Transmissão Genética Agentes Responsáveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula nº21 e 22 6/11/2006 Noções básicas de hereditariedade.
Advertisements

O Núcleo Celular.
Núcleo e Divisão Celular
O número de cromossomos é constante em indivíduos da mesma espécie e variável em indivíduos de espécies diferentes. Espécie 2n de cromossomos Drosófila.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Porque são os filhos parecidos com os pais?
O gene: herança e evolução
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Observe o quadro a seguir, referente a diferentes fases do ciclo celular de uma célula meiótica de determinada espécie. Com base nos dados apresentados.
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Reprodução.
Genética – Conceitos Básicos
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
O que você deve saber sobre
Clonagem A palavra "clone" vem do grego "klón", que significa "rebento" ou "broto". Os cientistas removem o material genético de uma óvulo não-fertilizado.
CROMOSSOMOS E DIVISÃO CELULAR
Aula 12 Os cromossomos.
DNA e RNA.
-Clonagem Reprodutiva
Tema 2 – Sexualidade e Transmissão de Vida
REPRODUÇÃO HUMANA.
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
TRANSMISSÃO DA VIDA: NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
A DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno.
DIVISÃO CELULAR.
Núcleo, Cromossomos e Clonagem
Genética – Conceitos Básicos
O segredo da individualidade
NOÇÕES DE GENÉTICA Você é igual ao seu pai ou a sua mãe?
O núcleo celular.
ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO
Alex Silva da Cruz, Msc Aula 4 Ácidos Nucleicos DNA
HEREDITARIEDADE E CROMOSSOMOS SEXUAIS
Professora: Alexsandra Ribeiro
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Agentes responsáveis pela transmissão genética
Vocabulário Genético Primeira Fase.
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Célula Eucarionte.
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Genética: início do século XX.
Introdução à Genética. Genética é a área da Biologia que estuda a herança biológica, ou hereditariedade. Hereditariedade: é a transmissão de característica.
Hereditariedade.
Capítulo 2 - Metabolismo Celular (Cromossomos)
Noções básicas de hereditariedade
Genética – Conceitos Básicos
GENÉTICA CROMOSSOMOS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.
ADN, genes e cromossomas
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Ácido Desoxirribonucleico. Composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os.
Unidade 2 – Património Genético
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
Base de informações da Genética
Biologia 12 Unidade 2 – Património Genético Magda Charrua 2011/2012 Biologia 12º ano1.
Genética.
Genética e Comportamento Humano
Genética e hereditariedade
Genética Profa. Debora 2015.
Hereditariedade.
BASE CROMOSSÔMICA DA HEREDITARIEDADE Profª Giselle Moura Messias.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
REPRODUÇÃO SEXUADA MEIOSE E FECUNDAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Transmissão Genética Agentes Responsáveis

Índice Hereditariedade Ovo ou zigoto Genes Cromossomas Genética ADN Introdução Cariótipo Psicologia Genoma humano Células germinais

Introdução Este trabalho tem como objectivo o estudo dos agentes responsáveis pela transmissão genética. Estudar o comportamento humano é o objectivo maior da Psicologia. Entender o modo como são passadas ao ser humano certas características dos seus ancestrais através dos genes e qual a influência no seu comportamento, faz parte desse objectivo.

Psicologia Estuda o comportamento e os processos mentais do ser humano; Compreende o ser humano; Questiona-se.

. . . O que determina as nossas escolhas ? Qual a nossa origem ? Quem somos nós ? . . . Porque é que gostamos tanto de umas pessoas e de outras não ? Porque é que temos variações de humor ? Porque é que temos determinadas reacções fisiológicas ?

Psicologia Porque é que os caracteres que nos definem como seres humanos nos distinguem das outras espécies? Porque é que as semelhanças que possuímos entre seres da mesma espécie não nos impedem das diferenças que nos individualizam?

“Tudo o que somos na actualidade é devido aos nossos ancestrais” Hereditariedade “Tudo o que somos na actualidade é devido aos nossos ancestrais” Hereditariedade: Conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas, através da reprodução.

Genética A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no ADN dos indivíduos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. Mas afinal, quais são os agentes responsáveis pela transmissão genética de caracteres?

Células germinais Os gâmetas são as células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação para formar um ovo. O principal objectivo das pesquisas com células estaminais é: Usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. São encontradas em células embrionárias e em vários locais do corpo como no cordão umbilical, na medula óssea, no sangue, no fígado e na placenta.

