Participe deste mutirão!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
Advertisements

Localização Geográfica Relevo Clima e Vegetacão Hidrografia
América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
Biomas brasileiros.
América Latina : Quadro natural
Domínio Amazônico Prof. Paulo C. Moura.
BIOMAS BRASILEIROS.
Floresta amazônica. Itens pesquisados Localização Localização Características do ambiente Características do ambiente Clima Clima Vegetação Vegetação.
A ocupação da América e do Brasil
A gestão do patrimônio ambiental brasileiro
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
AMÉRICA LATINA.
AMÉRICA AMÉRICA LATINA.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
Representações do espaço Amazônico
América Latina Unidade e diversidade.
Bacias Hidrográficas do Brasil
A importância da Biodiversidade
Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
História dos Portugueses no Mundo
Entre o Caribe e os Andes
América do Sul.
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Prof. José Victor GayLussac
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 7º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA DO BRASIL: Localização Geográfica.
Cap. XVIII Políticas territoriais:
América Latina.
Hidrografia e Clima.
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
OS BIOMAS BRASILEIROS.
Por quê nas fronteiras da Amazônia?
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
UMA VIAGEM PELO BRASIL REGIONAL LINDOMAR CLAÚDIA PAULO.
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPLEXOS REGIONAIS.
AMÉRICA LATINA.
Floresta Amazônica.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
O Continente americano
AV2 DE GEOGRAFIA – 7º ANO 3º TRIMESTRE.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
América Central.
Colonização Africana Colonização Africana.
América latina América Platina.
BIOMAS DO BRASIL.
Aluno: Caio Barreto Temer Tia Paula 5° Ano
REDES HIDROGRÁFICAS SÃO TODOS OS RECURSOS HIDROGRÁFICAS DE UM PAÍS, COMPOSTOS GERALMENTE PELOS RIOS , LAGOS E REPRESAS.
Amazônia: domínio natural do norte da América do Sul cuja área abrange, além do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRASIL  O Brasil possui uma área total de Km², o que faz dele o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
América Aspectos gerais.
Los impactos del Cambio Climático en el Pantanal Alcides Faria
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
1.Nação : reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma, tendo os mesmos costumes e adotando a mesma religião, formando,assim, um povo, cujos.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Interpretação de Mapas e gráficos
Transcrição da apresentação:

Participe deste mutirão! A M A Z Ô N I A URGENTE! Participe deste mutirão! EDITORA

Amazônia Continental 43% da América do Sul A extensão total da Amazônia é de 7,5 milhões de Km2. Isso representa 43% do total da superfície da América do Sul. A Amazônia brasileira tem uma extensão de 5,2 milhões de Km2 representando quase 68% do total da Amazônia. A população total da Amazônia é de uns 23 milhões. Na Amazônia brasileira há uns 17 milhões que representam 74% da população amazônica. Por isso, a Amazônia brasileira tem uma grande importância na discussão mundial sobre meio-ambiente, ecologia e diversidade.

3.400 Km de comprimento (Leste-Oeste) Extensão: 3.400 Km de comprimento (Leste-Oeste) 2.000 km de largura (Norte-Sul). No Brasil a Amazônia corresponde a 3,5 milhões de km², representando 41% da área total do País. Hoje a Amazônia Legal tem uma superfície de 5.035.747,80 e corresponde a 61,2% do território nacional.

9 países Sul-Americanos! A bacia Amazônica estende-se por 9 países (incluída Guiana Francesa) dos 13 que fazem parte da América do Sul Amazônia Fonte: Tratado de Cooperação Amazônica.

