Administração de Banco de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 04 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Advertisements

FACULDADE DE MACAPÁ TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES IMPLEMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM NA EMPRESA EQUACEL CELULAR Orientador: Luiz Hamilton Roberto.
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Replicação e H.A com Postgresql Palestrante: João Cosme de Oliveira Júnior 21/9/2016.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Tópicos especiais de redes Balanceamento de carga com Apache.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Protótipo de um ORM para a plataforma.NET Orientando: Thiago Boufleuhr Orientador: Adilson Vahldick.
Replicação de dados. “A replicação é um conjunto de tecnologias utilizadas para copiar e distribuir objetos e dados de um banco de dados para um outro.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
1 /2 BotecoNet 4Linux Novidades sobre o PostgreSQL apresentadas na PGCon do Canadá PostgreSQL 9.0 Vem aí a alta disponibilidade e performance que você.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Curso: Sistema de Informação
Cluster Windows Server.
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER
PgPool II Master/Master
Balanceamento do TSS 31/maio/2017.
Rafael Lanna Gerente de Produtos O Futuro da Tecnologia para a Gestão Pública.
IFAC1 Hardware e software.
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Persistência de dados e padrão DAO
Sistemas Distribuídos
DBA como Serviço Workshop 06/04/2017
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Tema 1: Conceitos fundamentais de banco de dados
Provendo Alta Disponibilidade para suas Apps em Pequenos, Médios e Grandes Ambientes com SQL Server 2014 Nilton Pinheiro SQL Server Specialist SQL Server.
Princípios de Redes de Computadores
LTSP com alta disponibilidade
Interconexão de Redes Locais
Administração de Gerência de servidores
Geoprocessamento.
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
Audit Trail Logix 16/Agosto/2017.
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Projeto Estruturado de Redes
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Sistemas Distribuídos
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
Tópicos Especiais em Redes I 4º Semestre Aula 04 Prof
ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Computação Distribuída: Aspectos de Projeto
LAMP – Linux Apache MySql e PHP
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Vivendo em um mundo centrado na rede
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Instalação e Manutenção de Computadores Técnico em Informática MAI1
Exercícios IPsec e LDAP
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
Professor: Rogério Benedito de Andrade
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Gerenciamento de backup e dumps do MySQL
BANCO DE DADOS.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Administração de Banco de Dados Arquitectura do Banco de Dados Réplica y Cúster MsC. Leoder Alemañy Socarrás

Objetivos Enunciar as principais características teóricas dos clústers e da replicação de dados.

Clúster

Clúster Clúster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas (ubicados em nós) na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas. As características fundamentais para a construção de clusters são: confiança distribuição de carga performance

Clúster

Clúster de banco de dados Quando falamos em Clúster de banco de dados, pensamos em 3 tipos de clusters: All: Onde a memória (shared buffers) e os discos (datafiles) são compartilhados por cada nó do cluster; Shared Disc: Onde apenas os disco são compartilhados pelos nós do cluster; Shared Nothing: Onde cada nó tem a sua própria memória e discos;

Classificação dos Clústers Software y Hardware Necesidade

Classificação de Software y Hardware Homogéneo Semi-homogéneo Heterogéneo

Classificação além Necesidade Alto Performance HP Alta Disponibilidade HA Balanceamento de carga

Clúster de Alto Performance

Clúster de Alta Disponibilidade

Clúster de balanceamento de Carga

Propuesta de Disenho

Tolerância a falhas

Tolerância a falhas

Propuesta definitiva

Clúster Alta Disponibilidade: o banco de dados está sempre no ar, independente das falhas que possam acontecer. Paralelização de consultas: aumentar a velocidade de processamento das consultas SQL. Úteis em aplicações OLAP e Datawarehouse. Banco de dados distribuído: distribuição da aplicação de banco de dados em múltiplos servidores, até mesmo geograficamente distribuídos.

