Simulação de Escoamentos Reativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Advertisements

De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
CINÉTICA QUÍMICA É a parte da química que estuda a VELOCIDADE DAS REAÇÕES e os fatores que nela influem.
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
REAÇÕES QUÍMICAS – EQUILÍBRIO CAP 13
CINÉTICA QUÍMICA Estudo da velocidade das reações químicas e dos fatores que nela influem.
Mecânica dos Fluidos Conservação da quantidade de movimento
Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Aulas de Ciências Química - Ligações Mariluce Doria.
O que você deve saber sobre
Cinética Química By Ducha.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Termodinâmica.
Química Cinética Química.
Métodos Experimentais de Energia e Ambiente
Análise termodinâmica da Combustão
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
CINÉTICA QUÍMICA.
Espontaneidade de Reação G, H e S Prof. AMARÍLIO
Simulação de Escoamentos Reativos
CINÉTICA QUÍMICA 1º Ten Hercules
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
ENERGÉTICA, CINÉTICA E INVESTIGAÇÃO DE MECANISMOS
Cinética Química.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
VELOCIDADE DAS REAÇÕES QUÍMICAS
Cinética e Cálculo de Reatores
Simulação de Escoamentos Reativos
Desempenho de Motores a Pistão
Simulação de Escoamentos Reativos
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
AC-290 Modelagem de Escoamentos Reativos Reprodução de Trabalho Utilizando Chemkin 3.7 Flame Inhibition by Phosphorus- Containing Compounds over a Range.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Cristiane Martins AC290-Escoamento Reativo – 08/2007 Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Simulação de Escoamentos Reativos
Estado de agregação: gasosos
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
Simulação de Escoamentos Reativos
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Simulação de Escoamentos Reativos
PRP28:TRANSFERÊNCIA DE CALOR E TERMODINÂMICA APLICADA
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Unidades de Operações Lógicas em Simuladores de Processos
Equilíbrio Químico QF - 10
Simulação de Escoamentos Reativos
Engenharia de Controle e Automação
CAPÍTULO 4 – EQUILÍBRIO QUÍMICO
Simulação de Escoamentos Reativos
Simulação de Escoamentos Reativos
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Simulação de Escoamentos Reativos
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Aula de Química -Perito Criminal Junho de 2015
Profa. Graça Porto CINÉTICA QUÍMICA
Jefferson Luis – CEB 2º ano
Semana 3 PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS.
Semana 5 REAÇÕES QUÍMICAS - COMBUSTÃO.
CINÉTICA QUÍMICA Parte da química que estuda a rapidez das reações
CINÉTICA QUÍMICA Estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que nela influem. As reações químicas podem acontecer a velocidades muito diferentes.
Termoquímica – Resumo dos tópicos importantes Calor ( Q): energia em trânsito que flui de um sistema de maior temperatura para outro de menor temperatura,
Como funciona um motor?.
Professora Cláudia Bacchi
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
Efeito da concentração sobre a rapidez de uma reação
Transcrição da apresentação:

Simulação de Escoamentos Reativos AC 290 Cristiane Martins

Não existe nenhuma possibilidade de sucesso na simulação de quaisquer fenômenos caso não seja realizada uma avaliação anterior coerente.

O que é a combustão?? ‘’Oxidação’’ auto-sutentável de um combustível combustível – tipicamente hidrocarboneto oxidante - tipicamente ar

Visão Global Revisão Cinética química termodinâmica química – equilíbrio, cálculo temperatura, pressão, composição, propriedades de transporte teoria cinética: taxas de colisão Cinética química teoria da cinética estendida para taxas de reações químicas mecanismo de reações (série de reações) Modelagem de acoplamento térmico/químico reatores químicos (sem mecânica de fluidos), por exemplo reatores bem misturados (taxa infinita de mistura)

A composição dos produtos de exaustão provenientes das reações de combustão dependem de inúmeros fatores, incluindo tipo de oxidante, composição, temperatura dos gases e razão de equivalência. Processo reacional – equilíbrio adiabático

Objetivo - fluência Modelagem de taxas de reações químicas Modelos de reatores simplificados baseados na análise química e térmica acoplada Equações de conservação e transporte para fluxos reativos Estrutura e limite de propagação de onda de combustão premisturada laminar Estrutura e mecanismos controladores em chama difusiva laminar Escala temporal e espacial em chamas turbulentas.

