, principalmente no momento em que ocorre a desernegização. Prof. Edson-2012

37 Formas de Onda da Saída Prof. Edson-2012

38 Permite o chaveamento da saída
FUEL INJECTION DRIVER Com Chaveamento de Saída Pode ser utilizado em várias aplicações, tais como controle de outras válvulas ou motores. A curva representa o efeito de chaveamento da saída para limitar a dissipação de potência. Permite o chaveamento da saída Prof. Edson-2012 38 38

39 Para Chavear a Saída Prof. Edson-2012

40 Para Chavear a Saída Prof. Edson-2012

41 Bico Injetor no Gol Ciclo de chaveamento A = Estado cortado
B = Corrente aumentando C = VCEM no desligamento Ampliado Prof. Edson-2012

42 Arquitetura Típica de uma ECU
Prof. Edson-2012

43 Driver TPIC 46L02 para Multiponto
Prof. Edson-2012

44 Driver TPIC 46L02 para Multiponto
Prof. Edson-2012

45 ECU - GM Prof. Edson-2012


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