Réplica

Réplica Replicação dos dados refere-se a cópia dos dados para um     ou mais servidores;   Finalidades: Backup; Alta Disponibilidade; Segurança para o DBA;   Replicação de Dados Replicação de Base de Dados Mínimo 2 computadores distintos. MASTER/SLAVE.

Réplica Quando falamos em Replicação de banco de dados, pensamos em 4 tipos de replicação orientados por 2 paradigmas distintos: Replicação síncrona: onde todas as réplicas possuem sempre os mesmo dados; Replicação assíncrona: onde as réplicas podem ser  sincronizadas depois que um alteração nos dados é realizada; Replicação MultiMaster: onde é possível realizar leitura e gravação em qualquer réplica; Replicação Master/Slave: onde apenas a réplica master permite gravação, enquanto as demais réplicas só permitem leitura.

Réplica de Dados A replicação de dados é uma técnica que permite copiar e distribuir identicamente as tabelas de um banco de dados em múltiplos bancos de dados localizados em diferentes nós da rede. A replicação assegura que os dados corretos estejam sempre disponíveis no momento e no lugar necessário.

Réplica de Datos

Vantagens da replicação de dados Eliminar o impacto da perdida da rede. Proporcionar meios para balanço de carga. Aumentar a disponibilidade da informação. Proporcionar cópia de segurança ante desastres ou falhas.

Quando se realizam as réplicas Minería de Log. Triggers.

Quando se realizam as réplicas

Minería de Log Neste caso a ferramenta de replicação tem que ser capaz de ler as mudanças desde os log ou registros do SGBD no servidor local e depois enviar as novas mudanças para o servidor remoto.

Triggers Para realizar a captura das novas mudanças, a ferramenta de replicação deve criar uma estrutura composta por funções disparadoras e tabelas do mesmo banco de dados.

Tipos de Transmissão Máster-Máster Máster-Slave

Máster-Máster

Máster-Slave (Solo leitura)

Sentido da Transmissão Sincrónico Asincrónico

Ferramentas Pgpool-II Slony I PGCluster PostgreSQL R PostgreSQL (8.4 ou superior)

pgpool-II Middleware entre o servidor de banco de dados PostgreSQL e seus clientes; Melhor tratamento de conexões excedentes. Pool de conexões, que permite que conexões com as mesmas características (usuário, banco de dados e versão do protocolo utilizado) Replicação através da execução simultânea de uma operação em diversos servidores Modos : raw, connection cool, replication, parallel e master/slave( Slony-I ).

Slony-I Slony-I é uma extensão ao PostgreSQL que realiza replicação Assíncrona entre um mestre e um ou mais escravos; Indicado principalmente para uso em Data Centers e para realização de backups em tempo real das bases de dados de um servidor. Solução apontada pelo site oficial do PostgreSQL como a extensão mais popular disponível livremente para replicação assíncrona.

PGCluster É uma extensão para PostgreSQL que oferece replicação Síncrona entre dois ou mais mestres Solução indicada pelo site oficial do PostgreSQL como a solução mais popular disponível para esse tipo de replicação. Composto por três tipos de servidores distintos: Servidor de replicação (Replication Server) Balanceador de carga (Load Balance Server) Servidor PostgreSQL em si;

Postgres-R Postgres-R é uma extensão ao servidor de banco de dados PostgreSQL que fornece replicação Síncrona (vários mestres) e foi projetada para ser o mais transparente possível para o cliente. Objetivo de implantação de um servidor de banco de dados PostgreSQL de alta disponibilidade e com balanceamento de carga sem o uso de qualquer equipamento especial, Utilizar equipamentos que estão amplamente disponíveis e um custo acessível.

Conclusiones ¿Como se classificam as réplicas segundo o sentido da transmissão? ¿Como se classificam as réplicas segundo as forma de transmissão? ¿Quando se utiliza um clúster de bancos de dados? ¿Como se classificam os clústeres segundo software e hardware? ¿Como se classificam os clústeres segundo as necessidades a resolver?