Redes de Computadores Aula 5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes e computadores I Topologia de redes
Advertisements

2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Aula 02 Topologia de redes Prof. Diovani Milhorim
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Topologias de Rede.
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
INTRODUÇÃO A REDES DE COMPUTADORES
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes e Dispositivos de uma Rede
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Equipamentos de Redes Aula 2
Cabeamento Estruturado
TOPOLOGIA.
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
As topologia da rede.
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
hubs passivos e splitters
Equipamentos de Redes Aula 3
Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Equipamentos de Redes Aula 1
Topologias e Classificação das RC
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
REDES DE COMPUTADORES II
Pontes e Switches Como vimos anteriormente, os repetidores são usados para expandir a extensão da rede, mas que replicam todos os quadros que recebem.
REDES DE COMPUTADORES II
Visão Geral de Equipamentos de Rede
Componentes redes de computadores
Hubs Os hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos quadros de dados em redes fisicamente ligadas em estrela.
Redes FDDI A arquitetura FDDI (Fiber Data Distributed Interface) foi uma das primeiras arquiteturas de redes locais a permitir o uso da fibra óptica. Foi.
Dispositivos de interligação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
AULA 3 – ELEMENTOS DE INTERCONEXÃO DE REDES
Redes de Computadores Aula 5
Equipamentos de Redes Aula 4
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
 Data: meados de  Desenvolvedor: IBM.  Tipo de HUB: MAU, Multistation Access Unit.  Token: Bloco de dados composto por 3 bytes.  Topologia Física:
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
Equipamentos rr-09-r.01 UC: Laboratório de Redes I Docente: Prof. MSc. Rafael Rodrigues.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Equipamentos de interligação Redes, sub-redes, etc...
Equipamentos de interligação Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos nº2 12ºL Prof: Carlão Pereira.
Tecnologias Informáticas-11º M. L. Silva Pinto/Paulo Malheiro Dias Topologias de redes As várias formas de interligar os computadores.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MATA59 - Redes de Computadores I
Conceito de Redes Tipos de Redes Topologia de Redes
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
 Topologias Fisicas 
Redes de Computadores Ativos de Redes.
Equipamentos de Interligação de Redes
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
Tecnológica da rede física
Escola Básica e Secundária de Velas Curso de Instalação e Operação de Sistemas Informáticos PROFIJ II - T2 – 2.º ano Ano letivo 2014 / 2015 (Módulo.
Equipamentos de interligação Disciplina: C.M Nome: Nuno Bandola Ano létivo: 2014/2015 Nº 7 Turma: L.
Quanto as topologias da rede :
É o padrão no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de rede. Essencialmente, é a estrutura topológica da rede, e.
Infraestrutura Computacional Prof. Me. Vanderlei Ienne.
Ativos de Rede Elementos de Rede !!!!.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Ana Beatriz Silva nº1.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
MODULO 16 Trabalho elaborado por: Diogo Esteves N: 2 Turma Profj II os meios físicos de uma rede.
Equipamentos de interligação de redes
Alessandro D. R. Fazenda
Transcrição da apresentação:

Redes de Computadores Aula 5 POLIMIG Técnico em Informática Redes de Computadores Aula 5 Prof.: Rafael Silva

Equipamentos de Rede

Componentes de expansão e segmentação As Distâncias maiores que os limites de cabos, o aumento no número de computadores, o excesso de tráfego, a necessidade de conexão entre redes em locais distintos, entre outros problemas levam a necessidade de duas tarefas no ambiente de rede: Expansão da rede. Segmentação da rede.

Equipamentos de Expansão Expandir uma rede significa estender os limites além dos cabos. Isto é comum, conforme as redes crescem e se multiplicam. Dois componentes de rede são importantes neste processo: Repetidores Hubs

Repetidores O repetidor é um dispositivo responsável por ampliar o tamanho máximo do cabeamento da rede. Ele funciona como um amplificador de sinais. Assim ele realmente funciona como um “extensor” do cabeamento da rede. É como se todos os segmentos de rede estivessem fisicamente instalados no mesmo segmento.

Hubs Os Hubs são dispositivos concentradores, responsáveis por centralizar a distribuição dos dados em redes fisicamente ligadas em estrelas. Funciona como uma peça central, que recebe os sinais transmitidos pelas estações e os retransmite para todas as demais.

