Hamilton da Cunha Iribure Júnior

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Transcrição da apresentação:

Hamilton da Cunha Iribure Júnior hamilton.adv@terra.com.br A NECESSÁRIA INTERLIGAÇÃO DISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR NOVOS DESAFIOS Hamilton da Cunha Iribure Júnior hamilton.adv@terra.com.br

ESCOPO 1. Pontos de partida na análise da aprendizagem 2. Eixos da educação contemporânea 3. Disciplina x Interdisciplinaridade 4. Conhecimento fracionado (críticas e conceitos) 5. Bases históricas da interdisciplinaridade 6. Premissas e implicâncias práticas 7. Interdisciplinaridade e Projeto Pedagógico de Curso 8. Resultados esperados 9. Atuação de cada agente nesse processo

PLANO BÍBLICO Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento (Provérbios 3:13) Ai de vocês, peritos na lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento. Vocês mesmos não entraram e impediram os que estavam prestes a entrar!(Lucas 11:52) que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (1 Timóteo 2:4) Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento (2 Pedro 1:5)

PONTO DE PARTIDA  Romper com o modelo tradicional de ensino  Dinamismo no surgimento de novas áreas do conhecimento  Necessidade de constantes capacitações  Novas exigências para a formação do aluno  Correlação entre saberes diversos

EIXOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA  Aprender a ser  Aprender a fazer  Aprender a viver  Aprender a conhecer

DISCIPLINA  Modo de organização do conhecimento  Demarca um campo de estudos  Assegura certa visão do objeto de estudo  Limitação de desafios ao aluno  Esgota a busca ao atingir o(s) objetivo(s)

CRÍTICAS AO CONHECIMENTO FRACIONADO “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000, p. 43.

BASES LEGAIS HISTÓRICAS DA AMPLIAÇÃO DO SABER NO BRASIL  Constituição dos Estados Unidos do Brasil em 1946  Comissão formada por Eurico Gaspar Dutra  Redemocratização do ensino superior (art. 174)  Lei n. 5.540/1968  Organização do Ensino Superior  Interligação entre ensino e pesquisa (art. 1º.)  Lei n. 9.394/1996 (Lei n. 5.692/1971)  Novas diretrizes básicas para a educação  Pesquisa indissociável do ensino e da extensão

NECESSIDADE DE UMA INTEGRAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS “A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa”. JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 74.

INTERDISCIPLINARIDADE MACRO DESAFIOS  Interação entre disciplinas distintas  Buscar a comunicação de conteúdos diversos  Proporcionar passagens entre conhecimentos  Afastar-se do conhecimento fracionado e isolado

PONTO CENTRAL A apreensão completa da “interdisciplinaridade” como meta a ser alcançada, necessita que se entenda que todo o conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos, nas habilidades:  do questionamento (indagar)  da confirmação (comparar)  da complementação (interagir)  da negação (contrapor)  da ampliação (inovar)

INTERDISCIPLINARIDADE – PREMISSAS  Integração de conteúdos  Distintas áreas do conhecimento  Diversas disciplinas  Construção de conhecimentos globalizantes  Metas educacionais previamente fixadas  Interligação de dinâmicas/estratégias de ensino  Postura docente dinâmica  Aluno compreender as diversas dimensões da realidade social

INTERDISCIPLINARIDADE E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA  Espírito acadêmico de investigação  Interligação da pesquisa com o ensino  Estímulo da ampliação dos horizontes acadêmicos  Pensamento crítico  Sensibilidade ao aprendizado  Correção de distorções

METAS A SEREM ALCANÇADAS  Maior troca de experiências entre áreas distintas  Compromisso acadêmico  Pesquisa como atitude cotidiana  Leitura crítica da realidade  Reconstrução de processos específicos  Mutação do ambiente e das propostas acadêmicas  Pesquisa – cidadania e competitividade  Busca pelo “novo” – dupla responsabilidade

MULTIDISCIPLINARIDADE Conteúdo X DISCIPLINA 2 Conteúdo Y DISCIPLINA 3 Conteúdo Z domínios teórico-metodológicos estanques mesmo nível hierárquico não há interligação de conteúdos

