Março 2010 1ª Edição do Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública Em finais de 2005 o XVII Governo Constitucional lançou uma Edição de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Formação TIC no ensino superior
Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PNASS PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
A Avaliação da Filosofia Uma visão retrospectiva
M ERCURE H OTEL Lisboa, 26 de Novembro de 2003 R EUNIÃO SOBRE O D IPLOMA RELATIVO AO C OMÉRCIO E LECTRÓNICO.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
Ministério da Educação
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Quem é o jovem brasileiro?
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
© Dezembro, 2009 A localização nos sites das entidades empregadoras públicas dos conteúdos relativos ao emprego público.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
1 de fevereiro 2013 Reunião Entidades Beneficiárias Reunião Entidades Beneficiárias 1 O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Renda até 2 SM.

República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Estrutura e Dinâmica Social
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Outubro de 2008.
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Pesquisa realizada por:
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
Salas de Matemática.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 09.
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Área de Reabilitação Urbana - Ponto II - Caraterização Sociodemográfica
© Junho, 2009 “O SEU CONTRIBUTO CONTA” Para a construção de um modelo de avaliação do sistema de recrutamento.
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
2-Setembro h:30m CLUBE LITERÁRIO DO PORTO Apresentação PROT-N Organização Campo Aberto.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
AVALIAÇÃO EXTERNA DO DESEMPENHO DOCENTE
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
BRASIL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Proposta OGE 2015 em análise
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Transcrição da apresentação:

Março ª Edição do Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública Em finais de 2005 o XVII Governo Constitucional lançou uma Edição de 3068 Estágios Profissionais ao abrigo do Programa de Estágios Profissionais da Administração Pública (PEPAP) regulado pelo Decreto-Lei n.º 326/99, de 18 de Agosto e regulamentado pela Portaria n.º 1256/2005, de 2 de Dezembro.Decreto-Lei n.º 326/99 Portaria n.º 1256/2005 A mesma foi co-financiada pelo Fundo Social Europeu à taxa de 75%, ao abrigo do Regulamento Específico, da Tipologia n.º 2 Estágios Profissionais da Medida n.º 1 Qualificação e Valorização dos Recursos Humanos do Programa Operacional da Administração Pública (POAP) aprovado pelo Despacho Conjunto n.º 1039/2005 de 2 de Dezembro.Fundo Social Europeu A publicitação das ofertas de estágios foi realizada na Bolsa de Emprego Público (2817 anúncios), em jornais de expansão nacional e nos sítios das entidades promotoras dos estágios.Bolsa de Emprego Público Em coordenação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional foram os mesmo simultaneamente divulgados nos Centros de Emprego do continente.Instituto de Emprego e Formação Profissional

Março 2010 Oferta de estágios por área de qualificação QualificaçãoContingenteEstágios realizados Nível III Níveis IV, V Totais Os estágios então organizados destinaram-se a jovens com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, possuidores de licenciatura ou bacharelato (níveis de qualificação V e IV) ou habilitados com curso de qualificação profissional (nível III), recém-saídos dos sistemas de educação e formação à procura do primeiro emprego ou desempregados à procura de novo emprego. A taxa de execução desta edição de estágios na Administração Central foi assim de 71%.

Março 2010 Números relativos ao processo de recrutamento dos estagiários As áreas de formação mais pretendidas pelas entidades responsáveis pelos estágios, nas ofertas publicitadas na BEP, foram segundo o Classificador das áreas de Educação e Formação (CNAEF) as seguintes:CNAEF Direito, Economia / Gestão Informática, Engenharias e Secretariado.

Março 2010 Números relativos ao processo de recrutamento dos estagiários Segundo os dados constantes dos relatórios dos tutores foram utilizados na selecção inicial dos estagiários diversas metodologias. Assim, na sua selecção foram utilizadas: 844 Entrevistas profissionais de selecção (39%), destinando-se maioritariamente à selecção de estagiários de nível V; 312 Provas de conhecimento (14%); E ainda 53 Avaliações curriculares (2%); Apenas 4 entidades recorreram à utilização conjunta dos três métodos de selecção atrás referidos para recrutar 6 estagiários.

