Mapeamento de repertórios básicos de leitura e escrita em uma escola com baixo índice na Prova Brasil. Carolina C. Silveira1, Camila Domeniconi2, Elenice.

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Transcrição da apresentação:

Mapeamento de repertórios básicos de leitura e escrita em uma escola com baixo índice na Prova Brasil. Carolina C. Silveira1, Camila Domeniconi2, Elenice S. Hanna3, Priscila Benitez4, Érica C. A. G. da Silva5   1. Estudante de Doutorado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; 2. Docente e Pesquisadora do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Depto.de Psicologia, UFSCar, São Carlos/SP; 3. Docente e Pesquisadora do Programa de Psicologia, no Depto. de Processos Psicológicos Básicos, Unb, Brasília/DF; 4. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia, UFSCar, São Carlos/SP; 5. Estudante de IC da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos/SP ; *ericacristina_100@hotmail.com. Introdução Baixos desempenhos de alunos de 5o ano na Prova Brasil têm sido documentados desde sua criação. A literatura científica aponta que precisão em repertórios mais elementares, como a leitura e a escrita de palavras isoladas interfere diretamente no sucesso da compreensão de leitura de textos, habilidade diretamente mensurada pela Prova Brasil. Ao mesmo tempo, os dados do DLE-2 indicaram que os alunos apresentam baixo controle de estímulos em tarefas que demandavam compor palavras com letras separadas. O estudo indicou uma importante lacuna nas medidas escolhidas para a Prova Brasil em relação a repertórios mais básicos de leitura e escrita que também se encontram defasados para alunos de 5º ano. Figura 1. Percentual de alunos por intervalo de acertos nas relações de leitura e escrita do DLE-1 e do DLE-2. Objetivo O objetivo deste estudo foi descrever repertórios básicos de palavras isoladas para 92 alunos de 5o ano de uma escola com baixo índice na Prova Brasil em 2011 de São Carlos. Foram utilizadas duas avaliações, uma de palavras regulares e uma de irregulares, que tiveram sua construção pautada na concepção de leitura e escrita como rede de relações comportamentais. Método As avaliações informatizadas, Diagnóstico da Rede de Leitura e Escrita 1 - DLE-1 (regulares) e DLE-2 (irregulares), são compostas por tarefas que requerem resposta ativa do aluno no computador, e presença de um monitor para dar comandos de acerto e erro no teclado. Os conjuntos de estímulos e respostas são identificados por letras, em um sistema que resume as relações comportamentais investigadas: estímulos- A = palavra falada, B = figura, C = palavra impressa; respostas- D = resposta oral, E = resposta de escrita por seleção de letras na tela, e F = resposta de escrever. O projeto foi autorizado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Universidade Federal de São Carlos (CAAE17495414.1001.5504). Para a análise de dados, foi realizada uma descrição dos repertórios de leitura e escrita por uma distribuição do percentual de alunos em intervalo de acertos para todas as relações dos dois instrumentos. Resultados e Discussão Conclusão Pode-se observar que os alunos apresentaram maiores déficits de desempenho para repertórios de escrita sob ditado, em comparação com repertórios relacionados à leitura. Conclui-se que as avaliações realizadas possuem implicações prescritivas e podem ser aliados complementares às medidas mais complexas da Prova Brasil. Referências de Souza, D. G., de Rose, J. C., & Hanna, E. S. (1996). Diagnóstico de leitura e escrita: tarefas para avaliação de repertórios rudimentares de leitura e escrita. Produção técnica para avaliação de alunos candidatos ao ensino pelo Programa Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos. Ministério da Educação (2011a). Plano de Desenvolvimento da Educação PDE/SAEB. Agradecimentos À todos os colaboradores do projeto OBEDUC e ao financiamento da Capes. À instituição que aprovou o trabalho: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar