O Portal do Estudante de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmo e Programação
Advertisements

Introdução a Programação
Introdução a Algoritmos
Programas e Microprogramas
Introdução a Programação
Marco Antonio Montebello Júnior
Desenvolvendo Algoritmos
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Engenharia de Software
Programação para Geociências
Engenharia de Software
Introdução a Programação Renata Freire
Introdução a Informática
CIC 107 Programação de Computadores I
Lógica de Programação Módulo II
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional II
Universidade Federal do Espírito Santo
Linguagens de Programação
Introdução aos Algoritmos
Noções de Estrutura de Dados Logica de Programação
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fluxograma e Pseudocódigo
Programação e Sistemas de Informação
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
PRC Bruno Correa.
Professor Fernando Luís
Processamento da Informação BC-05045
Conceitos Básicos Lógica de Programação
Lógica de Programação Introdução.
Introdução à Programação
Aula 5 Lógica de Programação Germano Marcos
FACENS – Engenharia da Computação Lógica Computacional I
Introdução Capítulo 1 Lógica de Programação
INTRODUÇÃO – LOGICA E ALGORITMOS
Prof. Esp. Fernando Barreto
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
IB 1 Introdução à Computação Apresentação do curso Fonte: Prof: Joseana Macedo Fachine na01.ppt.
Algoritmos e Programação de Computadores
Algoritmos e Programação de Computadores
Fábio de Oliveira Borges
Lógica de programação introdução Professor William.
INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Algoritmos.
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo
Fábio de Oliveira Borges
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Algoritmos Estruturados
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Algoritmo e Programação
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Linguagens de Programação
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação I
Introdução à lógica de programação
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Algoritmo É uma descrição seqüencial ordenada dos passos que devem ser executados de forma lógica e clara, com a finalidade de facilitar a resolução de.
Disciplina: Lógica de Programação
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Introdução à Lógica de Programação (2)
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
COMPILADORES 02 Prof. Marcos. COMPILADORES Do Programa à Execução Computadores das mais variadas arquiteturas têm funcionamento:
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Algoritmos – Conceitos Iniciais
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Disciplina: Estrutura de dados e Algoritmos Docentes: MSc. Manuel Zunguze.
Transcrição da apresentação:

O Portal do Estudante de Computação Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação www.facebook.com/ComputacaoDepressao www.ComputacaoDepressao.com.br Linguagem C Pascal Lógica de Programação

Algoritmos Um algoritmo é uma sequência de instruções ou comandos que, ao serem seguidos, resolvem algum certo problema que foi passado. Não é algo só da computação. Existem algoritmos matemáticos e basicamente algoritmos do cotidiano. Algoritmo famoso para estudo: trocar uma lâmpada.

Trocar uma lâmpada Subir na escada Desenroscar a lâmpada Descer da escada Jogar fora a lâmpada queimada Pegar a lâmpada nova Enroscar lâmpada nova Testar lâmpada nova

Trocar uma lâmpada E se a escada não estiver firme e apresentar riscos ao subir? E se a lâmpada queimada estiver muito quente para ser desenroscada? E se a lâmpada nova estiver queimada? Não só essas, mas uma infinidade de questões surgem ao aproximar um algoritmo simples da realidade. Por isso nós, programadores, não podemos pensar no melhor. Devemos sempre pensar no pior, e tratar nosso programa para não ser afetados por erros do usuário.

Citação “Os tecnologistas experientes têm desenvolvido soluções de segurança da informação para minimizar os riscos ligados ao uso dos computadores, mas mesmo assim deixaram de fora a vulnerabilidade mais significativa: o fator humano. Apesar do nosso intelecto, nós humanos — você, eu e todas as outras pessoas — continuamos sendo a ameaça mais séria à segurança do outro.” Kevin Mitnick – A Arte de Enganar

Jogar fora a lâmpada queimada Fluxogramas Subir na escada Desenroscar a lâmpada Descer da escada Jogar fora a lâmpada queimada É um diagrama que funciona como uma representação esquemática de um conjunto de operações. Estas operações são representadas por formas geométricas e ligadas através de setas direcionadas umas às outras.

Verificar tempera-tura da lâmpada Fluxogramas Subir na escada Verificar tempera-tura da lâmpada Está muito quente? Desenroscar a lâmpada Na medida que o fluxograma vai ficando mais complexo, outras formas geométricas são utilizadas para representar outros tipos de ações. Esperar esfriar Se sim Se não

Diagramas Qualquer algoritmo computacional é possível de ser transformado em um fluxograma. Fluxograma é apenas um tipo de diagrama existente. Existem outros tipos de diagramas utilizados na computação: Diagramas de Entidades e Relacionamentos Utilizados em Bancos de Dados Diagramas de Casos de Uso, Classe, Sequência, Atividades... Utilizados em Engenharia de Software