Exemplos de configurações Chama laminar - vela

Exemplo de configurações - Explosão

Chama turbulenta tipo jato de GNV

Combustão confinada

Queimador industrial - álcool

Queimador Industrial - Queimador para caldeira utilizando gás de alto forno

Fácil simular combustão? Fenômeno de combustão envolve a interação de fenômenos Físicos e Químicos.

Vejamos o exemplo de Flare

Quem é o fenômeno majoritário? Reynolds crescente

Programa de cinética Chemkin

CHEMKIN - Estrutura http://www.ca.sandia.gov/chemkin/

CHEMKIN 3.7 - Equil

Cálculos de equilíbrio no Chemkin Chemkin equilibrium é fácil de se utilizar mas não é tão poderoso quanto outros programas de equilíbrio como NASA-LEWIS e GASEQ. Estes últimos pesquisam sua base de dados e determinam quais espécies serão consideradas no cálculo de equilíbrio. O Chemkin exige que o usuário entre com todas as espécies a serem consideradas. Por exemplo na combustão CH4/ar, NO e NO2 não serão considerados a menos que sejam introduzidas no arquivo de entrada. CO muito menos será considerado se não incluído.

Arquivo chem.inp ELEMENTS H O N END SPECIES H2 H O2 O OH HO2 H2O N2 H2O2 END

REAC H2 2 REAC O2 1 REAC N2 3.76 REAC – Especifica os reagentes e sua fração molar ou mássica. HP TEMP 300 TEMP – Entrada obrigatória, Temp de entrada (K) PRES 1 PRES - Pressão de partida em atm CNTN CNTN – Diz ao programa para procurar um problema adicional após comando END. END REAC N2 3.76 TEMP 400 TEST 2000 TEST – Estime uma temperatura de equilíbrio em K PRES 1 CNTN TEMP 500 TEST 2000

Exemplo - Calcule a temperatura adiabática de chama e composição de equilíbrio do CO com ar nas razões de equivalências de 0,5, 1 , 1,2. Desconsidere NO. Condições de entrada – 300K, 1 atm. Utilize o comando CNTN para salvar no mesmo arquivo todas as razões de equivalências. 2. Repita o problema 1 considerando formação de NOx. 3. Repita o problema 2, mas considere que a entrada contém 10% de H2. 4. Compare com resultados obtidos no GASEQ e TEQWORKS.

Chemkin - Equil Por que utilizar a subrotina de Equil do Chemkin se você tem acesso a outros programas de equilíbrio mais completos?

CHEMKIN -

Existem muitos tipos diferentes de problemas que podem ser resolvidos utilizando subrotinas Chemkin. Diferentes programas coordenam subrotinas e controlam os arquivos de entrada/saída.

Equilíbrio considera que a reação teve tempo suficiente para ocorrer. Cinética considera taxas de reações químicas.

Cinética Química – Conceitos Básicos Experimentos envolvendo reações tem como objetivo descrever a taxa de reação para a qual os reagentes são transformados em produtos. O termo taxa é muitas vezes utilizado para descrever variações de determinada quantidade no tempo. (taxa de inflação, variação de distância no tempo) A taxa de reação consequentemente é a variação da concentração de um dos reagentes (x) no tempo (t).

Cinética – taxa de reação Todas as reações químicas ocorrem em uma taxa finita (lenta ou rápida) dependendo de parâmetros experimentais tais como composição, temperatura e pressão. A taxa de uma reação é a medida quantitativa do número de moles de produto produzido (ou reagente consumido) por unidade de tempo por unidade de volume. Taxa = [ em moles de espécies] / [t * volume].

