SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oscar Brenifier Iris de Moüy.
Advertisements

O valor de uma história.
A RAZÃO PELA QUAL ISTO FOI ENVIADO A VOCÊ.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
Uma História Indiana: Era uma vez um amigo meu...
Assim é a Vida....
Fábula do Rei e suas 4 Esposas clique com o mouse ou utilize o enter.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Sentido do Matrimônio.
Rotina....
Cuide bem do seu amor.
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Rotina....
Amor com Amor se paga.
Estudo de Caso Alexandre Pereira.
AS PESSOAS EM NOSSAS VIDAS.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Vícios da Internet Segurança na Internet e vícios da Internet.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
Rotina....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
O que foi que o mendigo disse?.
UMA CARTA DE AMOR....
DEUS... Nunca Erra!.
Ética e Moral na formação dos filhos
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Lenda chinesa Lili e a sogra.
Fábula do Rei e suas 4 Esposas.
O Rei e suas 4 Esposas.
João e Mário ..
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.
II F ÓRUM M INEIRO DE AUTOGESTÃO AUTODEFESA E FAMÍLIA XII C ONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES 11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG.
O casamento de Isaque e Rebeca
Um homem morreu inesperadamente…
TER A CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
By Búzios Slides RESSENTIMENTOS.
ALCANCE KIDS Porque, onde está o teu tesouro, ai
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Um Trabalho, Três Atitudes. Hoje Trago-te Um História Que Retrata Três Tipos De Atitudes Diferentes Perante O Mesmo Trabalho. Um Trabalho, Três Atitudes.
Efeito bulmerang.
O HOMEM QUE QUERIA SER MULHER...
Rotina....
PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!.
Apresentam PRESCRIÇÃO MÉDICA AUTOMÁTICO PRESCRIÇÃO MÉDICA.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
A família segundo o coração de Deus cultiva e valoriza as boas amizades
O hoje e o amanhã.
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Nádia, protetora de animais deficiente, pede ajuda para seus 60 cães e 9 gatos.
As intervenções verbais do terapeuta
PARA PARAR E PENSAR.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Moral médica. Um jovem, acaba de se licenciar em Medicina...
Uma garotinha esperta, de apenas seis anos de idade, ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo. Tudo que ela sabia era que o menino.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
ACEITE-ME COMO SOU! Uma história real Esta é a história de um soldado que, finalmente voltava para casa, depois de ter lutado no Vietnã. Ele ligou para.
Transcrição da apresentação:

SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS Fernanda Carvalho Izabela Antunes Lívia Albuquerque Orientação: Prof. Alexandre de Araújo Pereira

Casos clínico 1 MBS, 50 anos,sexo feminino, divorciada há 19 anos, tem uma filha que mora em Portugal, desempregada, atualmente morando com irmão. Paciente comparece ao CERSAM se queixando de estar chorosa, sem ânimo para fazer nada. Relata que tudo teve início há 3 meses quando saiu do seu emprego (era atendente de lanchonete) devido briga entre os sócios. Relata que desde então parou de fazer as coisas que gostava como cuidar de suas plantas e pintar. Foi morar há 2 meses com o irmão pois se trancou na sacada do seu prédio e queria pular. Então os familiares a acolheram com receio que ela colocasse a vida em

Caso clínico 1 risco novamente. Na época apresentava uma certa atividade delirante, acreditava que o FBI havia ido em sua casa e também que na vizinhança existiam pessoas querendo fazer-lhe mal. Nega quadro psiquiátrico na família e transtorno mental prévio . Diz não ter mais prazer em viver e que não tem esperanças, porém nega que tentou se matar ou que faria isso, porque tem que cuidar do pai que está doente. Está aceitando bem a medicação e diz que quer melhorar logo para poder voltar para sua casa.

Caso clínico 2 NCD, 49 anos, sexo feminino, solteira, tem dois filhos ( uma de 23 anos e um de 25 anos), reside com a filha mais nova. Trabalhava como costureira mas no momento está afastada. Paciente relata que desde 2001 apresenta depressão e uma vontade diária de morrer. Conta ter tentado se matar 6 vezes nesses anos ( já cortou os pulsos e tomou medicamentos, além de chumbinho) .Relata não ter prazer em mais nada na vida e que “tudo é passageiro”. Diz que seu único desejo é morrer e que reza todas as noites pedindo a Deus para morrer.

Caso clínico 2 Apesar de morar com a filha diz que esta passa muito pouco tempo em casa. Diz que agora os filhos já estão criados e seus pais já morreram não existe ninguém que precisa dela e por isso ela pode morrer.” Sinto que estou fazendo hora extra”. Relata que a família a questiona muito sobre essas tentativas e que isso a deixa muito revoltada, já que ninguém parece entender sua vontade de morrer. Conta que antes de ir para o CERSAM havia feito tarefas da casa e depois pensado: “agora irei pegar a faca e cortar meus pulsos”, mas que resolveu

Caso clínico 2 tomar um banho antes. Após o banho a paciente optou por ir ao CERSAM e não cortar os pulsos. Na entrevista disse que só estava pensando que se ela tivesse cortado os pulsos tudo estaria mellhor. Paciente se despede dizendo que não sabe se irá voltar no dia seguinte, porque vive um dia de cada vez.

Caso clínico 3 MSF, 22 anos, estudante, mora com os pais, solteira, não tem filhos. Paciente é trazida pelo pai e ex namorado ao SUP com relato de ter ameaçado se jogar do viaduto caso o ex namorado não fosse ao local conversar com ela. Segundo o pai a paciente foi diagnósticada aos 14 anos com transtorno bipolar de humor e sempre apresentou rompantes de agressividade. Realizou tratamento e durante muitos anos paciente se manteve estável, porém após o termino do namoro há 3 meses a paciente ameaça se matar e

Caso clinico 3 essa semana se trancou no quarto e tomou diversas medicações, sendo necessário que o pai arrombasse a porta do quarto. A paciente não queria permanecer no SUP, pois segundo ela era necessário resolver os seus problemas com o namorado. Relatou que estava sem comer há 7 dias, porque não tinha apetite nenhum. Foi medicada e mantida internada no SUP e encaminhada pela manhã ao CERSAM.