Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
Advertisements

MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
COMPOSTOS NITROGENADOS DAS CÉLULAS
Prof. Thiago Moraes Lima
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Professora Marisa Dionísio
Biologia Prof. Fláudio.
Estrutura e função do RNA
O DNA e a Estrutura Molecular do Cromossomo
Ácidos Nucléicos.
ÁCIDOS NUCLEICOS Existem 2 tipos de ácidos nucleicos:
Genética Molecular: o que vamos estudar?
Ácidos Nucléicos e Síntese de Proteínas
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Ácidos Nucleicos.
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ácidos Nucléicos.
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DOS SERES VIVOS
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
DNA e RNA.
AULA 08 E 09 SÍNTESE PROTÉICA CODIFICAÇÃO GENÉTICA SIRLENE DAS VIRGENS.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ácidos Nucléicos.
GENÉTICA MOLECULAR Tanto em organismos procariontes como em organismos eucariontes, qualquer classe de moléculas deve preencher certos requisitos básicos.
das atividades celulares
Trabalho elaborado por: Luís Martins nº 17 Patrícia Duarte nº 20 Professora Elvira Monteiro.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
ÁCIDOS NUCLEICOS.
SÍNTESE Proteica e código genético
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Ácidos nucleicos.
2 ORGANIZAÇÃO MOLECULAR DA CÉLULA
Ácidos Nucleicos Estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) Ácido desoxirribonucleico (DNA) – Caracteres.
Ácidos Nucléicos.
Biologia A.
Biologia Molecular Professora Ana Carolina.
Metabolismo de controle
E.E.E.M. ADOLFO FETTER Ácidos Nucleicos.
Obs: Nucleosídeo = açúcar + base nitrogenada
Sequencia de aminoácidos
Vera Regina Medeiros Andrade
Ácidos nucléicos e síntese proteica
Ácidos Nucléicos São moléculas complexas produzidas pelas células e essenciais a todos os organismos vivos. Estas moléculas governam o desenvolvimento.
NÚCLEO CELULAR.
Metabolismo De Construção
Biologia Código Genético e Síntese Protéica Código Genético
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ação Gênica.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos.
Metabolismo dos Nucleotídeos
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Profª. Drª Narlize Silva Lira
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
Genética A genética é a parte da biologia que estuda a passagem das características biológicas e físicas de geração para geração. Os cientistas acreditam.
DNA / RNA Ácido Desoxirribonucleico Ácido Ribonucleico
CITOGENÉTICA.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
ÁCIDOS NUCLEICOS 1. Um ser humano adulto é formado por 100 biliões de células. do ovo ou zigoto. Todas essas células resultaram do ovo ou zigoto. O ovo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Ana Gardênia.
Ácidos Nucleicos Prof. Anderson Moreira. NUCLEOSÍDEO NUCLEOTÍDEO = adenosina monofosfato (AMP)Adenosina difosfato (ADP) Adenosina trifosfato (ATP) Adenina.
Preparatório ENEM 2009.
ÁCIDOS NUCLÉICOS Nos ácidos nucléicos podem identificar-se três constituintes fundamentais: Ácido fosfóricoÁcido fosfórico(fosfato) - confere aos ácidos.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
Transcrição da apresentação:

Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS Ácidos nucleicos - são macromoléculas presentes em todas as células, tanto livres como combinados com proteínas (nucleoproteínas): - ARN ou RNA (ácido ribonucleico) - DNA ou ADN (ácido desoxiribonucleico) São constituídos por nucleótidos que desempenham papel: fundamental na informação genética; no metabolismo intermediário; no armazenamento de energia(ATP); na constituição de coenzimas (NADP+; NADP+; FAD; coenzima A) Nucleótido – associação (A+B+C) entre: A- um composto cíclico de azoto => bases azotadas B- uma molécula de açúcar C- uma molécula de ácido fosfórico

Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS As bases azotadas que entram na constituição dos ácidos nucleicos são derivadas das estruturas: - purina => bases púricas - pirimidina => bases pirimídicas bases púricas do DNA => Adenina e Guanina bases pirimídicas do DNA => Timina e Citosina bases púricas => Adenina e Guanina bases pirimídicas => Citosina e Uracilo São apenas dois os açúcares (simples) dos ácidos nucleicos: - a ribose no RNA (ribonucleico) - a desoxirribose no DNA (desoxirribonucleico) Ácido fosfórico – composto de fósforo, oxigénio e hidrogénio (H3PO4)

Bases azotadas Açúcares dos ácidos nucleicos - monossacáridos

Ácido fosfórico

Os ácidos nucleicos- NUCLEOPROTEÍNAS A dupla hélice do DNA O DNA é na maior parte dos organismos uma ácido nucleico bicatenário, Por isso é constituído não por uma mas por duas cadeias enroladas uma na outra => dupla-hélice do DNA As duas cadeias estão ligadas uma à outra por bases azotadas

DNA

Replicação (ou duplicação) do DNA Processo complexo que requer pelo menos 15 proteínas As duas cadeias vão se separando à medida que progride a duplicação em ambas, através através da associação à cadeia original de nucleótidos de bases complementares (DNA matriz)

Síntese ou transcrição) do RNA Excepto em alguns vírus, o RNA são sintetizados a partir de uma parte da molécula de DNA É uma cadeia de DNA que serve de matriz mas não é sempre a mesma para todos os RNA (DNA  RNA por transcrição)

Enzimas responsáveis pela transcrição e replicação Duplicação do DNA e transcrição do DNA ->RNA: - polimerases do DNA (DNA-polimerases) - polimerase do RNA(dependentes do DNA) Em certos vírus (retrovírus) a informação está contida no RNA => sua duplicação => propagação do vírus - polimerase de RNA (dependente de RNA) Passagem da informação genética de uma célula para a outra onde a infecção viral se introduziu (célula-hospedeira): - polimerase de DNA (dependente de RNA)-(transcriptase inversa) Síntese de novo DNA na célula e proliferação através de divisão celular

Tradução do gene em proteínas (RNA mensageiro é o intermediário) GENE => molécula de DNA que codifica => síntese de cadeia de aminoácidos => proteína Código DNA => sequência dos nucleótidos (3 a 3 bases) que determinam a incorporação de 1 aminoácido => sequência dos aminoácidos na proteína DNA dirige a síntese das proteínas através de um RNA mensageiro => residindo a informação genética na ordem ou sequência das bases azotadas Cada grupo de 3 bases do RNA mensageiro (mRNA) é específico de 1 dado aminoácido=> códão ou tripleto (ex: CCG; CCA; AGG) Tradução – transferência de informação do mRNA para a estrutura da molécula proteica

Códão que dá origem à síntese de qualquer proteína Código Genético – correspondência entre cada tripleto (códão) de RNA e cada um dos 20 aminoácidos habituais das proteínas (desde 1964)

O papel do RNA mensageiro

Estruturas fundamentais que intervêm na tradução RNA de transferência e ribossomas tRNA – é responsável pela formação de um complexo activado com cada aminoácido e pelo seu transporte até ao tripleto que lhe corresponde na cadeia de mRNA Ribossomas –estruturas celulares que servem de “posto de transferência”; têm 60 a 65% de rRNA (RNA ribosómico) e 35% a 40% de proteína Onde deve começar a tradução Formação da ligações peptídicas Emparelhamento correcto entre códãos e anticódãos