TEMA: O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Perfil do Cristão Estudo 3 O Poder da Fé
Advertisements

Antes de entendermos e aplicarmos os ensinamentos do memorial da ceia do Senhor precisamos entender o que vem um pouco antes da ceia... Mateus ;
«PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS»
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
Amai-vos com Eu vos amei
11: O Credo Apostólico, a regeneração e a conversão
4 Você Já Ouviu Falar das Leis Espirituais?.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
Em busca da ovelha perdida. Jo
Curso da Pastoral do Batismo
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
“Onde você é alguém especial”
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Seja Bem-Vindo !.
Alcançando As Promessas
A CRUZ SINAL DE VITÓRIA.
A fé é uma energia espiritual no nosso coração e uma iluminação no nosso psiquismo que nos possibilita crer em Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Formador: Waldiney Oliveira
Cedo ou tarde, toda pessoa que raciocina ficará curiosa em saber para onde irá depois da morte e onde passará a eternidade.
1.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
SER DE JESUS.
Na antiga cidade de Laodicéia, na Ásia Menor, há quase
Jesus é a VIDA João
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.
Se você não cuidar em fazer boas obras, não poderá se salvar! Sem caridade não há salvação! A doutrina mais satânica que eu já ouvi, é esta de que.
FESTA DA DIVINA MISÉRICORDIA
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Efésios Salvos pela graça, vivos para a Glória! Juntos! © João Paulo Thomaz de Aquino, 2013.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
Meus irmãos e minhas irmãs;
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
A MENSAGEM QUE PROCLAMAMOS
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O poder da Evangelização
UMA VIDA TRANSFORMADA PELA GRAÇA
TEMAS BÍBLICOS.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
O QUERIGMA NAS ESCRITURAS
V Domingo do Tempo Comum
As Quatro Grandes Comissões
JESUS NO LITORAL FORMAÇÃO PARA EVANGELIZAÇÃO
Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer de novo sendo velho
“Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” Ef 2.6.
“Crê no Senhor Jesus e...".
1.
ESTUDANDO A BÍBLIA QUEM É UM CRISTÃO?.
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Autor: Célio Augusto Machado
TREINAMENTO EM EVANGELISMO.
A CERTEZA DA SALVAÇÃO NR. 03 PRÉ-ENCONTRO
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
XXVI Domingo do Tempo Comum
Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo.
UMA PREGAÇÃO CARISMÁTICA
Este é o plano simples de Deus para que você possa ser salvo...
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
“Portanto se o filho os libertar, vocês de fato serão livres. ” João 8
Ciclo A Domingo XIV do Tempo Comum Domingo XIV do Tempo Comum 6 de Julho de 2014 Música:“Aleluia” de Martinus 6’15 (Liturgia das Gálias)
Transcrição da apresentação:

TEMA: O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS Formadora: Helena Gaia

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 1 - INTRODUÇÃO: A missão que hoje continuamos começou como um Big Bang no dia de Pentecostes, com o querigma dos apóstolos; O que vamos apresentar agora é uma visão panorâmica e analítica do querigma dos apóstolos tal como o encontramos nos seis (6) discursos querigmáticos no Livro dos Atos dos Apóstolos.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 1 - INTRODUÇÃO: Os apóstolos, sob o profundo impacto da morte e ressurreição de Jesus, fato dos quais foram testemunhas oculares, e com o poder do Espírito Santo enviado no dia de Pentecostes, cumpriram fielmente essa missão.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 2 – Conteúdo da pregação querigmática: JESUS! Jesus anunciou o Reino; seus discípulos anunciam Jesus, que personifica o Reino; “Jesus pregador”, passa a ser “Jesus pregado”; Felizmente, contamos com o registro fiel da proclamação original dos Apóstolos nos chamados “Discursos Querigmáticos”.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS A – O conteúdo Exercício: Anexo 12A RESSUSCITADO MORTO GLORIFICADO JESUS SALVADOR MESSIAS SENHOR

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 2 – Conteúdo da pregação querigmática: JESUS Morto por nossos pecados (1Cor 15,3); Ressuscitado para nossa bênção e para capacitar-nos a afastarmo-nos do mal (At 3,26); Glorificado para nos conceder a possibilidade de conversão e o perdão dos pecados (At 5, 31);

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 2 – Conteúdo da pregação querigmática: JESUS Salvador de todo homem e de todos os homens. Único e suficiente. (At 4, 12; 1 Tm 2,5); Senhor com todo poder nos céus e na terra (Fl 2, 9-11); Messias que tem e dá o Espírito Santo (At 2,36); EXERCÍCIO

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 2 – Conteúdo da pregação querigmática: JESUS Aceitar Jesus como único Salvador implica renunciar a qualquer outro meio de salvação; não são as nossas obras, nem nosso ministério, nem dinheiro, nem poder; E o Apóstolo Paulo nos adverte que é necessária a proclamação explícita e pública da fé em Jesus, como Senhor de toda a nossa vida (Rm 10, 9-10);