Células germinais Óvulos Espermatozóide

Ovo ou zigoto O zigoto ou ovo resulta da união de dois gâmetas: Óvulo; Espermatozóide. Célula capaz de guardar as características genéticas dos progenitores, podendo gerar todas as linhagens celulares do organismo adulto. É através de várias divisões mitóticas que dá origem a um novo indivíduo (embrião).

Ovo ou Zigoto Legenda: Formação do Zigoto Legenda: Divisão Binária (sofre sucessivas multiplicações celulares)

Cromossomas Os cromossomas são as estruturas que transmitem, de uma geração para outra, as características da família. Cada indivíduo recebe um cromossoma sexual de cada um dos progenitores, que determina o seu sexo.

Cromossomas

Cromossomas É no núcleo da célula que os cromossomas se encontram Cada espécie possui o seu próprio cariótipo Cromossomas

A borboleta possui 190 pares de cromossomas. O Homem possui apenas 23 pares de cromossomas

Cariótipo Conjunto de cromossomas de uma espécie. Representa o número total de cromossomas de uma célula somática (do corpo). O cariótipo humano contém 46 cromossomas: 23 do espermatozóide e 23 do óvulo, unidos aos pares.

Cariótipo Nas células somáticas humanas são encontrados 23 pares de cromossomas. 22 pares são semelhantes em ambos os sexos e são denominados autossomas. O par restante compreende os cromossomas sexuais, de morfologia diferente entre si, que recebem o nome de X e Y.

O cariótipo humano contém 46 cromossomas: 23 do espermatozóide e 23 do óvulo, unidos aos pares.

O número de cromossomas das diversas espécies biológicas é muito variável. A figura abaixo ilustra o cariótipo feminino humano normal:

Meiose Processo de divisão celular através do qual o número de cromossomas de uma célula é reduzido para metade. Por este processo são formados os gâmetas. Células dos seres vivos que, na reprodução sexual, se fundem no momento da fecundação ou fertilização, para formar um ovo ou zigoto, que dará origem ao embrião, cujo desenvolvimento produzirá um novo ser da mesma espécie.

Cromossomas homólogos Cromossomas iguais que juntos formam um par. Num par, os dois homólogos possuem genes para os mesmos caracteres. Esses genes têm localização idêntica nos dois cromossomas. No zigoto, um cromossoma vem do espermatozóide e o outro vem do óvulo.

Têm por função o armazenamento do património genético, assim como a sua transmissão aquando da divisão celular. Genes Encontram-se alojados nos cromossomas de todas as células do organismo Não existe relação entre o número de genes e a complexidade de um organismo Unidades básicas da hereditariedade Alelos – responsáveis pelas características que explicam a diversidade existente entre os seres humanos, espécie em que, à excepção dos gémeos verdadeiros ou monozigóticos, não existem dois indivíduos de idêntica constituição Unidade fundamental da hereditariedade

Gémeos falsos Gémeos verdadeiros

Gémeos verdadeiros Resultam de um só ovo, fecundado por um só espermatozóide e a divisão do embrião é posterior à fecundação. Possuem património genético igual. Monozigóticos Idênticos Univitelinos

Gémeos falsos Os outros decorrem da fecundação simultânea ou não, de dois ou mais ovos. Possuem património dissemelhante de caracteres. Dizigóticos Bivitelinos

A D N Função: armazenar o património genético, para depois o transmitir Matéria própria da hereditariedade Adenina, timina, guanina e citosina, ao juntarem-se com os açucares e o ácido fosfórico, formam-se nucleótidos e milhares destes formam o ADN Estas sequências podem estar bem escritas – corpo saudável – ou podem conter erros – mutações genéticas

A D N É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas.

A D N Estrutura-se numa espécie de escala helicoidal, em que as duas guardas, formadas por açúcares e ácido fosfórico, se ligam uma à outra por degraus cada um dos quais constituídos por duas bases

Genoma Humano É o nosso código genético Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN Encontra-se nos genes Contém toda a informação para a construção e funcionamento do nosso organismo Está contido em cada uma das nossas células

Genoma Humano Grande ambição dos geneticistas é decifrar as suas sequências Futuramente levará à criação de técnicas sofisticadas para a prevenção e cura de muitas doenças genéticas Técnicas altamente dispendiosas O genoma humano distribui-se por 23 pares de cromossomas que, por sua vez, contêm os genes. Toda esta informação reside no ADN.

Reflexões Comentários

“DNA, o segredo da vida”

Trabalho realizado por: Patrícia Castanheira 12.1 Nº12 Psicologia B