Quando uma reação ocorre? Somente uma pequena fração de moléculas reagentes convertem reagentes em produto. Depende: Colisão adequada Energia que as moléculas possuem ao colidir

Reação ocorre se: 1. colisão favorável ClNO2(g) + NO(g)  NO2(g) + ClNO(g) 1. colisão favorável

Reação ocorre 2. energia suficiente Nem todas as moléculas possuem mesma energia cinética. Isto é importante porque a energia cinética que a molécula carrega quando colide é a principal fonte de energia para se iniciar a reação mesmo sistema, moléculas com energia diferente.

Reação ocorre ClNO2(g) + NO(g)  NO2(g) + ClNO(g) Go = -23.6 kJ/mol A energia livre padrão da reação acima nos diz que esta reação é favorável. Isto é suficiente para que a reação ocorra?? Antes que qualquer reação ocorra é necessário que a energia livre do sistema supere a energia de ativação para a reação. Ea mede a variação no potencial de energia de um par de moléculas que é exigido para se iniciar o processo de conversão de um par de moléculas reagentes em um par de moléculas produto.

ClNO2(g) + NO(g)  NO2(g) + ClNO(g) Go = -23.6 kJ/mol Reação ocorre somente quando: ClNO2(g) + NO(g)  NO2(g) + ClNO(g) Go = -23.6 kJ/mol Moléculas de NO e ClNO2 que colidirem na orientação correta, com energia suficiente para superar a barreira da energia de ativação, podem reagir e formar NO2 e ClNO. Quando a temperatura do sistema aumenta, o número de moléculas que carregam consigo energia suficiente para reagir quando colidirem também aumenta.

taxa de reação x temperatura como explicar a relação entre a taxa de reação e a temperatura? A saída é assumir que a constante da taxa depende da temperatura para a qual a reação ocorre. Em 1889, Svante Arrhenius demonstrou que a relação entre temperatura e a constante da taxa para uma reação obedece a seguinte equação: k é a constante da taxa para a reação A é fator de proporcionalidade que varia com cada reação Ea é a energia de ativação para a reação R é a constante do gás e T a temperatura

Constante da taxa? Um resultado interessante é obtido quando se determinou taxas de reações instantâneas para vários pontos ao longo de uma curva. A taxa de reação para cada ponto na curva é diretamente proporcional a concentração do reagente em determinado momento no tempo. Taxa = k(reagente) Visto se tratar de uma lei experimental que descreve a taxa de reação, é conhecida como lei da taxa. A constante de proporcionalidade, K, é conhecida como constante da taxa.

Modelagem matemática Modelagem matemática – habilidade de generalizar, extrair o que é comum em diversos problemas, e construir algoritmos efetivos para dar suporte na caracterização, análise e predição de problemas de engenharia. Modelos matemáticos conduzem a ‘’experimentos virtuais’’, os quais no mundo real poderiam ser muito caros, perigosos ou mesmo impossíveis.

Simulação numérica

Importante na modelagem – escalas de tempo PASSO 1- Definição da escala de tempo – Antes de iniciar a simulação do seu escoamento você deverá ter noção ou definir quem é o fenômeno majoritário. tempo mecânico (mistura) x tempo químico

Como saber? As vezes temos diferentes condições de escoamento em um único processo. Zona 2: Zona de mistura não – reativa & Região de combustível não-queimado Zone 1: Zona de recirculação plana & estabilização ppor vórtices Zona 3: ‘’Rabo’’ aximétrico

Mistura x reação química Tem que se definir quem ‘manda’ taxa de reação ou taxa de mistura?

Chemkin representa ligação de análise matemática, métodos numéricos e desenvolvimento de software.

Heat and mass transfer

Sites – Mecanismos e Manual http://www-cms.llnl.gov/combustion/combustion2.html http://www.osc.edu/PET/CCM/skeleton/software/chemkin/chemkin.html