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 3 - Objetivo do Querigma dos Apóstolos: a salvação integral e o Dom do Espírito Santo. “Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1 Tm 2,4) Por isso, os Apóstolos e seus sucessores devem anunciar a Boa Nova da salvação até os confins da terra e até o fim do mundo.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS Objetivo: Salvação Integral e Universal

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 3 - Objetivo do Querigma dos Apóstolos: a salvação integral e o Dom do Espírito Santo. Além disso, a salvação obtida por Jesus é integral: alcança o corpo, a alma, e o espírito (1 Tes 5, 23); Uma vez que Jesus realizou essa salvação pelos méritos de sua morte e ressurreição, recebe-se o Dom do Espírito Santo;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 3 - Objetivo do Querigma dos Apóstolos: a salvação integral e o Dom do Espírito Santo. Nele também vós, tendo ouvido a Palavra da verdade – o evangelho da vossa salvação – e nela tendo crido, fostes selados pelo Espírito da Promessa, o Espírito Santo: Ef 1,13. O Espírito Santo sela a salvação, faz presente e eficaz a obra salvífica de Jesus e integra-nos e integra-nos na comunidade de redimidos.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 3 - Objetivo do Querigma dos Apóstolos: a salvação integral e o Dom do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem nos revela Jesus como Salvador e nos possibilita proclamá-lo “Senhor” (1 Cor 12,3). A comunidade cristã é o ambiente onde se pode viver, crescer e perseverar na Nova Vida, no Espírito Santo.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Fé é o fundamento da esperança; é uma certeza a respeito do que não se vê. (Hb 11,1) A fé viva é uma fé salvífica. São Paulo fala com determinação: “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus: não vem das obras, para que ninguém se ancha de orgulho.” (Ef 2, 8-9)

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS A resposta do homem: FÉ e CONVERSÃO

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. A fé é o plug que nos conecta à fonte de salvação e consiste em: Acreditar na existência do Deus único e verdadeiro, que é amor e te ama; Aceitar Jesus como único e suficiente meio de salvação;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. A fé é o plug que nos conecta à fonte de salvação; Declarar Jesus como único Salvador e Senhor; Viver de acordo com aquilo que cremos: somos filhos de Deus e herdeiros de sua glória; viver como cidadãos do Céu; não podemos viver escravizados pelo pecado; implica renunciar ao pecado e a outro meio de salvação;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. A fé é o plug que nos conecta à fonte de salvação; Não basta crer no coração; É necessário manifestar externa e publicamente a adesão e entrega incondicional a Jesus Cristo;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. A fé é o plug que nos conecta à fonte de salvação; Por isso nos diz São Paulo: “Porque, se confessares com tua boca que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo” (Rm 10, 9)

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Conversão: é a primeira manifestação da fé viva, salvífica. É uma mudança de mentalidade: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,2)

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS Resposta do homem: fé e conversão

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Conversão: é a primeira manifestação da fé viva, salvífica. É viver como filhos e herdeiros de Deus; É viver como ressuscitados no Ressuscitado; Trocar nossa vida pela Vida de Jesus.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Convidar Jesus, Salvador e Senhor, ao coração. Como Zaqueu, é necessário acolher Jesus em nossa casa (coração), para que transforme nossa vida. Zaqueu não mudou para receber Jesus, mas porque recebeu Jesus em sua casa, sua vida foi transformada e de toda sua família;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Convidar Jesus, Salvador e Senhor, ao coração. Esse é precisamente o plano de Jesus: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei, e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap 3,20)

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Convidar Jesus, Salvador e Senhor, ao coração. Portanto, se o evangelizado aceita Jesus como seu único Senhor e abre o coração para Jesus, pode-se pedir-lhe que renuncie ao pecado;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Convidar Jesus, Salvador e Senhor, ao coração. No processo evangelizador, uma vez que se tenha convidado Jesus a entrar no coração e o tenha proclamado como único e suficiente salvador, deve-se fazer uma renúncia explícita a todo pecado e a Satanás com suas obras.

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS 4 – Resposta do homem à proposta do Querigma: fé e conversão. Síntese de Paulo: A fonte da salvação é Deus, que prova seu amor para com os pecadores enviando seu filho (Rm 5,8); A Salvação é gratuita (Ef 2,8-9; Rm 3,24); Nós a fazemos nossa mediante a fé (Rm 3,25);

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS Rm 3, 24-26

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS CONCLUSÃO: Jesus pregou o Reino e os Apóstolos pregaram o próprio Jesus, que dá o Espírito Santo para viver a vida nova, o que se obtém mediante uma resposta da fé e conversão; O Querigma – anúncio da pessoa de Jesus – não pode ser mudado nem por um anjo do céu;

O QUERIGMA DOS APÓSTOLOS CONCLUSÃO: Não há debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos (At 4, 12) Jesus é o único e suficiente Salvador; nosso Salvador, meu Salvador. Hino de Paulo aos Filipenses (Fl 2,6-11)