Tipos de Hubs Passivos: Não possuem qualquer tipo de alimentação elétrica, funcionando como um espelho, refletindo os sinais recebidos para todas as estações a ele conectadas. Apenas distribui o sinal, sem fazer qualquer tipo de amplificação, sendo assim o comprimento total do cabo não pode exceder os 100 metros permitidos pelos cabos de par trançado.

Hub Passivo

Tipos de Hubs Ativos: Regeneram os sinais que recebem de suas portas antes de enviá-los para todas as portas. Funcionando como repetidores. O sinal pode trafegar por 100 metros até o hub, e após ser retransmitido por ele trafegar mais 100 metros completos.

Hub Ativo

Tipos de Hubs Inteligentes: Permitem um monitoramento. Este tipo de monitoramento, que é feito via software capaz de detectar e se preciso desconectar da rede estações com problemas que prejudiquem o tráfego ou mesmo derrube a rede inteira; Detecta pontos de congestionamento na rede, fazendo o possível para normalizar o tráfego

Hub Inteligente

Tipos de Hubs Empilháveis: Também chamado stackable. Esse tipo de hub permite a ampliação do seu número de portas através de interligações com outros hubs, se comportando como um único equipamento.

Repetidores Patch Panel O Patch Panel é um sistema passivo com um painel contendo conectores. Ao invés dos cabos que vêm dos computadores conectarem-se diretamente ao Switch, eles são conectados ao Patch Panel e o Patch Panel é conectado ao Switch. Dessa forma, o Patch Panel funciona como um grande concentrador de tomadas e evita a manipulação de cabos diretamente no Switch, que é um equipamento sensível e mais caro.

Patch Panel

Uso de Patch Panel

Equipamentos de Segmentação Com a expansão das redes, o numero de computadores em um único segmento leva ao congestionamento de tráfego. Para resolver este problema é necessário segmentar a rede, ou em outras palavras, dividir um único segmento em vários segmentos menores e de mais fácil controle e manipulação.

Equipamentos de Segmentação Os componentes de rede que efetuam a segmentação são: Ponte (Bridge) Switch Roteador

Equipamentos de Segmentação Bridges (Pontes) A ponte é um repetidor Inteligente. Tem a capacidade de ler e analisar os dados que estão circulando na rede. A ponte não replica para outros segmentos dados que tenham como destino o mesmo segmento de origem. Outro papel da ponte é o de interligar redes que possuem arquiteturas diferentes. Um modem ADSL por exemplo pode ser uma ponte, comunicando redes diferentes.

Modem ADSL Funciona como bridge

Equipamentos de Segmentação Bridges (Pontes)

Equipamentos de Segmentação SWITCH O switch é um hub que, em vez de ser um repetidor é uma ponte. Ao invés de replicar os dados recebidos para todas as suas portas, ele envia os dados somente para o micro que requisitou os dados através do endereço MAC da placa de rede.

Equipamentos de Segmentação SWITCH Os switches trazem microprocessadores internos, que garantem ao aparelho um poder de processamento capaz de traçar os melhores caminhos para o trafego dos dados, evitando a colisão dos pacotes e ainda conseguindo tornar a rede mais confiável e estável. A diferença entre Bridge e Switch está principalmente no número de portas, além de ter um desempenho maior por permitir várias transações ao mesmo tempo.

Equipamentos de Segmentação SWITCH

Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH O hub-switch é uma evolução do hub. O hub-switch é mais avançado que o hub e menos que o switch. Os hub-switches são uma boa opção para redes domésticas, que possuem poucos computadores, devido ao seu custo. O hub-switch é um intermediário de ambos os equipamentos — hubs e switches —, sendo indicado para redes com menos de 24 computadores.

Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH Um hub comum recebe as informações e as envia para todos os computadores da rede, o que a deixa mais lenta. Já o hub-switch envia os dados somente para o computador que os requisitou. O switch é mais inteligente que o hub-switch, pois gerencia um maior numero de estações e possui para isto um microprocessador mais avançado.

Equipamentos de Segmentação HUB-SWITCH

Equipamentos de Segmentação Roteadores Os roteadores escolhem o melhor caminho para o envio de um pacote, considerando para isto a camada lógica da rede(Protocolo). Em redes grandes pode haver MAC’s iguais, impossibilitando o endereçamento somente físico dos dados. Em outras palavras, o roteador é um dispositivo responsável por interligar redes diferentes, inclusive podendo interligar redes que possuam topologias físicas diferentes.

Roteador Cisco

Equipamentos de Segmentação Roteadores

FIM DESTE CONTEÚDO