PLURIDISCIPLINARIDADE Conteúdo X DISCIPLINA 2 Conteúdo Y DISCIPLINA 3 Conteúdo Z mínima interação entre conhecimentos mesmo nível hierárquico não há coordenação entre os conteúdos

INTERDISCIPLINARIDADE EIXO/META DIRETRIZ DISCIPLINA 1 Conteúdo X DISCIPLINA 2 Conteúdo Y DISCIPLINA 3 Conteúdo Z diretriz comum a grupos de disciplinas nível hierárquico distinto coordenação entre os conteúdos

TRANSDISCIPLINARIDADE ações conglobantes coordenadas DIRETRIZ A A1 A2 A3 A4 A5 A6 A7 A8 B B1 B2 B3 B4 B5 B6 B7 B8 C C1 C2 C3 C4 C5 C6 C7 C8 ações conglobantes coordenadas

INTERDISCIPLINARIDADE PROJETO PEDAGÓGICO 1º-) Eixo integrador – Eixo central do curso  Perfil do curso de graduação  Habilidades e competências do egresso  Função social que o curso exerce na região  Interligação com outros cursos  Política institucional

INTERDISCIPLINARIDADE PROJETO PEDAGÓGICO 2º-) Escolhas temáticas  Estrutura curricular central  Áreas e subáreas do conhecimento  Atuação de pesquisa em que se insere o curso  Laboratórios e núcleos de práticas profissionais  Extensão universitária do curso

INTERDISCIPLINARIDADE PROJETO PEDAGÓGICO 3º-) Medidas de estruturação curricular  Nomenclatura das disciplinas (horizontal)  Programas/ementário das disciplinas (vertical)  Definição de habilidades e competências  Adequação do perfil do egresso  Como o curso se insere na política interdisciplinar da IES

RESULTADOS ESPERADOS  Um curso mais participativo nos processos da IES  Contribuir com a completa formação do aluno  Uma instituição com mais variáveis de decisão  Alterar a forma de ver e de sentir a realidade  Ampliadas possibilidades de pesquisa e extensão  Comunidade acadêmica motivada  Diminuição dos vazios pedagógicos  Facilidade em assimilar relações complexas

INSTRUMENTO AVALIATIVO – MEC Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica  Indicador 1.1 (contexto educacional) PPC e as demandas efetivas (econ./sociais)  Indicador 1.2 (políticas institucionais do curso) Políticas (ensino/pesquisa/extensão) do PDI no PPC  Indicador 1.3 (objetivos do curso) Coerentes com: estrutura curricular; perfil do egresso; contexto educacional  Indicador 1.4 (perfil profissional do egresso) Perfil e competências do egresso

INSTRUMENTO AVALIATIVO – MEC Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica  Indicador 1.5 (estrutura curricular) Flexibilidade Interdisciplinaridade Compatibilidade da C.H. Articulação teoria x prática  Indicador 1.6 (conteúdos curriculares e desenvolvimento do perfil profissional do egresso) Carga Horária adequada Bibliografia adequada

COMPROMETIMENTO DA INSTITUIÇÃO  Implementação das especificidades dos cursos  Checagem da qualidade nos índices dos cursos  Afastamento da inércia acadêmica  Programas de incentivo à capacitação docente  Fomento à pesquisa  Ampliação da extensão universitária (parcerias)  Revisão constante das metas institucionais

COMPROMETIMENTO DO PROFESSOR  Ter domínio do conteúdo nas áreas de sua atuação  Compreender amplamente as diversas áreas do curso  Conhecer o perfil acadêmico do curso  Estar ciente e conectado com as diversas políticas institucionais  Saber estimular o processo de ensino-aprendizagem nas suas diversas variantes em sala de aula  Levar o aluno sempre à compreender a realidade social, em todas as suas dimensões

ATRIBUTOS DO “SER” NO PROCESSO INTERDISCIPLINAR 1º. Curiosidade 2º. Perseverança 3º. Paciência 4º. Análise crítica 5º. Dinamismo 6º. Capacidade de observação dos fatos sociais 7º. Independência 8º. Ética 9º. Objetividade 10º. Sensibilidade

OBRIGADO! SUCESSO, AMIGOS! QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE!