A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
CULTURA – ESTUDO 1 CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO

2 Alvo: Nações Pobres: África, Ásia, Oceania e América Latina.
Neocolonialismo: - Nova forma de dominação = domínio econômico, político, social e cultural. - Domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (Inglaterra, França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Japão, EUA, Rússia). Problemas: Crise do Capitalismo -Medidas protecionistas - não importar. Necessidades: - Matéria-prima, mercados e mão-de-obra barata. Solução: Dominar-Controlar- Explorar -Investir capital e conquistar novos mercados. Alvo: Nações Pobres: África, Ásia, Oceania e América Latina.

3 Missão Civilizadora: Causas:
- Busca de matéria-prima; - Conquista de mercados-consumidores; - Acomodação de excedentes populacionais -secundário; - Estruturação de bases estratégicas - neutralizando a concorrência. Missão Civilizadora: • Homem branco, europeu e norte-americano teriam a missão de levar o progresso técnico-científico às regiões “atrasadas” e sem condições de progredirem sozinhas.

4 DARWINISMO SOCIAL .Darwinismo Social: as sociedades se modificam e se desenvolvem como os seres vivos. As transformações nas sociedades representam a passagem de um estágio inferior para outro superior, onde o organismo social se mostra mais evoluído, adaptado e complexo. Se na natureza a competição gera a sobrevivência do mais forte, também na sociedade favorece a sobrevivência de sociedades e indivíduos mais fortes e evoluídos. As expressões: “luta pela existência” e “sobrevivência do mais capaz”, tomadas de Darwin, apoiaram o individualismo liberal e justificaram o lugar ocupado pelos bem sucedidos nos negócios.

5 EVOLUCIONISMO SOCIAL Os evolucionistas formaram a primeira escola antropológica. Tendo como paradigma principal a sistematização do conhecimento acumulado sobre os “povos primitivos” e o predomínio do trabalho de gabinete. A análise desses antropólogos era feita a partir dos relatos de viajantes e dos colonizadores que lhes chegavam às mãos. Defendiam a ideia de que a história da Humanidade se dava através de um processo evolutivo que ia da selvageria à civilização, passando pela barbárie. Utilizavam o chamado método comparativo, em que tomavam como parâmetro a sociedade europeia do século XIX.


Carregar ppt "CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google