"Manipulação da fertilidade"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Reprodutor A capacidade do ser vivo de gerar outro ser da mesma espécie, ou seja, com as mesma características, dá-se o nome de reprodução, pois.
Advertisements

Morfofisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Unidade 8 Reprodução Humana. Unidade 8 Reprodução Humana.
Trabalho realizado por: Ana Garcia nº1, 8ºC
A Gravidez Precoce Joana Alves Nº15 9ºE Nádia Martins Nº19 9ºE.
APARELHO REPRODUTOR FEMININO
A vida antes do nascimento
Causas de Infertilidade
Métodos contraceptivos
Fisiologia do Sistema Reprodutivo
Escola Secundária Padre António Vieira
Reprodução médica assistida Quais as implicações morais, legais e bioéticas da manipulação da fertilidade humana?
PUBERDADE  FSH  LH o aumento na produção de FSH gera o Crescimento dos ovários e secreção de Estrogênio (8-12 anos) Com o aumento do LH pode ocorrer.
Unidade 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÃO DA FERTILIDADE
Adolescência.
Sistema Reprodutor Feminino
Métodos contraceptivos
Métodos Anticoncepcionais
Infertilidade Humana e Reprodução Medicamente Assistida
Trabalho realizador por :
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Técnicas de Reprodução Assistida
Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)
Métodos contraceptivos
Fertilização in vitro Universidade Federal de Minas Gerais
Métodos Anticoncepcionais
Transmissão de vida no Homem
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
Infertilidade Humana e RMA
Manipulação da Fertilidade
Biodesafios Programa de Biologia – 12.º ano Novo programa
Contracepção de emergência
Escola Secundária de Arganil
Métodos anticoncepcionais
Sistema Reprodutor Humano Masculino e Feminino 8º Ano A e B
Aparelho Reprodutor Masculino, Feminino e Métodos Contraceptivos
Biologia.
Infertilidade feminina
Unidade 1 – Reprodução Humana e Fertilidade
INFERTILIDADE CONJUGAL
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Clinica Dale 20 anos.
Universidade de São Paulo
SISTEMA REPRODUTOR FUNÇÃO REPRODUTORA. Funções vitais. Este ano já estudámos: Função digestiva Função circulatória Agora vamos estudar Função reprodutora.
Sistema Reprodutor.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA GENITAL FEMININO
Pílula do dia seguinte e interrupção voluntária da gravidez.
Ciências Naturais – 9.o ano
 Formação de quistos que impedem a formação de oócitos maduros ou mesmo a ovulação. Devido aos níveis hormonais, estes crescem, ocupando o espaço.
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas
1/6/2016 O CASAL SEM FILHOS CONCEITO FISIOLOGIA DA REPRODUÇÃO PROPEDÊUTICA DA ESTERELIDADE ABORDAGEM TERAPÊUTICA.
© All rights reserved No part of this CD may be copied or altered without the prior express written permission of the: Education Committee Ovulation.
Para que servem? -Prevenir a gravidez /planear a família -Proteger contra as IST- Infeções Sexualmente Transmissíveis (alguns)
DIU Espermicidas “Pílula do dia seguinte” Aparelho pequeno e flexível em forma de T ou arco que se insere ao nível do útero tendo como função alterar.
METODOS CONTRACEPTIVOS
Reprodução Prof. Murilo Ferreira.
dos órgãos reprodutores
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
Métodos Contracetivos Não Naturais Químicos
Transcrição da apresentação:

"Manipulação da fertilidade" Escola Secundária de Arganil "Manipulação da fertilidade" Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008 1

Introdução Nesta apresentação vamos falar sobre a infertilidade feminina, como se faz para que uma mulher que não pode ter filhos os consiga ter… Ou seja, vamos falar sobre o tratamento da infertilidade.

O que é a “Infertilidade”? É a incapacidade temporária ou permanente de conceber um filho ou levar uma gravidez até ao seu termo natural. Considera-se que existe um problema de infertilidade quando um casal tem relações sexuais regularmente sem utilizar nenhum contraceptivo sem que ocorra uma gravidez.

