Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdades Integradas Santa Cruz
Advertisements

MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
Dosvox.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
Resumo.
ARTIGO CIENTÍFICO.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Orientação do Artigo Interdisciplinar
Dissertações e Teses-PROPAD
Seminário de Tradução – FLUP 8 de Fevereiro de 2007
Metodologia Científica
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
A Linguagem HTML.
Fundamentos da Informática
Formatação de parágrafo
UNIDADE 4: PROCESSAMENTO DE TEXTO
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Texto verbal, não verbal e sincrético
Comunicação e Expressão Profª Vania.
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Avaliação Microsoft Word
Reading and the Communication Process
Microsoft PowerPoint 2007.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Projeto de Pesquisa.
Técnico em Vendas “B” Rosangela Cabral Janeiro
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
HTML: trabalhando com Fontes
MANUAL DO ESTUDANTE – EM
Trabalho nas regras ABNT
Importância da Leitura
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
A estrutura do artigo científico e outros
Uma formidável ferramenta de comunicação
FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU OUTUBRO / 2014 IV Seminário da Pós-graduação em Engenharia Elétrica TÍTULO DO TRABALHO, CENTRADO, COM LETRAS MAIÚSCULAS.
AQUI FICARÁ O TÍTULO. SUGERE-SE USAR ARIAL, NEGRITO, TAMANHO 54, MAIÚSCULAS, ALINHAMENTO À ESQUERDA, ESPAÇAMENTO 1 E COR PRETA. NÃO USAR TAMANHO MENOR.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
COMO ESCREVER ANÚNCIOS QUE VENDAM?. COMO REDIGIR ANÚNCIOS QUE VENDAM? CONSTRUIR IMAGEM RESPOSTA DIRETA X TÁTICAS DE VENDAS ESCRITAS.
Ilustração.
TIPOLOGIA E DESIGN.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Comunicação e Redação Empresarial
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO HTML COMPONENTES: ROBSON EDMILSON.
UCSal – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Título de Abertura em duas linhas
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Título do Trabalho com letras grandes para ser lido a até 3 metros de distância (Sugestão: Fonte Arial, tamanho 90). Texto centralizado. Nomes completos.
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
PROJETO TCC 1.
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
“OFICINA INTRODUÇÃO AO POWERPOINT 2007” Cristiane Alves Dantas Glênio Morais Régis.
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
P/ Projetos científicos, resumos, artigos e trabalhos escolares Prof° Everton Leal.
Normas da APA Tabelas e Figuras.
Transcrição da apresentação:

Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais

Layout

Layout é a organização física do texto na página, tela ou em qualquer comunicação escrita. Refere-se às convenções visuais de arranjo do texto para ajudar na leitura e compreensão.

O layout baseia-se em diagramação, organização,equilíbrio, contraste e inovação. A diagramação tem algumas características básicas:

Textos em colunas;

Pesos diferenciados entre títulos, subtítulos e textos;

Alinhamentos: à esquerda, à direita, centralização, justificação;

São exemplos de layout: texto cercado por margens; escrita contínua dividida por parágrafos; parágrafos separados por espaços duplos ou entalhe; frases separadas por um único espaço; ênfase indicada por itálico ou negrito;

títulos indicados por tamanhos de letra maiores e/ou ênfase; títulos e subtítulos usados para criar uma organização lógica, entalhos e espaços usados para introduzir listas e diagramas.

Convenções Gráficas

As convenções gráficas são utilizadas para facilitar o processo de leitura, tornando-a: Simples; Esquemática; Objetiva; Clara; De comunicação rápida e direta.

Técnica de convenção gráfica mais usada: Scanning É uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço.

Alguns exemplos de convenções gráficas na escrita: Aspas (“ “) – Título de um capítulo, artigo, conto e uma citação; Expressões idiomáticas; Vocabulário popular; Palavras com duplo sentido, ironia.

Itálico – Títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, musicais; Estrangeirismos; Indicações cênicas; Realçar uma palavra ou expressão de um texto.

Negrito – Realçar uma palavra ou expressão de um texto; Nome de personagens do texto dramático.

Informações não verbais

A linguagem não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

São destaques gráficos que o autor coloca no texto para chamar a atenção do leitor e, se este voltar sua atenção para esses destaques, terá uma maior facilidade para entender o assunto do texto. 

As Informações não verbais mais comuns são: Fotos; Gravuras; Números; Tabelas; Gráficos; Letras maiúsculas; Palavras em negrito, itálico, sublinhadas, etc.

Se você pudesse desejar qualquer coisa, o que seria? Um campo grande e ensolarado para estar. Um campo estúpido?! Você já tem isso agora! Pense grande! Riquezas! Poder! Finja que pudesse ter qualquer coisa! Na verdade, é difícil discutir com alguém que parece estar tão feliz.

Universidade de Brasília COMPONENTES Eglenyane de Sousa Natália Dias Roberta Leal