Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO VERBO.
Advertisements

Frase: tipos e Polaridade
Sinais de pontuação.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Somos umas amigas muito unidas. Queres conhecer-nos?
Ulisses Maria Alberta Menéres Edições Asa 1997
Classes Gramaticais.
O Sermão da Montanha Estudo 08 O perigo da ambição material
As sugestões foram recolhidas rapidamente.
TRANSITIVIDADE VERBAL
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
DIVERSÃO E ESTUDO VERBOS.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
O que são os pronomes pessoais??
O EGA chega à Escola.
Quem sabe mais sobre….
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Princípios reguladores da interação discursiva
A viagem de Ulisses de Maria Alberta Menéres
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
O QUE É AMOR? Esta foi uma pesquisa séria feita por profissionais de educação e psicologia com um grupo de crianças de 4 a 8 anos.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Frase-Oração-Período
a propósito da leitura de
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Classes abertas de palavras
Classes de palavras: o advérbio
Conhecimento Explícito da Língua
Termos Linguísticos Frases Subordinadas
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Conhecimento Explícito da Língua
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Apreender a Gramática Contextualização Parte 1.
Ele – Oi, estive o dia todo pensando em você!
Dicionário Terminológico
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
H – Olá, estive o dia inteiro a pensar em ti !! M – Olá.
ADVÉRBIOS Prof.:Maiara Cristina Segato.
AULA 09 ADVÉRBIO.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
Gramatic game NOME: VITOR E CAMILO TURMA: 172 JOGAR.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
Seu nome: Seu nome: Daniele Quando nasceu? Quando nasceu? 15/05/1989 Qual a data de seu perfil? Qual a data de seu perfil? 12/12/2006 Estuda, trabalha,
Eu sou um poeta.
Prof.ª irlane Araújo.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Tipos e formas de frase Uma frase é um conjunto de palavras organizadas e com sentido. Começa por letra maiúscula e termina com um sinal de pontuação.
ADVÉRBIO É a palavra que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Ex: Paulo jogou Paulo jogou bem Paulo.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
Luís, o Poeta, Salva a Nado o Poema
POLÍTICA.
A aula no hospital FABIO RODRIGUES 5º J nº 11. Na escola a professora disse á sua turma que iam ao hospital. Um aluno saltou da cadeira e disse espantado:
Língua Portuguesa 2.º PERÍODO A Filipa e a boneca A Filipa vai à aula.
Chovia e ninguém podia descer até ao quintal para brincar. Na televisão estava a dar um programa muito aborrecido. Que fazer?
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Avaliação do mês de __________________
Agrupamento de Escolas
Por que Por quê Porque Porquê
Uso dos porquês Por que Por quê. Por que Usa-se no início de frases interrogativas. Por que vieste cedo? Por que não foi ao casamento? Usa-se em frases.
Ensino Fundamental, 7º Ano
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Quem quer ser um livro aberto?
ESCOLA BÁSICA 2.3 DE S. GONÇALO LITERACIA LITERACIADAINFORMAÇÃO “Quatro coisas há no mundo Que eu desejava saber: Era dançar, tocar viola, Jogar pau e.
Classes abertas de palavras Porto Editora. As classes abertas de palavras são constituídas por um número ilimitado de palavras e recebem constantemente.
USO DO PORQUÊ EXERCÍCIOS PROF.: RICARDO ERSE
Transcrição da apresentação:

Advérbio?! Advérbio de afirmação e advérbio de negação? Advérbio interrogativo! Advérbio de afirmação e advérbio de negação? Advérbio?! Advérbio de exclusão e inclusão!

Recorda! 1. Atenta nas frases: D. Afonso Henriques lutou contra os mouros. b) Eu sou um adivinho. 1.1. Muda-as para a negativa. D. Afonso Henriques não lutou contra os mouros. Eu não sou um adivinho. 1.2. Qual a palavra que se colocou à esquerda do verbo para formar a negativa? R.: “não” 1.3. Qual a classe de palavras a que pertence? É um nome ou um advérbio de negação? R.: É um advérbio de negação.

2. Responde afirmativamente às perguntas com uma só palavra que começa por s. Já ouviste falar de Maria Alberta Menéres? R.: Sim. B. Ela é escritora? C. Ulisses é o herói da Odisseia? 2.1. Completa a frase abaixo com a palavra conveniente: Na respostas dadas usei um advérbio de __________ (negação/ afirmação). afirmação

3. Insere os advérbios adequados nas frases: Ulisses construi um cavalo ………….. grande. b) Ulisses era ………….. esperto do que os troianos. c) Os troianos ficaram ……………… espantados quando viram o cavalo. d) O Os gregos eram ………….. cobardes. menos mais muito pouco bastante demasiado tanto tão quase

Advérbios de afirmação Advérbios de quantidade e grau 4. Leva cada advérbio para junto da sua casa: tanto muito sim bastante certamente demasiado não mais menos Advérbio de negação Advérbios de afirmação Advérbios de quantidade e grau

Aprende! 5. Destaca a palavra que introduz cada uma destas frases interrogativas e que indica a informação que se quer ter. Onde fica a ilha de Circe? R.: Onde b) Como foi a viagem de Ulisses? R.: Como c) Quando chegou Ulisses a Ciclópia? R.: Quando d) Porque não foi Ulisses enfeitiçado na ilha de Circe? R.: Porque 5.1. Completa a frase: Todas as palavras destacadas são _____________________. (advérbios de negação/advérbios interrogativos) advérbios interrogativos

6. Destaca o advérbio de inclusão e exclusão, que indica se o constituinte assinalado nas frases está incluído ou não num conjunto. a) O professor também gosta de futebol como os alunos. R.: também b) A minha amiga apenas fala francês. R.: apenas c) Meu pai bebe somente água. R.: somente d) Nós só temos uma vida. R.: só e) O Luís gosta tanto de ler que até lê no recreio. R.: até

7. Preenche os espaços com um advérbio da subclasse indicada. a) Tu ……….. gostas de Português. (advérbio de negação) b) Eu gosto …………. do verão. (advérbio de quantidade e grau) c) ………….. vais a Paris? (advérbio interrogativo) e) Ele ……………. adora tocar piano. (advérbio de inclusão e de exclusão) f) O meu avô …………………. vai ficar curado. (advérbio de afirmação) não muito Porque também certamente