Biomassa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição do ar O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O acréscimo.
Advertisements

Do petróleo ao plástico
Limites de Emissão para Ônibus Diesel ônibus a etanol de 3ª geração Euro I NOx (g/kWh) Euro II Euro III Euro V Euro IV 2,0.
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
De onde vem a energia ? Combustíveis Fósseis Alternativos Carvão
Energias Químicas no Cotidiano
BIOMASSA Caroline F. Teles - 1º A – 13/08/08.
Energia Limpa . Nome: Anne Carmim ..
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
BIOMASSA Energia alternativa.
Reações químicas.
Estimativa do Potencial Energético
V Oficina de PIR na USP Alex Leão Genovese Análise da biomassa
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
Ciclo do carbono ciclo natural : o elemento químico carbono cicla na natureza devido a processos físico-químicos que o envolvem; Interferência humana:
Ambiente e sociedade.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
BIOCOMBUSTIVEL.
Curso de Técnico de Informática e Sistemas
Economia e Fontes Alternativas de Energia
Grupo 4- Energia de Biomassa
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Biomassa.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Eduardo Bonifácio de Sena Eduardo Gomes
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
FÍSICA 3 ENEM 2007.
Gestão Sustentável dos Recursos
Energia limpa.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Empresas de biomassa.
Aula 8 Lays Omena - Química.
Análise termodinâmica da Combustão
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
Álcool ou Gasolina ? Ao abastecer um carro bicombustível, o motorista pode comparar o custo de cada fonte de energia e escolher o combustível mais econômico.
ENERGIA FONTES ALTERNATIVAS
Antonio José de Figueiredo
Combustões completas e incompletas
2005 Gás Boliviano: Mm³/d Gás Argentino: Mm³/d Produção Nacional: Mm³/d Gás Natural Liquefeito: Mm³/d TOTAL: Mm³/d Consumo.
Energias renováveis e não-renováveis
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
AGRENER GD e 8 de junho de 2006, Campinas-SP
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
BIOMASSA Letícia e Gabriela 2M2.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
Química Orgânica 2014 – prof Marcelove
FONTES DE ENERGIA.
Professores: Aline De Bona e Humberto Oliveira
Usinas termoelétricas,vantagens e desvantagens.
Profª Karoliny D. Lecheski Química
Energia Renovável Biomassa.
Termoquímica Deborah Tiemi Saiki Luiz Antonio Rosa Machado 17103
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
COMBUSTÍVEIS RENOVÁVEIS - ETANOL
Energia das Biomassas.
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Água – fundamental para vida.
FACENS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA
Aulas 11 e 12 Biologia A – Caderno 2 Página 155.  Açúcares funcionam como combustíveis no interior das células  “queima” dos açúcares  Reações exotérmicas.
Uso da energia Proveniente da Biomassa
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Termelétricas
3ª CONFERÊNCIA - EGA FONTES DE ENERGIA
Geração e distribuição de energia elétrica
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Biomassa

Biomassa é o nome dado a qualquer combustível proveniente de fonte orgânica utilizado para a geração de energia elétrica. Desta forma, podemos classificar como biomassa, o bagaço da cana-de-açúcar, a lenha, o lixo urbano ou industrial, carvão, resíduos agrícolas, biogás, etc. A biomassa é uma forma indireta de energia solar. A energia solar é convertida em energia química, através da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos.

No Brasil A utilização de biomassa para a geração de energia tem sido objeto de vários estudos na busca por fontes mais competitivas e pela redução das emissões de dióxido de carbono. No Brasil, verifica-se uma grande utilização de biomassa como fonte energética, o que reflete o grande avanço do país na aplicação de energias renováveis. O aproveitamento do potencial energético da biomassa pode ser uma solução econômica e ambientalmente favorável para a substituição de fontes fósseis.

A biomassa, na verdade, sempre foi utilizada pelo homem como combustível para geração de energia se considerarmos a lenha, que é usada desde o começo das civilizações (porém não para gerar eletricidade…), e o gás natural (CH4) muito utilizado na Europa, por exemplo.

A questão é que de uns tempos para cá, com o aumento da preocupação relativa ao efeito estufa, o uso da biomassa como forma de obter energia limpa e barata vem representando um enorme atrativo principalmente para as indústrias.

A energia disponível na biomassa apresenta-se sempre na forma de energia química, impondo a necessidade da utilização de processos de conversão para sua utilização como: combustão direta, gaseificação, pirólise, liquefação, digestão anaeróbica, etc.  O objetivo deste processo pode ser  obtenção de calor, trabalho mecânico, energéticos líquidos e gasosos (etanol, gás combustível, carvão, biogás). 

É a queima da biomassa em fornos, caldeiras ou fogões É a queima da biomassa em fornos, caldeiras ou fogões. O problema deste tipo de combustão é a baixa eficiência, por causa da umidade da biomassa (que na lenha pode ser de 20% ou até mais, por exemplo) e da baixa densidade energética dos combustíveis envolvidos neste tipo de geração de energia Combustão

Gaseificação Conversão do combustível sólido em gás por meio de reações termoquímicas e em seguida utilização do gás obtido (que contém basicamente CO, H2, CH4, CO2 e N2) para obtenção da energia. Este método é bem mais eficiente que a combustão direta por utilizar um combustível mais puro, além de produzir emissões atmosféricas mais limpas. O gás obtido a partir deste método pode ser usado em turbinas a gás ou mesmo em motores de combustão interna, comprovando sua maior versatilidade.

Consiste em aquecer o material original ( geralmente lenha ) , ( normalmente entre 300°C e 500°C ), praticamente sem a presença de oxigênio, até que o material volátil seja retirado. O principal produto final é o carvão. Pirólise

Biodigestão Anaeróbia Ocorre na ausência de ar, porém o processo de decomposição da biomassa é feito por bactérias (biológico) que ao decompor o material (processo que ocorre normalmente com a biomassa, porém nesse caso, é acelerado em um biodigestor), produz o biogás composto por metano e dióxido de carbono que tem um conteúdo energético em torno de 5.500 kcal/m³. É muito usado na conversão de lixo urbano (em aterros) e agrícola em combustível.

Fermentação Processo biológico, mas aqui os microorganismos conhecidos como leveduras convertem os açúcares de plantas, como a cana de açúcar, em álcool (etanol e metanol).

Processo químico que transforma óleos vegetais em glicerina e uma mistura de ésteres, etílicos ou metílicos, conhecidos como biodiesel. Transesterificação

A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.

Baixo custo de aquisição;  Não emite dióxido de enxofre;  As cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis;  Menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos);  Menor risco ambiental;  Recurso renovável;  Emissões não contribuem para o efeito estufa.  vantagens

Menor poder calorífico;  Maior possibilidade de geração de material particulado para a atmosfera. Isto significa maior custo de investimento para a caldeira e os equipamentos para remoção de material particulado; Dificuldades no estoque e armazenamento.  Desvantagens

. Fim