Diferente “peso específico” amazônico A extensão geográfica da Amazônia que cada país tem é muito diferente, tanto em relação ao total da bacia amazônica como em relação à extensão total do país. Segundo o Tratado de Cooperação Amazônico (TCA) a relação de superfície dos países da bacia amazônica é a seguinte: Brasil Bolívia Peru Colômbia Venezuela Guiana Suriname Guiana Fra. Paraguai Argentina Uruguai Chile ...... Domínio Amazónico ___ Cuenca Amazónica Equador 10 20 30 40 50 60 70 80 Bolívia Brasil Colômbia Equador Guiana Peru Da bacia Do País

E para você, o que representa a AMAZÔNIA? 04 visões da Amazônia Inferno ou paraíso? Pátio do fundo da casa? Carta de negociação? ou Nossa morada? E para você, o que representa a AMAZÔNIA?

mundo”, “recursos infinitos”... A imagem de inferno: 2. Amazônia: “Quintal de fundo da casa” Explora-se e se leva o que dá lucro e dinheiro. Joga-se o lixo e os resíduos que ninguém quer. Até os problemas sociais de outras partes são empurrados para a Amazônia. 1. Amazônia: Paraíso ou Inferno A imagem do paraíso: “Eldorado”, “pulmão do mundo”, “recursos infinitos”... A imagem de inferno: “lugar inóspito e de enfermidades”, “inferno verde”, “animais ferozes”, “índios selvagens”, “grande vazio”, “espaço paupérrimo”... Visões opostas que se digladiam entre si ao longo da história recriando-se nos distintos contextos e épocas.

4. Amazônia: “nossa morada” (“ñande rekoha” – en guarani) 3. Amazônia: “Carta política de negociação” CIMI Esta é a visão dos povos tradicionais da região. As lógicas e os projetos políticos de vida dos povos amazônicos não são levados em consideração pelos poderosos. $ Se negocia com a Amazônia, sem levar em conta seus moradores, para conseguir quotas de poder e participação nas novas configurações políticas do planeta.

Amazônia:nossa morada São quatro os elementos da paisagem que marcam a região Norte: a bacia do rio Amazonas a planície a floresta o clima.

O rio Amazonas A PLANÍCIE O rio Amazonas é o mais extenso do mundo no eixo Ucayali-Amazonas: são 6761 km. Tem mais de 1.100 rios e 7.000 afluentes, com uma extensão total de cerca 50.000 km dos quais 23.000 km navegáveis Despeja no oceano, a cada segundo, 220.000 m³ de água doce. São as terras baixas da região, limitada ao norte pelo Planalto das Guianas e ao sul pelo Planalto brasileiro. A vegetação é variada dependendo dos locais onde se desenvolve

O CLIMA É dividido pelas chuvas: O primeiro semestre, quando chove muito é o “inverno” O segundo semestre com chuvas mais escassas é “o verão”. Além dos rios as florestas dominam a Amazônia, sendo 67% das florestas tropicais do mundo inteiro. Elas cobrem 80% da região amazônica.

AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA A água A biodiversidade A mata em pé Os povos que nela moram

Na Amazônia estão cerca de 15% a 20% da água doce A biodiversidade, recursos naturais, água doce, princípios ativos, engenharia genética, minérios estratégicos, são umas das riquezas mais valiosas que a Amazônia possui. Na Amazônia estão cerca de 15% a 20% da água doce do planeta.

Abriga 34% das reservas mundiais de florestas e uma gigantesca reserva de minérios. 30% de todas as espécies de flora e fauna encontram-se nesta região. A Amazônia abriga espécies de animais, insetos e plantas que não podemos quantificar e, boa parte, nem descrever.

Num só hectare podemos encontrar até 200 tipos de árvores; cerca de 500 espécies de organismos. Num rio ou lago podemos encontrar mais diversificação de peixes que em inteiras bacias hidrográfica de paises temperados.

OS POVOS DA AMAZÔNIA A Amazônia é retalho de raças e de povos. Tirando os Povos Indígenas os outros foram aqui deportados ou atraídos sempre em vista de extrair e produzir riquezas para fora.

POVOS INDÍGENAS: os donos da terra Calcula-se que na época da colonização, os índios na Amazônia eram cerca de 3 milhões. Seus territórios foram invadidos. Foram escravizados e deportados ou então submetidos a programas de “integração” à sociedade que orgulhosamente se autodenominava de “nacional”.

A Amazônia é habitada por cerca de 180 Povos Indígenas com suas línguas e tradições

OS NEGROS- A Pátria perdida... Milhares e milhares de homens e mulheres foram trazidos da África como escravos. Muitos nem chegaram vivos neste lado do Atlântico. Morreram de banzo, de saudade, a bordo dos navios negreiros.