Muitos factores influenciam a fertilidade feminina como por exemplo a idade da mulher, o uso de lubrificantes vaginais, um passado de doenças sexualmente transmissíveis, exposição a produtos tóxicos ou a certos medicamentos, a coexistência de algumas doenças ou outras várias causas específicas de infertilidade.

Num exame realizado a um casal identificam-se as principais causas de infertilidade. Destas, 45% são de causa masculina, 45% são de causa feminina e 10% de causas indeterminadas. Após identificadas as causas, no caso de um casal, será proposto um plano de tratamento.

Causas Infertilidade Feminina Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e a libertação do oócito II (ovulação); Síndrome de Ovários Policisticos ; Problemas nas trompas provocados por infecções ou cirurgias; Causas Endometriose; Obstrução das trompas; Muco cervical excessivo que impede a passagem dos espermatozóides.

Síndrome dos ovários policísticos - É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual. Endometriose - é uma condição comum na qual o endométrio prolifera e espalha-se para fora do útero. Este pode, então, implantar-se nos ovários e/ou noutros órgãos pélvicos e causar infertilidade. Muco cervical inadequado - pode ser determinado por estimulação estrogénica deficiente ou células endocervicais mal funcionais.

Tratamento de infertilidade feminina Se a causa for: Endometriose: - Cirurgia conservadora (como a laparoscopia) é a abordagem apropriada para restaurar a fertilidade. - Tecnologias reprodutivas assistidas (TRA). Síndrome do ovário policístico: - Cirurgia no ovário - um procedimento designado como “eletroestimulação do ovário”, na qual o médico abre entre 6 a 12 pequenos orifícios no ovário (este processo tem demonstrado benefícios, reduzindo o risco de gravidez múltipla relativamente a tratamentos de fertilidade). 8

Tratamento de infertilidade feminina Se a causa for: Problema da fase luteínica: - Substâncias como HFE ou hMG para provocar uma super ovulação. Obstrução das Trompas de Falópio: - Tecnologias de reprodução assistida. - Procedimentos cirúrgicos (laparoscopia ou salpingostomia) para desobstruir as trompas (a taxa média de gravidez depois da salpingostomia é de 30% aproximadamente, mas pode variar bastante de caso para caso). 9

Quais as taxas de sucesso em tratamentos de infertilidade? Quando falamos de taxas de sucesso para qualquer tipo de tratamento de infertilidade, deve-se ter em mente que a chance de concepção para um casal fértil normal, com relação sexual regular desprotegida é, aproximadamente, 25% durante cada ciclo menstrual. Calcula-se que 10% dos casais férteis não concebem dentro do primeiro ano de tentativa. 10

Há factores particulares que influenciam o sucesso de um tratamento? Em qualquer tipo de tratamento de infertilidade, factores importantes devem ser levados em conta quando nos referimos a taxas de sucesso. Certamente, a idade da mulher e o tempo de duração da infertilidade do casal influenciam no sucesso do tratamento.

Conclusão Com este trabalho concluímos que a infertilidade é um problema que afecta um em cada dez casais. Concluímos ainda que para além dos tratamentos referidos existem também os métodos cirúrgicos que permitem a correcção de erros anatómicos.

Bibliografia MATIAS, Osório; MARTINS,Pedro; Biologia 12, 972-627-818-X, Areal Editores, Porto, 2005, 52-67 www.gineco.com http://www.fertilidadeonline.com.br/latam_ brazil/concern/Infertility_in_Females/Anato mical/Endometriosis.jsp

http://www.gineco.com.br/sindrome.htm http://www.clinimater.com.br/images/endo metriose.jpg http://www.clinimater.com.br/endometriose .html http://static.hsw.com.br/gif/10006a.jpg http://www.aspoendo.org/site/index2.php? option=com_content&do_pdf=1&id=12 http://www.tratamentodeinfertilidade.com.b r/

Trabalho elaborado por: Bruno Borges, n.º3 Davide Castanheira, n.º7 Mário Fonseca, n.º13 João Silva, N.º20