A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções gerais de Economia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções gerais de Economia"— Transcrição da apresentação:

1 Noções gerais de Economia
FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Economia

2 1. Introdução Desemprego Inflação Déficit público
Alterações nas taxas de juros Aumento de impostos Desvalorização da taxa de câmbio

3 2. O problema da escassez Por que existe escassez?
Necessidades ilimitadas X Recursos produtivos limitados = Escassez de bens

4 3. Os problemas econômicos fundamentais
O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir?

5 4. Definição de Economia Economia: “Ciência Social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviços de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.

6 4. Definição de Economia O que é inflação? Quais suas causas? Como baixá-la? Por que existe uma distribuição tão desigual de renda? Como reduzir esse problema? O que é desemprego? Por que ocorre este fenômeno? Como fazer para que o nível de emprego aumente? Qual o papel do governo no bem-estar da população? Como se determinam os preços? O que determina a existência de relações econômicas internacionais?

7 5. Por que a Economia é considerada uma “Ciência Social”
A Economia, portanto, também é considerada uma Ciência Social, pois se ocupa do comportamento humano e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo de bens e serviços.

8 6. Sistema Econômico Sistema Capitalista ou Economia de Mercado:
É regido pelas forças de mercado, Predominando a livre iniciativa e a Propriedade privada dos recursos de produção. Preços de bens, serviços e salários são determinados, predominantemente, pelo mecanismo de preços (Oferta e Demanda)

9 6. Sistema Econômico Sistema Socialista ou Economia Centralizada, ou ainda, Economia Planificada: Questões fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, Predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção.

10 6. Sistema Econômico Sistema de Economia Mista:
Ainda prevalecem as forças de mercado, Mas com atuação complementar do Estado, seja na produção de bens públicos, seja induzindo investimentos no setor privado.

11 7. Alguns conceitos básicos
Bens e Serviços Bens Livres Bens Econômicos Bens Materiais Bens de Consumo Duráveis Não-Duráveis Finais Intermediários Bens de Capital Bens Imateriais ou Serviços

12 7. Alguns conceitos básicos
Bens Privados Bens Públicos Recursos Produtivos Terra (Recursos Naturais) Trabalho Capital (Bens de Capital) Capacidade Empresarial Capacidade Tecnológica

13 7. Alguns conceitos básicos
Remuneração dos Recursos produtivos Terra (Recursos Naturais) = Aluguel Trabalho (Recursos humanos) = Salário Capital (Bens de Capital) = Juros Capacidade Empresarial = Lucro Capacidade Tecnológica = Royalties

14 7. Alguns conceitos básicos
Agentes econômicos Famílias (unidades familiares) Firmas (unidades produtivas) Governo

15 7. Alguns conceitos básicos
Mercado Entende-se por mercado um local ou contexto em que compradores (que compõem o lado da procura) e vendedores (que compõem o lado da oferta) de bens, serviços ou recursos estabelecem contatos e realizam transações.

16 7. Alguns conceitos básicos
Funcionamento de uma economia de mercado Sem interferência do governo Sem comércio exterior

17 7. Alguns conceitos básicos

18


Carregar ppt "Noções gerais de Economia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google