A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes Wagner, Me. Simone Nenê Portela Dalbosco e Me. Suzi Darli Zanchett Wahl (Professoras do curso de Psicologia), Faculdade Meridional IMED INTRODUÇÃO RESULTADOS Os indivíduos apresentam reações psicológicas frente a situações cotidianas e deve-se estar atento para estas sensações, uma vez que podem tornar-se patológicas, tais como os sintomas depressivos e de ansiedade. Os sintomas do transtorno depressivo constituem-se por humor triste, vazio ou irritável com adição de alterações somáticas e cognitivas, atingindo significativamente a capacidade de funcionamento do sujeito. O modelo cognitivo apresenta a presença da tríade cognitiva em indivíduos que apresentam indícios de um transtorno depressivo, ou seja, possuem uma visão negativa de si, visão negativa do mundo e dos outros, além da visão negativa do futuro. Já a ansiedade está relacionada a uma emoção natural em situações de ameaça, sendo considerada como parte da resposta de sobrevivência evolutiva de “luta ou fuga” na medida em que pode ser normal ou adaptativa. A abordagem cognitiva dá um enfoque na compreensão da ansiedade normal e patológica e do papel do medo na manutenção da doença, com a presença de preocupações exacerbadas. OBJETIVO Este trabalho tem como objetivo avaliar os sintomas depressivos e de ansiedade em alunos do curso de psicologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS MATERIAL E MÉTODOS Trata-se de um estudo quantitativo observacional, com uma amostra composta por 224 estudantes de ensino superior. A coleta de dados foi realizada de forma coletiva, nas salas de aula de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo está vinculado à pesquisa “Avaliação e promoção de Habilidades Sociais em diferentes contextos” e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade Meridional (IMED) sob o número 016/2011, CAAE número O instrumento utilizado foi o Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21). O estudo evidenciou a presença de sintomas depressivos e de ansiedade em estudantes de psicologia. Diante disto, é crucial reforçar a necessidade de criação de ações de prevenção e intervenção em saúde mental no ambiente acadêmico, investigando-se mais a fundo os contextos destas sintomatologias. A partir desta avaliação, os sujeitos foram convidados a participarem de uma intervenção grupal de treinamento de habilidades sociais, a fim de auxiliar os acadêmicos a entrarem na vida profissional de maneira mais saudável. REFERÊNCIAS Apóstolo, J. L. A., Mendes, A. C., & Azeredo, Z. A. (2006). Adaptado para a Língua Portuguesa da Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS). Revista Latino-am Enfermagem, 14(6), 1-9. Vergara, K. A., Cárdenas, S. D., & Martínez, F. G. (2013). Síntomas de depresión, ansiedad y estrés en estudiantes de odontología: prevalencia y factores relacionados. Revista Colombiana de Psiquiatría, 42(2),


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google