Formatos de arquivo de áudio

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Formatos de arquivo de áudio

Há muitos formatos de arquivos de áudio. É importante distinguir entre formato de arquivo e codec. Em geral um arquivo utiliza apenas um codec, mas existem alguns que trabalham com mais de um codec. São dois os grupos de arquivo mais utilizados : Os lossless e os lossey. lossless: WAV, PCM, TTA, FLAC, AU, AIFF não há perda de dados nem de qualidade pelo codec. Compressão lossy: MP3, Ogg Vorbis (OGG), Windows Media Audio (WMA), AAC Outros são baseados em modelos psicoacústicos que removem sons que não conseguimos ouvir – (mascaramento) - MP3 Codec  Compressor-DECompressor

Audio Interchange File Format (AIFF) Desenvolvido pela Apple para armazenar audio no computador Macintosh, que usam um sistema de arquivos dual – recursos em um ramo, dados em outro Não é compatível como outras plataformas nem adequado a todos os web browsers Arquivos muito grandes Adotado como formato de áudio padrão pelo grupo Open Media Format Interchange (OMFI) para troca de mídia entre plataformas (inclui Silicon Graphics, Avid Technology) GarageBand e sistemas profissionais de gravação de áudio baseados no Mac – inclusive a importação e exportação da Audacity Armazena audio mono ou estereo 16-bit, 8-bit e muitos padrões de amostragem s O sufixo é .aif or .iff Existe também outro formato chamado AIFF-C (comprimido) que chega a compressão de 6:1 compression – também chamado de AIFC

WAV O formato WAVE é um formato de arquivo para armazenar audio digital (dados de waveform) Tolera uma variedade de resolução de bits, taxas de amostragem e canais de áudio Formato nativo do Windows, muito popular na plataforma PC Muito utilizado em programas profissionais Leva em conta algumas peculiaridades técnicas das CPU com processadores Intel Quase todo programa que pode abrir ou salvar áudio digital suporta este formato Muito útil, e muito flexível Bom para arquivar gravações originais Baseado no formato de arquivo RIFF – parecido com o AIFF Arquivos wav grátis: (http://simplythebest.net/sounds/WAV/sound_effects_WAV/ )

OGG - comprimido Ogg Vorbis é uma tecnologia profissional para “encodamento” e também tecnologia de “streaming”. É código aberto, e não patenteado. Faz uso de um codec gratuito, código aberto, semelhante ao MP3 vorbis – é o nome do esquema de compressão de áudio http://www.vorbis.com

MP3 - comprimido Usa o codec “MPEG-1 audio layer 3” fornecendo arquivos de áudio com perdas aceitáveis para reprodução musical. Compressão de cerca de 1:10 relativo a arquivos WAV não comprimidos MP3 representa um fenômeno incrível - desenvolveu uma enorme platéia de amantes de música na internet, e não com a indústria musical propriamente dita Enorme impacto na forma das pessoas colecionarem, escutarem e distrubuirem música Usa mascaramento – os sons mais intensos e/ou aqueles “escondidos” por outros sons são removidos para diminuir o temanho do arquivo

WMA – comprimido Windows Media Audio format Microsoft Advanced Systems Format (.asf) arquivos que incluem audio comprimido com o codec WMA como codec preferido do formato Windows Media player

AAC Advanced Audio Coding (AAC) – utilizado pelo iTunes Desde os anos 1990, as salas de projeção substituiram seus sistemas de som pelos sistemas surround. Tem mais de dois canais Os codec são “copyrighted” – codificadores / decodificadores pagam licença de uso O formato mais popular é o Dolby 5.1 ( 3 frontais, 2 fundo + subwoofer para baixas frequencias – nossos ouvidos não sabem de onde vem as baixas frequencias) Dolby Digital é associado ao codec (AC-3)

Colocando áudio no seu projeto multimídia Verifique se os formatos de áudio são compatíveis com o software que está usando (caso contrário, talvez seja necessário converter o material. E isso pode levar bastante tempo) Verifique as possibilidades de reprodução do seu trabalho pelo usuário final (codecs e plug-ins) que os sistema dele possa reproduzir o seu trabalho Decida que tipos de áudio precisa – diálogos, som ambiente, música, voice-over

Colocando áudio no seu projeto multimídia Verifique se vai usar áudio digital ou arquivos Midi Adquira material fonte, produzindo ou comprando-o Faça a edição do material de som de acordo com as necessidades do seu projeto Confira se relação entre os sons e as imagens estão satisfatórias

Conversão entre arquivos É possível converter um arquivo em outro – mas sempre que um arquivo “lossey” (com perdas) é convertido, o material que foi perdido no processo de conversão é substituído por “artefatos”. Quando há muitos artefatos no arquivo de áudio, o som resultante na reprodução do arquivo pode se mostrar degradado. Daí é importante trabalhar com arquivos originais que sejam tipo “lossless” (sem perdas) para assegurar melhor qualidade.

The Frequencies of Musical Instruments/Singing Voices Sound Waves http://www.fi.edu/fellows/fellow2/apr99/soundvib.html The Frequencies of Musical Instruments/Singing Voices http://www.psbspeakers.com/audioTopics.php?fpId=8&page_num=2&start=8 Digital Audio http://emeld.org/workshop/2003/Bartek-demo.html The Basics of Digital Audio http://www.hammersound.net/audiobasics/audiobasics.html Ze-Nian Li and Drew, Mark S. (2004) Fundamentals of Multimedia Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall. Vaughan, T. (2004) Multimedia: Making It Work 6th edition New York: McGraw Hill Technology Education