Profª Monize Diniz Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Estudo do sujeito e do predicado
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
O modelo morfossintático
Período Simples e Período Composto
Análise Sintática: sujeito
SUJEITO E PREDICADO.
Revisão – termos da oração
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Gramática da Sapatilha
Prof. Francisco Platão Savioli
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
Sintaxe.
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Sujeito Tipos de Sujeito
Sujeito Sujeito.
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Prof. Betto
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Tipos de Predicado.
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
SUJEITO E PREDICADO.
Tipos de sujeito.
O verbo O verbo.
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
C B A Orações Subordinadas Substantivas.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
João andava de bicicleta.
{Períodos, Frase, Oração
Transitividade Verbal
Termos essenciais da oração.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Termos essenciais da oração
Sujeitos: tipos.
Tipos de predicado Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito.
ESTUDO DO SUJEITO PROFª REGINA CÉLIA.
Professora Eliene Lacerda
Tipos de sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
CONCORDÂNCIA VERBAL II
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
Termos Essenciais da Oração
PAUTA: Sujeito Tipos de sujeito Exercícios.
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
SINTAXE DA ORAÇÃO E DO PERÍODO
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Língua Portuguesa Aula 5 – Sintaxe: a estrutura da frase
Resumo Assuntos estudados
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
Aula 04 Sujeito e Predicado.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Transcrição da apresentação:

Profª Monize Diniz Silva Sujeito e Predicado Profª Monize Diniz Silva

Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita através do predicado.

Predicado: é o termo da oração que, através de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

me contou a novidade com alegria no olhar. Exemplo A pequena criança me contou a novidade com alegria no olhar. Sujeito Predicado

Como localizar o sujeito?  Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;  Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser transposto naturalmente para antes;  Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.

Tipos de sujeito Determinado Indeterminado Inexistente

Sujeito determinado Ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem é esse elemento. Exemplo: A carrocinha levou meu cachorro.

Sujeito determinado O sujeito determinado pode ainda ser subclassificado como: Sujeito determinado simples: aquele que tem apenas um núcleo. Exemplo: A mãe levantou-se aborrecida. Sujeito determinado composto: aquele que tem mais de um núcleo. Exemplo: Arroz e feijão não saíam de nossos pratos.

Sujeito determinado O sujeito determinado pode não ocorrer explícito na oração. Há quem costume classificá-lo como: - sujeito determinado implícito na desinência verbal; - sujeito elíptico; - sujeito oculto; Exemplo: Vou ao cinema na sessão das dez. (sujeito = eu – implícito na desinência verbal)

Sujeito indeterminado Ocorre quando a terminação do verbo e o contexto permitem reconhecer que: - existe um elemento ao qual o predicado se refere, mas - não é possível identificar quem é, nem quantos são esses elementos. Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

Sujeito indeterminado Há duas maneiras de se indeterminar o sujeito: - pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referência a nenhum antecedente; Exemplo: Dizem péssimas coisas sobre você. - justapondo-se o pronome se – índice de indeterminação do sujeito – ao verbo na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de balconista.

Sujeito indeterminado * Quando o verbo está na terceira pessoa do plural, fazendo referência a elementos antecedentes, o sujeito classifica-se como determinado. Exemplo: A sua família não te respeita. Dizem péssimas coisas sobre você.

Sujeito inexistente Ocorre quando simplesmente não existe elemento ao qual o predicado se refere. Exemplo: Choveu durante o dia.

Sujeito inexistente O verbo que não tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns são os seguintes: - haver: no sentido de existir, acontecer e na indicação de tempo passado. Exemplo: Houve poucas reclamações. - fazer: na indicação de tempo passado e de fenômenos da natureza. Exemplo: Faz dois anos que te perdi.

Sujeito inexistente O verbo que não tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns são os seguintes: - ser: na indicação de tempo e distância. Exemplo: É dia. - todos os verbos que indicam fenômenos da natureza; Exemplo: Nevou durante a madrugada. Choveu muito durante o dia.

Tipos de predicado Verbal Nominal Verbo-nominal

Predicado verbal O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação. Os alunos estudam todos os dias para o concurso.

Predicado verbal Observe na frase que o verbo “estudam” evidencia uma ação: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito “os alunos” ao mesmo tempo que é complementado pelo restante do predicado “todos os dias para o concurso”. Porém, como o núcleo do predicado é o verbo “estudam”, chamamos o predicado de verbal.

Predicado nominal No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação. 1ª. Ela está cansada. 2ª. As taxas de juros continuam elevadas.

Predicado nominal Observe na primeira oração que “cansada” é um atributo dado ao sujeito “Ela”. O sujeito “Ela” e o predicado nominal “cansada” estão conectados pelo verbo de ligação “está”. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de análise: perguntamos quem continua? e continua o quê? E temos as respostas: “as taxas de juros” (sujeito) e “elevadas” (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal só atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligação (continuam). A oração só tem sentido pelo complemento (predicado) “elevadas”, o qual é, portanto, o núcleo do predicado nominal.

Predicado verbo-nominal O predicado verbo-nominal possui dois núcleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo. Os alunos estudaram cautelosos para o simulado.

Predicado verbo-nominal Observamos na frase que há dois núcleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ação. No entanto, há uma característica dada ao sujeito “cautelosos”, que é, portanto, uma predicação, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, é o predicativo do sujeito. Poderíamos desdobrar a última oração em duas: Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos.

Predicado verbo nominal Na primeira oração temos um predicado verbal “estudaram para o simulado”, no qual o núcleo é o verbo nocional “estudaram”. Já na segunda oração o núcleo do predicado é um nome “cautelosos” conectado por um verbo de ligação (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, é um predicado nominal.