O povo negro sempre encontrou formas de resistir ao processo de exploração e escravidão: os quilombos. Ainda hoje cantam e dançam emocionados os cantares e ritmos que a mãe África lhes legou. As festas dos santos padroeiros na Amazônia têm características negras misturadas com indígenas. Existem cerca de 1.000 comunidades quilombolas na Amazônia: 335 no Pará e 535 no Maranhão.

OS NORDESTINOS – atraídos e abandonados. No século XIX a extração do látex das seringueiras da Floresta Amazônica adquiriu grande importância econômica e atraiu dezenas de milhares de migrantes do nordeste brasileiro e despertou o interesse de grandes companhias extrativistas européias e norte-americanas.

Nas primeiras décadas do século XX, com a concorrência da borracha asiática, a borracha amazônica perdeu mercado e a economia regional entrou em rápido declínio, deixando milhares de famílias de seringueiros na miséria.

A colonização mais recente: Sulistas Na chamada segunda colonização, famílias principalmente do sul do país migraram para a Amazônia, incentivadas pelo governo. As condições de vida eram as piores possíveis

japoneses São a comunidade de origem estrangeira mais significativa na região. Na cidade de Tomé-Açu, no Pará, são os maiores produtores de Pimenta-do-Reino.

Amazônia: Terra vazia ou terra de ninguém! Brasil Bolívia Peru Equador Colômbia Venezuela Guiana Suriname Guiana Fra. Paraguai Argentina Uruguai Chile Amazônia: Terra vazia ou terra de ninguém! Os problemas sociais dos distintos países e regiões do Continente são empurrados para a Amazônia. A Amazônia é considerada como terra vazia ou terra sem dono, terra de ninguém. Assim aconteceu com os pobres do nordeste brasileiro ou os pobres das regiões andinas, da costa peruana, colombiana, venezuelana, etc. foram empurrados com promessas douradas para o “Paraíso da Amazônia”. Isto gerou graves problemas para os povos da região.

A Amazônia no contexto americano

IIRSA Os outros nos pensam... T.L.C. A.L.C.A. Grandes Projetos de Integração da Infra-estrutura Regional Latino-americana T.L.C. Tratado de Livre Comércio A.L.C.A. Área de Livre Comércio das Américas Corredores transamazônicos e transoceânicos que conectam comercialmente o Atlântico com o Pacífico (oceano estratégico do terceiro milênio). A América Latina é vista como um mercado de 500 milhões de consumidores!

Os outros nos pensam... 80% da biodiversidade e 20 % da água doce do planeta está na Amazônia. Petróleo, gás, jazidas de minerais preciosos e estratégicos.

Os outros nos pensam... Os Movimentos Sociais são vistos como “perigosos” para os interesses dos “grandes”:

América Latina sob o controle dos EE.UU Os outros nos pensam... Bases militares, projeto de bases e regiões de exercício do exército dos Estados Unidos América Latina sob o controle dos EE.UU

Rotas de ingresso da cocaína e heroína na Amazônia brasileira Tráfico de drogas, De armas, De pessoas

1a 2a Para muitos analistas, a Amazônia é hoje a 2a região geopolítica mais estratégica e cobiçada do mundo, depois do Oriente Médio.

A política governamental para a Amazônia Os 03 Brasis: O rico, o moderno: é o SUL O intermediário, que fornece insumos básicos, o mercado: é o NORDESTE A fronteira que fornece as matérias primas à economia nacional e internacional: é a AMAZÔNIA, a Colônia do Brasil de hoje

O CAMINHO DO PROGRE$$O Estradas Grilagem Desmatamento Pecuária Colonização Monocultura Mineração Grandes projetos “MAMAZONÍA” Valle del Huallaga (Pichis Palcazu): 600 millones US$, hoy dedicado a la coca. Carretera Iquitos – Nauta: 100 millones

De Assis Brasil a Puerto Maldonado, Cuzco, Lima - Peru Estradas De Assis Brasil a Puerto Maldonado, Cuzco, Lima - Peru