Entre o Caribe e os Andes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
GEOGRAFIA DAS DROGAS.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
América Latina : Quadro natural
Independência da América Latina
Regiões do Brasil.
2º Reinado O governo de D. Pedro II Unidade 8 (temas 3 a 6)
Ideais Iluministas invadem a América
HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR DO BRASIL
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
AMÉRICA DO SUL – aspectos gerais
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
BOLÍVIA Nas Alturas.
PERU Território Inca.
América Latina Unidade e diversidade.
Correção da Prova 4° Bimestre.
Regionalização do Espaço Americano
Prof. José Victor GayLussac
MIGRAÇÕES.
América do Sul.
América do Sul.
AS AMÉRICAS 2 MÉXICO.
Independência – Características Gerais No contexto da Crise do Sistema Colonial Pela elite colonial Conflitos armados.
América Central Prof. Rudimir.
SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
REGIONALIZAÇÕES DO CONTINENTE AMERICANO
CARACTERÍSTICAS GERAIS
A atividade agrícola e o espaço agrário
América Latina.
AMÉRICA ANDINA O DOMÍNIO DOS ANDES.
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
As Américas América Latina.
AMÉRICA.
O Cone Sul Bacia da Platina: Estruturada pelos rios Paraná, Uruguai e Paraguai. Drena regiões de planícies fluviais e baixos planaltos (brasileiro,Patagônia.
África: Aspectos Naturais.
AMÉRICA ANDINA “O GRITO COLETIVO”.
América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural
Geografia Por Tabata.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
Colonização das Américas
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
Independência da América Espanhola
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
América Platina.
Independência da América Espanhola
País das Ilhas Galápagos
América Andina A América andina são os países que possuem a cordilheira dos Andes presente em seu território.
Tão próximos e ainda “distantes” do Brasil.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Revisão.
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
O Continente americano
O ISTMO E O CARIBE.
Produção Econômica da América Latina – parte II
Revisão 8º ano.
América Central.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
O Relevo do continente americano
América latina América Platina.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Luta pela emancipação política nas Américas
Entre os Andes e o Pacífico - Macro região latino-americana: Formada pelo Peru e Equador, com a presença da Cordilheira dos Andes e com modelo econômico.
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Características da economia das Américas Central e do sul
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
América Porções Central e Sul
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
Transcrição da apresentação:

Entre o Caribe e os Andes

Entre o Caribe e os Andes A América do sul é regionalizada tradicionalmente de tal forma que: - Os territórios cortados pela Cordilheira dos Andes, são denominados “Países andinos”. Os territórios drenados pela bacia do Prata, são os países Platinos”(Argentina, Uruguai e Paraguai)

Países Andinos

Entre o Caribe e os Andes

As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela - São resultados de um longo trajeto histórico marcado por junções e fragmentações. - No período colonial, a região integrou com os atuais Panamá e Equador, o vice-reinado de Nova Granada.

As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela Nos altiplanos colombianos: Possuíam metais preciosos onde abrigavam o mais importante núcleo econômico do Vice-reinado. A Venezuela: Pobre em metais. Permaneceu marginalizada no início da colonização utilizada somente para captura de índios e pecuária, suprindo as necessidades de outras regiões da Colômbia. Possuía também produtos agrícolas que eram comercializados nas Antilhas por contrabandistas.

As fronteiras entre a Colômbia e Venezuela 2ª metade do século XVIII: Criou-se a capitania geral da Venezuela que passou a ter uma identidade própria. A pirataria do Caribe adquiria o tabaco, cacau e açúcar valorizando as costas caribenhas. Aos poucos foi acontecendo esta separação porém, ainda subordinada ao vice-reinado. A Venezuela nasceu voltada para o Caribe e a Colômbia sempre foi o núcleo de povoamento.

A Independência

A Independência Da Venezuela( Simon Bolívar), o processo de independência se alastrou e toda a região passou a integrar a “Grã- Colômbia”. - Em 1830, a Grã - Colômbia se desfez dando origem aos atuais Estados da Colômbia, Venezuela e Equador.

Colômbia: Café ao narcotráfico Café: Cultivado em pequenas propriedades entre 800 a 2000 m de altitude. Representa 60% das exportações do país e 14% do mercado mundial. A Colômbia importa produtos industrializados e alimentos. 70% da população vive nas cidades.

Colômbia: Café ao narcotráfico Possui baixo desenvolvimento tecnológico porém grandes jazidas petrolíferas que alimentam um parque petroquímico em expansão. A produção agrícola de “coca” ocupa grande parte das melhores terras onde 80% da droga é consumida pelos E.U.A e Europa. Guerra Civil: Forças armadas X FARC. 40% do território está sob controle das FARC e o exército da libertação nacional(E.L.N).

Colômbia: Café ao narcotráfico A FARC possui em torno de 15 mil soldados paramilitares. Os EUA obrigou o governo colombiano a adotar o plano Colômbia para acabar com o plantio da coca bem como com a guerrilha. Tendo um financiamento de 1,3 bilhão de dólares e equipamentos militares, tal plano entrou em ação. Essa guerra provocou a emigração rural.

FARC

Venezuela: A economia petroleira Bacia do Orenoco: Encaixada entre o maciço montanhoso e o planalto das Guianas. Foi a primeira via de invasão hispânica na Venezuela. O rio Orenoco: Separa a Venezuela em 02 núcleos: a) Terras altas, despovoadas e florestadas (Sul); b) Maior parte da produção (Norte). Porção setentrional: Indústrias e comércio. Bacia de Valência: Açúcar e algodão.

A economia petroleira Venezuela: teme que o Brasil incorpore a região despovoada à Amazônia. Garimpeiros do Brasil invadem o território, provocando incidentes diplomáticos. 90% dos venezuelanos moram nas cidades. O petróleo ocupou o lugar da economia nacional. Até 1958: A Venezuela tinha instabilidade política devido a golpes militares e ditaduras. Décadas seguintes: Acordos vantajosos, democracia e modernização

A economia petroleira 1980: A Venezuela começa a enfraquecer devido à recessão mundial do petróleo(OPEP), dívida externa e privatização de empresas. Década de 1990: Eleição de Hugo Chaves(1998). FIM