A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Divisão Internacional do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Divisão Internacional do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 A Divisão Internacional do Trabalho

2 DIT A chamada Divisão Internacional do Trabalho é a especialização produtiva de cada país na economia e no comércio mundial, ou seja, o que cada país produz e comercializa pelo mundo.

3 DIT clássica Época da colonização:
- As Metrópoles forneciam produtos manufaturados às suas colônias. Exemplos: Tecidos e ferramentas. As colônias: Forneciam produtos primários. Exemplos: Ouro, prata, açúcar, especiarias e madeira. Até aproximadamente a primeira metade do século XX, era pequena a presença de multinacionais no mercado internacional. Naquela época, os países pobres mantinham suas economias voltadas, basicamente, à produção e exportação de gêneros primários.

4 Nova DIT A DIT se modificou e adquiriu novas características:
- Países subdesenvolvidos ainda continuam dependentes do dinheiro e tecnologia vindos de fora, porém agora com algumas diferenças.

5 Nova DIT Países Desenvolvidos enviam aos países subdesenvolvidos:
Produtos industrializados de tecnologia superior. Capitais: Empréstimos e Investimentos. Tecnologia.

6 Nova DIT Países Subdesenvolvidos enviam aos países desenvolvidos:
Produtos industrializados de tecnologia inferior. Capitais: Juros e lucros (Correspondentes aos empréstimos e investimentos estrangeiros).

7 Classificação dos países
Alguns dos principais países desenvolvidos tecnologicamente e industrializados: - Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Japão, Itália, Holanda e Canadá. Principais países subdesenvolvidos que se industrializaram na segunda metade do século XX a partir da expansão das multinacionais: Brasil, Argentina, México, Índia, China e África do Sul.

8 Fronteiras “ Cabe ao Estado determinar as condições de instalação dessas empresas, se elas podem ou não se apropriar do lucro social local. Isso depende de interesses dos governantes de Estado e de quais fronteiras querem materializar.” Apostila 3 COC, Capítulo 4, página 200. “ É nosso objetivo estar presente em todo e qualquer país do mundo[...] Nós, na Ford Motors Company, olhamos o mapa do mundo como se não existissem fronteiras. Não nos consideramos basicamente uma empresa americana . Somos uma empresa multinacional. “ SANDRONI,P. Novo dicionário de economias. SP: Circulo do livro, 1994.

9 Conclusão geral: Fronteiras
À medida que as transnacionais expandem seus limites de produção e investimentos, suas linhas de influência e atuação ultrapassam as fronteiras de seus países-sede, tornando-se cada vez maiores e mais poderosas, atuando na reorganização da dinâmica capitalista e na mundialização do capital, característica básica da globalização.


Carregar ppt "A Divisão Internacional do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google