Sistemas reguladores no ser humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO Células do Tec. Nervoso Morfologia do Neurônio
Transmissão do impulso nervoso em neurônios mielínicos
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Edilene , Carol e Ana Laura
Componentes do Sistema Nervoso Central
Prof. Regis Romero.
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Edilene , Janaina e Ana Laura
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Sistema Neuro-hormonal
Sistema Nervoso e a fisiologia dos órgãos dos sentidos
Sistema Nervoso .
SISTEMA NERVOSO.
Profe. Cristiane Rangel 8º ano Ciências
Sistema Endócrino I.
Anatomia Humana Profa Camila
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
Sistema Nervoso Aula Tema: Sistema Nervoso.
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso – parte 1
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO. Glândulas endócrinas: Funções: Secreções de substâncias (hormônios) que atuam sobre células alvo Hormônios: Substâncias químicas que.
SISTEMA ENDÓCRINO. Hormônios: Substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam em tecidos alvo.
Sistema Nervoso.
Introdução O Sistema nervoso é formado por vários órgãos e nervos sendo que o principal órgão é o Encéfalo de onde parte a medula espinhal. O encéfalo.
Funções cerebrais (resumo) Msc. Luciene de O. Vieira.
Sistema Hormonal.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO.
Sistema nervoso.
O neurónio e a transmissão nervosa. 2/12 Corpo celular Núcleo Dendrites Axónio Bainha de mielina Arborização terminal Fibras musculares.
Professor: Guilherme Vieira
SISTEMA NERVOSO Página 138.
SISTEMA ENDÓCRINO Página 91.
Sistema Nervoso Marcus Ferrassoli.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO. GLÂNDULA: é um órgão cuja função é produzir e secretar algumas substâncias com um função pré-determinada.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM Sistema endócrino. Conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos mensageiros químicos. ( Hormônios ) Que atuam no sentido.
Retomada de critérios avaliativos Av 2 – 3º trimestre
Sistema Nervoso.
Fisiologia humana II: coordenação nervosa e sentidos
O que você deve saber sobre
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso Introdução
NEURÔNIOS NEURÔNIO AMIELÍNICO NEURÔNIO MIELÍNICO.
Sistema Endócrino Alila Medical Images/ Shutterstock.
Histologia do Sistema nervoso
Sistema Neuro-Hormonal Ciências Naturais – 9º ano.
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRALSN PERIFÉRICO EncéfaloMedula espinhal Nervos cranianos Nervos raquidianos.
Prof: Marcus Ferrassoli
Sistema Nervoso.
Transcrição da apresentação:

Sistemas reguladores no ser humano Sistema nervoso e endócrino

Sistema nervoso O sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula espinhal e nervos. O encéfalo e a medula espinhal foram o sistema nervoso central (SNC). Os nervos formam o sistema nervoso periférico (SNP).

Os neurônios e os impulsos nervosos Os neurônios são as principais células do sistema nervoso. Os neurônios tem a função de produzir e transmitir os impulsos nervosos. São células extremamente complexas e especializadas e incapazes de se dividir ou regenerar. O impulso nervoso é unidirecional que segue o seguinte padrão: Dendritos Corpo celular Axônio Terminações

Sinapses e neurotransmissores Região de comunicação entre dois neurônios. Não existe contato entre os neurônios. Os impulsos nervosos são transmitidos de um neurônio a outro por substâncias denominadas de neurotransmissores. O impulso nervoso estimula a liberação de vesículas contendo neurotransmissores. O neurotransmissor atravessa o espaço entre os dois neurônios e, ao entrar em contato com o dendrito do neurônio seguinte, estimula a produção de um novo impulso nervoso.

O sistema nervoso central Constituído pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e tronco) e pela medula espinhal. O cérebro é o maior órgão do encéfalo e está dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo, que são ligados por fibras nervosas presentes no corpo caloso. Cada área do cérebro é responsável por detectar sensações e promover ações distintas. A parte mais superficial do córtex cerebral (parte mais externa) é formada pela substância cinzenta (corpos neurais). Abaixo da camada de substância cinzenta há a substância branca, formada por fibras nervosas (axônios e terminações).

Interpreta as sensações percebidas pelo corpo Pensamento e movimentos Forma as imagens captadas pelos olhos Relação entre odores, sabores e memória

Hipotálamo: regula a fome, sede, temperatura corporal, sono e produtor de hormônios reguladores da hipófise. Cerebelo: Controle do equilíbrio corporal e pela manutenção do tônus muscular. Bulbo: Centro cardiorrespiratório, controle da tosse, espirro ou vômito. Ponte: estabelece a ligação entre cerebelo e bulbo

A medula espinhal É um cordão nervoso de aproximadamente 40 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro, começa no tronco cefálico e vai até praticamente o fim da coluna vertebral. Sua função é fazer a comunicação do encéfalo com o restante do corpo. Na medula a substância cinzenta fica na parte interna, em forma de H e a substância branca na parte externa. A medula está protegida pela coluna espinhal e pela caixa craniana. Além dos ossos, tanto a medula quanto o encéfalo estão envolvidos em três camadas de tecidos chamadas meninges, que são: Dura-máter: Meninge mais externa, em contato direito com os ossos, é mais firme e resistente. Aracnoide: camada central, que faz a ligação entre a dura-máter e a pia-máter. Pia-máter: meninge que está em contato direto com o SNC e é mais delicada e frágil e rica em vasos sanguíneos.

