O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Advertisements

IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Evandro Albuquerque de Andrade
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
Imperialismo, Gobineau e Racismo.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
O que é uma ordem internacional (mundial)?
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
Formação Econômica do brasil
Industrialização.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Sistemas socioeconômicos
História Econômica Geral
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO.
PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
História Econômica Geral
Estados Unidos:da colonização a indepedência
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
História Econômica Geral
A Divisão Internacional do Trabalho
IMPERIALISMO.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Apogeu e declínio da influência europeia
1ª Guerra Mundial ( ).
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Imperialismo e Neocolonialismo
Professor Romildo Tavares
Brasil: de país agrário a país industrial
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Industrialização nas Américas
Comércio à escala mundial
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Imperialismo/Neocolonialismo
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
L'IMPÉRIALISME DU XIXème SIÈCLE
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
IMPERIALISMO. IMPERIALISMO GERAÇÃO COCA-COLA.
As etapas do Capitalismo
A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (DIT) PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem? PROF: R O C H A.
Globalização, multipolarização e Fragmentação do espaço mundial
Revoluções e Estados liberais conservadores
O socialismo científico e seus desdobramentos
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Neocolonialismo / Imperialismo
Independência da América Espanhola
Preparatório EsPCEx História Geral
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL,
Preparatório EsPCEx História Geral
A construção dos impérios coloniais. Séculos XIX e XX PROF. ROBERTO ZANDONÁ GUTIERREZ.
IMPERIALISMO n DEFINIÇÃO : Imperialismo é o processo de ocupação da África e da Ásia pelas potências industriais européias no século XIX.
NEOCOLONIALISMO IMPERIALISMO
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Transcrição da apresentação:

O IMPERIALISMO Prof.ª Viviane Jordão

Política de expansão e domínio territorial e/ou econômico de uma nação sobre outras.

A palavra “imperialismo” apareceu apenas em 1870, sendo bastante utilizada entre 1890 e 1914, e servindo ainda hoje para designar práticas militares e culturais desenvolvidas por potências para exercer domínio sobre outros Estados, politicamente independentes.

INTRODUÇÃO A partir de 1830, a Revolução Industrial se espalhou pela Europa. Países como Bélgica, França, Alemanha, Itália e Rússia começaram a se industrializar em momentos diferentes, causando uma grande concorrência comercial entre eles. Além desses países EUA e Japão se industrializaram, acirrando as disputa dos países industrializados por matérias-primas e mercados consumidores. Acirrando = estimulando

IMPERIALISMO A concepção de Imperialismo constituiu-se de duas características fundamentais: O investimento de capital em territórios externos; A propriedade econômica monopolista. “Um país imperialista era um país que dominava economicamente outro país”.

Por volta de 1860, iniciou-se a Segunda Revolução Industrial, caracterizada pela descoberta de novas fontes de energia, como o petróleo e a eletricidade, além de novos materiais como o aço. Os capitalistas aumentaram a produtividade com a racionalização do trabalho dos operários e o desenvolvimento da produção em série. As fábricas passaram a ser controladas pelos bancos ou grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), que detinham o monopólio dos mercados em seus países.

Trustes (fusão de diversas empresas do mesmo ramo). Cartéis (grupo de grandes empresas independentes que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor). Holdings (empresa que domina o controle de ações sobre outras empresas, como possuidora da maior parte de suas ações).

Esses conglomerados ficaram tão poderosos que passaram a controlar os rumos das economias de seus países, pois não havia mais a livre concorrência – as pequenas empresas eram “engolidas” pelas grandes, que acabavam determinando os preços a divisão dos mercados para cada conglomerado industrial. Essa fase ficou conhecida como capitalismo financeiro ou monopolista, pois os bancos passaram a controlar a produção industrial.

A EXPANSÃO COLONIAL CAPITALISTA Entre 1880 e 1914, as grandes potências capitalistas dividiram entre si a influência sobre parte do planeta. Pintura indiana, c. 1840, de criança inglesa passeando acompanhada de criados nativos.

A EXPANSÃO COLONIAL CAPITALISTA FATORES Fatores econômicos: busca por novos mercados, necessidade de novas fontes de energia e matérias-primas para a indústria em ascensão. Fatores políticos: campanha política, para mostrar o poderio nacional. Fatores culturais: justificou-se como uma missão civilizadora do homem branco, que levaria aos povos “atrasados” as conquistas da ciência e da indústria. Ingleses sendo carregados por nativos no Ceilão, c. 1875.

A colonização do século XIX foi diferente daquela ocorrida nos séculos XVI e XVII. Os novos colonizadores voltaram-se para a Ásia e para a África, enquanto os colonizadores do Antigo Regime concentraram seus esforços no Novo Mundo. O novo colonialismo serviu para os países europeus aliviarem seu excesso populacional, enviando os pobres e condenados pela justiça para suas colônias.

Mercado Consumidor; Mercado fornecedor de matéria-prima; Mercado fornecedor de mão-de-obra; Mercado para investimento de capitais. 2ª Rev. Industrial Aumento da produção; Mercado saturado; Acumulo de capital. Entre 1880 e 1914, a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob política indireta de um ou outro estado de um pequeno grupo

A PARTILHA DA ÁFRICA O pontapé inicial para o domínio imperialista da África pelos europeus foi a conquista da Argélia pelos franceses, em 1830. Em 1867, foram descobertas minas de diamantes no Transvaal (região no sul da África). Em 1889, ouro e cobre foram descobertos na Rodésia (hoje Zambia e Zimbábue). Os países europeus que experimentavam o processo de industrialização começaram a anexar territórios africanos aos seus impérios. Parei nesse slide, rever o restante pág D10 da Apostila.

Ilustração do século XIX onde as potências industriais “dividem” a China.

Os europeus na África antes do século XIX África por volta de 1830

PARTILHA DA ÁFRICA

PARTILHA DA ÁSIA E DA OCEANIA

IMPERIALISMO NORTE AMERICANO Doutrina Monroe – “A América para os americanos”. Essa política visava proteger o continente americano da influência dos europeus, principalmente das decisões do Congresso de Viena, que defendia, entre outras coisas, a legitimidade das metrópoles europeias em recolonizar seus territórios na América. Investiam na produção de matérias-primas.

Consequências do Neocolonialismo / Imperialismo • Desestruturação de sistemas produtivos locais. • Fome endêmica, miséria crônica. • Submissão econômica das regiões dominadas. • Agravamento de conflitos regionais. • Tribos nômades foram obrigadas a se fixarem. • Confisco de terras dos povos nativos. • Ruptura do sistema de vida local. • Interferência cultural: mudança de hábitos costumes crenças e consumo. • Desenvolvimento de nações industrializadas. • Disputas imperialistas. • I Guerra Mundial.

QUESTÕES O pensamento europeu no século XIX, foi influenciado por dois ideários. Quais são eles? Explique. Defina Liberalismo. O que significa socialismo utópico? Quem foram os pensadores do Socialismo Científico? Qual foi sua teoria? Como podemos definir Anarquismo? O que é Imperialismo? Faça uma tabela sobre as diferenças entre a colonização do século XVI e o século XIX. Fale sobre a Doutrina Monroe. O que é e qual o seu objetivo. Cite três consequências do Imperialismo?