UNIDADE 5 Parte 2 INFLAÇÃO DESEMPREGO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROECONOMIA II Prof. Nivaldo Camilo SEÇÃO 1.
Advertisements

Evolução demográfica na RMPA
2. A Economia Real no Longo Prazo
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: PROJEÇÕES DE LONGO PRAZO
Pesquisa de Emprego e Desemprego
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA A CIRCULAÇÃO NUMA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p.
Introdução à Macroeoconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 17/6/2003.
Aula 4 Macroeconomia I 2 - Informação Macroeconómica (Agregados macroecómicos) 2.1 Os objectivos das autoridades de política macroeconómica: produto, desemprego.
TRABALHO.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
A taxa natural de desemprego e a curva de Phillips
Fundamentos de Economia
Macroeconomia Mercado de Trabalho Quadros = 4 Anexos = x.
Fluxo de Trabalho – mercado
UNIDADE 5 Parte 1 INFLAÇÃO DESEMPREGO.
Cenário da Construção Civil
Resistência das democracias liberais à crise económica e política
SEMINÁRIO DO CONE SUL “ ECONOMIA INFORMAL, SINDICALISMO E TRABALHO DECENTE” Montevideo, Uruguay de junho e 01 de julho de 2004 CLAUDIO OLIVEIRA.
Mercado de Trabalho no Brasil
Inflação.
Políticas Activas e Passivas dos Mercados de Trabalho
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Políticas para o Crescimento Prof. Jorge Mendes de Sousa
Prof. Jorge Mendes de Sousa
Conceitos Básicos de Estoques
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Instituto de Economia – UFRJ
MICROECONOMIA.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA OFERTA E DEMANDA AGREGADAS MACROECONOMIA: ESTUDO DAS FLUTUAÇÕES ECONÔMICAS Prof.. José Stênio.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MECANISMO DE EMPREGO Economistas Clássicos Professor José Stênio Sousa.
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Desemprego Jovens pouco qualificados Jovens sobrequalificados Desempregados de longa duração.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Macroeconomia Ecológica
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Noções gerais de Economia
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 6 Professor: Márcio Gomes Pinto Garcia 9 de Setembro de 2003.
Desemprego.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 6 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Márcio Janot 20/03/2007.
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 8 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard A Taxa de Desemprego.
Macroeconomia Aula 1.
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
1 TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 7 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 22/03/2005.
Inflação, Atividade Econômica e Expansão Monetária
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 27/5/2003.
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
O trabalho e o mercado de trabalho.
Assuntos preliminares
MERCADO DE TRABALHO OFERTA DE TRABALHO: PROCESSO DEMOGRÁFICO
Emprego X Desemprego EMPREGO: é a condição das pessoas que trabalham em caráter temporário ou permanente, em qualquer tipo de atividade econômica. DESEMPREGO:
Economia Monetária Carvalho et al (2007)
Introdução à Macroeconomia
ECONOMIA ABERTA As transações internacionais permitem uma série de ganhos de eficiência, como: Especialização na produção/ vantagens comparativas Diversificação.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
A Taxa de Desemprego e a Curva de Phillips
Introdução – Origens Em 1958 A. W. Phillips apresentou um gráfico que mostrava a taxa de inflação vis s vis a taxa de desemprego no Reino Unido entre.
Um giro pelo mercado de trabalho
Produto, desemprego e inflação
Capítulo II Medição da actividade económica (Desemprego)
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
MACROECONOMIA I CURVA DE PHILLIPS DE CURTO PRAZO: “DESEMPREGO E INFLAÇÃO”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.
Economia II – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 14 Bibliografia: Obrigatória: Frank e Bernanke.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 5 Parte 2 INFLAÇÃO DESEMPREGO

A CURVA DE PHILLIPS Taxa de Inflação () A – maior inflação e menor desemprego A B – menor inflação e maior desemprego 1 B 2 CURVA DE PHILLIPS 1 2 Taxa de Desemprego () o economista A.W. Phillips, ao estudar a economia do Reino Unido entre 1861 e 1957, observou a existência de uma relação inversa não-linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação.

A CURVA DE PHILLIPS Aumento salários de um ano em relação ao outro Taxa de aumento salarial = zero Taxa de Desemprego natural Taxa de Desemprego no ano em curso Maiores aumentos salariais só é possível com taxa de desemprego menor e vice versa A mão de obra está em melhor posição para pedir aumento de salário quando está sendo muito requisitada. Quando não está sendo requisitada aceita menor salário para continuar empregada Maior atividade econômica é conseguida com o pagamento de maiores aumentos salariais. Uma depressão estaria associada a menores aumentos salariais ou às reduções de salários.

Variação no PIB = 3,5% – 2 . variação no desemprego A LEI DE OKUN Variação no PIB = 3,5% – 2 . variação no desemprego Se Δ Desemprego = 0 Se o PIB passar para 4,5% ao ano Desemprego cai 0,5% e emprego aumenta 0,5% PIB cresce 3,5% ao ano Se o PIB passar para 2,5% ao ano Desemprego aumenta 0,5% e emprego cai 0,5%

A QUALIDADE O EMPREGO PNIA PNEA desempregados PIA PEA empregados População em idade não-ativa PNEA População econ. não ativa POPULAÇÃO TOTAL (PT) desempregados PIA PEA População em idade ativa População econ. ativa empregados Força de trabalho

Mercado de trabalho X Mercado Emprego Demanda por trabalho– Empresas Oferta por trabalho – Famílias (oferta de mão-de-obra) Mercado de emprego Demanda – Famílias Oferta – Empresas (oferta de vagas ou postos) Oferta por trabalho (SN) > Demanda por trabalho (DN Desemprego

Mercado de trabalho X Mercado Emprego W Excesso de mão de obra SN DN Escassez de mão de obra Qt

O DESEMPREGO TIPOS DE DESEMPREGO aberto disfarçado natural ou friccional estrutural ou tecnológico Keynesiano Involuntário Crônico sazonal conjuntural ou cíclico forçado ou subemprego

O DESEMPREGO TIPOS DE DESEMPREGO Aberto - . Oculto Difarçado Trabalhadores declaram querer trabalhar e não Encontram uma vaga de trabalho. . Oculto Trabalhadores declaram querer trabalhar + os desistentes da procura pelo trabalho. Os trabalhadores foram alocados em postos de trabalho de baixa produtividade. Difarçado é a taxa de desemprego que permite ao mercado de trabalho funcionar adequadamente, dando tempo para que as pessoas façam um processo cuidadoso de busca de um novo emprego. natural ou friccional

O DESEMPREGO estrutural ou tecnológico - . Keynesiano Involuntário Ocorre quando os trabalhadores são marginalizados pela evolução tecnológica. . Keynesiano Que ocorre por falta de demanda efetiva. Ocorre em função de fixação de salários ou condicionantes legais de proteção ao trabalhador que fazem com que seja economicamente inviável a sua contratação. Involuntário Somatório de vários dos tipos de desemprego anteriores, que faz com que se estabeleça um patamar mínimo de desempregados imunes às políticas econômicas no longo prazo. Crônico conjuntural ou cíclico desemprego que ocorre ao longo dos períodos do ano em função da maior ou menor atividade econômica característica de certos meses. .