Março 2010 Dados caracterizadores dos 2192 estagiários Do universo de 2192 estagiários 89% possuíam o nível de qualificação V;

Março 2010 Dados caracterizadores dos 2192 estagiários O local de estágio de 1204 indivíduos situou-se na região de Lisboa, por oposição à do Algarve com 56;

Março 2010 Dados caracterizadores dos 2192 estagiários 432 indivíduos estagiaram em organismos dependentes do Ministério das Finanças;

Março 2010 Dados caracterizadores dos 2192 estagiários As áreas de educação de 1247 estagiários enquadraram-se na área das Ciências Sociais, Comercio e Direito, segundo o classificador CNAEF, devido ao elevado número de licenciados em direito. A área dos Serviços foi aquela onde houve menor representatividade de homens (3). A da Educação foi minoritariamente representada pelas mulheres (12).;

Março 2010 Áreas de especialização dos estágios As áreas de especialização em que se enquadraram os estágios efectuados, tipificadas segundo os grandes grupos de áreas de educação do Classificador CNAEF, ao longo das cinco regiões verificámos que preponderou o grande grupo das Ciências Sociais, Comércio e Direito. Na região Norte com 433 estágios, não houve oferta de estágios correspondentes ao grande grupo dos Serviços, que aglutina os Serviços Pessoais, os Serviços de Transporte, a Protecção do Ambiente, e os Serviços de Segurança. Prog. Gerais (9) Educação (1) Art. e Hum. (5) C. Soc., Com. e Direito (316) C., Matemática e Inf. (50) Eng., Ind. Transf. e Const. (11) Agricultura (16) Saúde e Prot. Social (19) N/Especificado (4) Região Norte

Março 2010 Áreas de especialização dos estágios Na Região Centro, com 344 estagiários foram os grandes grupos de Educação e dos Serviços que registam ausência de ofertas de estágios. Região Centro Prog. Gerais (6) Art. e Hum. (9) C. Soc., Com. e Direito (238) C., Matemática e Inf. (31) Eng., Ind. Transf. e Const. (13) Agricultura (20) Saúde e Prot. Social (11) N/Especificado (16)

Março 2010 Áreas de especialização dos estágios Os estágios realizados na região de Lisboa (1204) abrangeram todos os grandes grupos das áreas de educação e formação. Região de Lisboa Prog. Gerais (12) Educação (26) Art. e Hum. (47) C. Soc., Com. e Direito (590) C., Matemática e Inf. (163) Eng., Ind. Transf. e Const. (126) Agricultura (22) Saúde e Prot. Social (69) Serviços (11) N/Especificado (137)

Março 2010 Áreas de especialização dos estágios Na região do Alentejo com 155 estágios, não houve ofertas para o grande grupo da Educação. Os relacionados com os Programas Gerais (2) e as Artes e Humanidades (2) também assumiram pouca expressão. Foram as áreas das Ciências, Matemática e Informática e da Agricultura, ambas com 21 estágios, precedidas da área das Ciências Sociais, Comércio e Direito com 78 ofertas, que proporcionaram uma maior oportunidade aos destinatários com formações tipificadas nestes grupos, quando localizados nesta região. Região Alentejo Prog. Gerais (2) Art. e Hum. (2) C. Soc., Com. e Direito (78) C., Matemática e Inf. (21) Eng., Ind. Transf. e Const. (8) Agricultura (21) Saúde e Prot. Social (11) Serviços (9) N/Especificado (3)

Março 2010 Áreas de especialização dos estágios Fonte: Relatório de Execução Final da 1ª Edição do PEPAC – Julho 2008 O Algarve registou a mais reduzida oferta de estágios (56) das cinco regiões em presença. Os grandes grupos da Educação e dos Serviços não registam qualquer oferta de estágios. Região Algarve Prog. Gerais (1) Art. e Hum. (2) C. Soc., Com. e Direito (25) C., Matemática e Inf. (5) Eng., Ind. Transf. e Const. (10) Agricultura (1) Saúde e Prot. Social (9) N/Especificado (3)