Plano Nacional de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Que EJA temos e queremos?
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS INTERMUNICIPAIS, TERRITORIAIS DE EDUCAÇÃO Conferências Municipais Nesse conjunto: 18 Conferências Intermunicipais e 2.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Ministério da Cultura.
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Conferência Nacional de Educação
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Psicologia e Segurança Pública
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
III Conferência Municipal de Educação de Vitória Desafios e Possibilidades na Construção do Plano Municipal de Educação.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
O financiamento da educação
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Síntese das discussões realizadas das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS Eixo I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
SRE ÁGUAS LINDAS- GO 03/12/2014. Art. 3º: O Estado, em articulação com os Municípios e a sociedade civil, procederá as avaliações periódicas da implementação.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Plano Nacional de Educação

10 diretrizes e 20 metas gestão democrática modelo de visão sistêmica da educação, criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), estratégias de incentivo para minimizar evasão em todos níveis, modalidades e etapas, ampliação do ensino fundamental de 4 a 17 anos, aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população, ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, com revisão desse percentual em 2015, a nossa luta é 10%.

inclusão alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida, ampliação do acesso e atendimento em todos os níveis, incentivo à formação inicial e continuada de trabalhadores em educação, avaliação e acompanhamento periódico e individualizado de todos os envolvidos na educação do país — estudantes trabalhadores em educação, gestores e demais profissionais, ampliação do ensino fundamental de 4 a 17 anos, aumento da taxa de alfabetização e da escolaridade média da população, ampliação progressiva do investimento público em educação até atingir o mínimo de 7% do produto interno bruto (PIB) do país, até 2015, a nossa luta é 10% já.

Objetivos Deliberar, apresentar propostas para o Plano Nacional de Educação pelos Municípios, Estados e Distrito Federal, no contexto do Sistema Nacional de Educação, com a participação popular e a cooperação federativa em regime de colaboração.

7 eixos da CONAE Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

A CONAE é momento ímpar para a sociedade discutir a Educação que se quer e o papel do Estado na elaboração de políticas públicas que atendam aos anseios da população.

Participar das discussões é posicionar-se frente a essas políticas, frente ao poder público, relembrar o papel que deve desempenhar e conhecer o que discute sobre Educação, os projetos e a aplicação dos recursos.

O Brasil é o único país no mundo que tem em sua agenda a obrigatoriedade de criar fóruns de discussões para a organizar a Conferência Nacional de Educação. Essa grande conquista é um importante passo do movimento dos trabalhadores em educação público e privado, movimentos sociais, setores da diversidades, e demais setores da sociedade civil. Temos que mobilizar, participar e fazer valer as conquistas trazidas pela CONAE, enfim esse está sendo o maior desafio desde 2010!