Sistema nervoso periférico Formado basicamente pelos nervos. Existem três tipos de nervos: os sensoriais, motores e mistos. Os nervos sensoriais transmite informações do corpo para o SNC. Os nervos motores transmitem a resposta do SNC para o órgãos efetores (músculos ou glândulas). Os mistos desempenham as duas funções. O SNP é dividido em somático e autônomo. As ações voluntárias são controladas pelo SNP somático e as involuntárias pelo SNP autônomo. O SNP autônomo pode ser dividido em dois tipos: simpático e parassimpático, que agem de forma antagônica.

Ato reflexo e arco reflexo Conjunto de reações e conduções de estímulos que culminam em uma reação involuntária. O arco reflexo é o conjunto de estímulos que segue o seguinte padrão: O impulso parte da região estimulada sendo conduzido por um nervo sensitivo até a medula, na medula o impulso é interpretado e um novo impulso é gerado e levado por um nervo motor até o músculo, gerando uma reação. Ao mesmo tempo a medula envia um impulso até o cérebro. Por essa razão muitas vezes a reação ocorre antes mesmo de tomarmos consciência do que aconteceu.

Sistema endócrino Atua transmitindo informações e comando através de hormônios. Hormônios são substâncias produzidas por uma glândula e liberados na corrente sanguínea e atuam sobe um órgão-alvo, regulando seu funcionamento. Existem três tipos de glândulas e somente dois tipos produzem hormônios. Glândulas endócrinas: produzem somente hormônios. Ex.: Hipófise. Glândulas exócrinas: não produzem hormônios e seu conteúdo é lançado fora do corpo ou em uma cavidade. Ex.: Glândula sudorípara. Glândulas mistas: possuem função de glândula exócrina e endócrina. Ex.: pâncreas.

Principais glândulas endócrinas/mistas do corpo. Hipófise: Localiza-se na base do crânio e possui o tamanho de uma ervilha. Produz hormônios e controlam a função de outras glândulas. Conhecida como glândula-mãe. A hipófise apresenta duas porções: a adeno-hipófise (anterior) e a neuro-hipófise (posterior).

Hormônios da adeno-hipófise Somatotrófico (STH): hormônio do crescimento, estimula o crescimento de ossos, cartilagens e músculos. Tireotrófico (TSH): atua estimulando a glândula tireóide. Adrenocorticotrófico (ACTH): Atua regulando a atividade das glândulas suprarrenais ou adrenais. Gonadotróficos ou foliculestimulante(FSH): atua sobre as gônadas estimulando a produção de espermatozoides ou estimula a maturação do óvulo. Prolactina: estimula a produção de leite.

Hormônios da neuro-hipófise A neuro-hipófise armazena e secreta hormônios produzidos pelo hipotálamo. Os hormônios são: Ocitocina: estimula as contrações do útero durante o parto. Antidiurético (ADH): estimula a reabsorção de água pelos capilares do néfron, evitando a perda excessiva de água.

Tireoide Localiza-se na parte frontal da traqueia e produz os hormônios T3 e T4, que regulam o metabolismo celular. O mal funcionamento da tireoide pode ocasionar problemas, tais como: Hipertireoidismo: produção excessiva de hormônios que causa: emagrecimento, insônia, agitação e exoftalmia. Hipotireoidismo: produção insuficiente de hormônios, nas crianças compromete o desenvolvimento físico e mental, nos adultos ocasiona o aumento de peso, raciocínio e movimentos lentos e cansaço excessivo. Ambos podem ocasionar o bócio, que é o aumento acentuado da glândula tireoide.

Paratireoides Pequenas glândulas encontradas atrás da tireoide e que produzem o paratormônio (PTH) e que regula a concentração de cálcio no sangue. Ele é responsável de retirar o cálcio do intestino e dos ossos para o sangue.

Suprarrenais (adrenais) Localizam-se logo acima dos rins. Produzem adrenalina e noradrenalina, que são responsáveis pelo aumento do ritmo cardíaco, aumento da pressão sanguínea, dilatação das pupilas e dos brônquios. Produzem também os corticoides que estão relacionados com a regulação dos processos inflamatórios. Além dos androgênios, incluindo a testosterona.

Pâncreas A parte endócrina do pâncreas secreta o glucagon e a insulina, que são responsáveis pela manutenção dos níveis de açúcar do sangue. A insulina leva a glicose em direção as células. O glucagon leva a insulina ao sangue.