Psicoacústica Conceitos básicos Fga. Pierangela Nota Simões
Forma da onda Movimento das partículas em função do tempo: senóide (MHS)
Forma da onda Amplitude x frequência
Onda sonora Comprimento de onda Cristas e vales: máximo deslocamento Nós de vibração: amplitude nula
Tipos de som Tom puro Som complexo Ruído
Tom puro Constituído por uma única frequência Sistema vibratório simples, vibra de maneira uniforme num mesmo sentido e numa única frequência Não é encontrado na natureza Produzido por diapasões e geradores de audio
Diapasão
Som complexo Composto por vária frequências relacionadas harmonicamente entre si Sistema vibratório composto É produzido pelas vozes humanas, pelos instrumentos musicais e pela natureza
Ruído Superposição de várias frequências sem relação harmônica É um som inconstante e instável, marcado por períodos irregulares Expressa uma sensação auditiva desagradável e perturbadora
Tom puro Onda senoidal: resulta de um MHS
Som complexo Onda complexa: composta de uma série de senóides Pode referi-se tanto a um som complexo quanto a um ruído Onda periódica Onda aperiódica
Onda periódica Repete-se em iguais intervalos de tempo Todos os ciclos tem as mesmas características As senóides que compõem a série devem ser múltiplas da frequência senoidal mais baixa
Onda complexa periódica
Série harmônica Série de Fourier
Série harmônica Dó Hz fo 256 f2 512 f3 768 f4 1024 f5 1280
Onda aperiódica A irregularidade é sua principal característica Tem movimento vibratório aleatório e imprevisível Sons produzidos por aviões, automóveis, cachoeiras, sons sibilantes da fala
Onda complexa aperiódica
Dimensões da onda sonora Frequência Amplitude
Frequência É o número de ciclos que as partículas realizam em um determinado período de tempo A faixa de frequência audível para o ouvido humano: 20 a 20.000 Hz
Frequência
Frequência A frequência em que uma fonte sonora vibra é determinada pelas propriedades da fonte massa rigidez A frequência em que um sistema vibra é chamada de frequência natural
Frequência natural Inversamente proporcional à raiz quadrada de sua massa Diretamente proporcional à raiz quadrada de sua rigidez
Amplitude É o maior afastamento das partículas de ar ao realizar a vibração É o afastamento máximo da posição de equilíbrio e depende da força da ação que produziu a vibração
Qualidades do som Altura Intensidade Timbre
Altura Relacionada à frequência de vibração Sons graves e agudos Expressa em Hertz (Hz)
Som agudo
Som grave
Frequência
Intensidade Relacionada à amplitude da onda sonora ou à pressão de energia transportada Sons fortes ou fracos Expressa em Decibéis (dB)
Som forte
Som fraco
Intensidade
Timbre É a qualidade acústica que especifica o som Varia em função da natureza do corpo sonoro
Atributos do som Pitch Loudness
Pitch Constitui um aspecto psicológico do som, relacionado à taxa de repetição da forma de onda É uma sensação subjetiva, que permite classificar as sensações auditivas em graves ou agudos, com cerca de 1.000 intervalos discrimináveis
Pitch O ouvido humano consegue detectar mudanças de frequência na ordem de 1% Békèsy (1936) 18 Hz: limite entre a sensação vibratória e a sensação audível Frequência de Fusão
Loudness É a avaliação que um indivíduo faz do som de acordo com sua intensidade, considerando-o forte ou fraco O ouvido humano precisa de pelo menos 1dB de intervalo para perceber uma diferença na intensidade, alcançando 100 intervalos discrimináveis, que vão do limiar de audição ao desconforto
Intensidade (forte/fraco) Dimensões Qualidades Sensações Frequência Altura (grave/agudo) Pitch Amplitude Intensidade (forte/fraco) Loudness Timbre
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