Psicoacústica Conceitos básicos

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Transcrição da apresentação:

Psicoacústica Conceitos básicos Fga. Pierangela Nota Simões

Forma da onda Movimento das partículas em função do tempo: senóide (MHS)

Forma da onda Amplitude x frequência

Onda sonora Comprimento de onda Cristas e vales: máximo deslocamento Nós de vibração: amplitude nula

Tipos de som Tom puro Som complexo Ruído

Tom puro Constituído por uma única frequência Sistema vibratório simples, vibra de maneira uniforme num mesmo sentido e numa única frequência Não é encontrado na natureza Produzido por diapasões e geradores de audio

Diapasão

Som complexo Composto por vária frequências relacionadas harmonicamente entre si Sistema vibratório composto É produzido pelas vozes humanas, pelos instrumentos musicais e pela natureza

Ruído Superposição de várias frequências sem relação harmônica É um som inconstante e instável, marcado por períodos irregulares Expressa uma sensação auditiva desagradável e perturbadora

Tom puro Onda senoidal: resulta de um MHS

Som complexo Onda complexa: composta de uma série de senóides Pode referi-se tanto a um som complexo quanto a um ruído Onda periódica Onda aperiódica

Onda periódica Repete-se em iguais intervalos de tempo Todos os ciclos tem as mesmas características As senóides que compõem a série devem ser múltiplas da frequência senoidal mais baixa

Onda complexa periódica

Série harmônica Série de Fourier

Série harmônica Dó Hz fo 256 f2 512 f3 768 f4 1024 f5 1280

Onda aperiódica A irregularidade é sua principal característica Tem movimento vibratório aleatório e imprevisível Sons produzidos por aviões, automóveis, cachoeiras, sons sibilantes da fala

Onda complexa aperiódica

Dimensões da onda sonora Frequência Amplitude

Frequência É o número de ciclos que as partículas realizam em um determinado período de tempo A faixa de frequência audível para o ouvido humano: 20 a 20.000 Hz

Frequência

Frequência A frequência em que uma fonte sonora vibra é determinada pelas propriedades da fonte massa rigidez A frequência em que um sistema vibra é chamada de frequência natural

Frequência natural Inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa Diretamente proporcional à raiz quadrada de sua rigidez

Amplitude É o maior afastamento das partículas de ar ao realizar a vibração É o afastamento máximo da posição de equilíbrio e depende da força da ação que produziu a vibração

Qualidades do som Altura Intensidade Timbre

Altura Relacionada à frequência de vibração Sons graves e agudos Expressa em Hertz (Hz)

Som agudo

Som grave

Frequência

Intensidade Relacionada à amplitude da onda sonora ou à pressão de energia transportada Sons fortes ou fracos Expressa em Decibéis (dB)

Som forte

Som fraco

Intensidade

Timbre É a qualidade acústica que especifica o som Varia em função da natureza do corpo sonoro

Atributos do som Pitch Loudness

Pitch Constitui um aspecto psicológico do som, relacionado à taxa de repetição da forma de onda É uma sensação subjetiva, que permite classificar as sensações auditivas em graves ou agudos, com cerca de 1.000 intervalos discrimináveis

Pitch O ouvido humano consegue detectar mudanças de frequência na ordem de 1% Békèsy (1936) 18 Hz: limite entre a sensação vibratória e a sensação audível Frequência de Fusão

Loudness É a avaliação que um indivíduo faz do som de acordo com sua intensidade, considerando-o forte ou fraco O ouvido humano precisa de pelo menos 1dB de intervalo para perceber uma diferença na intensidade, alcançando 100 intervalos discrimináveis, que vão do limiar de audição ao desconforto

Intensidade (forte/fraco) Dimensões Qualidades Sensações Frequência Altura (grave/agudo) Pitch Amplitude Intensidade (forte/fraco) Loudness Timbre

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