Magnificat.

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Transcrição da apresentação:

Magnificat

E Maria disse: A minh’alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador (Lc 1,46-47). O Senhor, diz ela, elevou-me por um dom tão grande e inaudito, que nenhuma palavra o pode descrever e mesmo no íntimo do coração é difícil compreendê-lo.

Por isso dedico todas as forças de meu ser ao louvor e à ação de graças, contemplando a grandeza daquele que é eterno, e ofereço com alegria minha vida, tudo que sinto e penso, porque meu espírito rejubila pela divindade eterna de Jesus, o Salvador, que concebi e é gerado em meu seio.

O Poderoso fez em mim maravilhas, e santo é o seu nome! (Lc 1,49). Estas palavras se relacionam com o início do cântico que diz: A minh’alma engrandece o Senhor. De fato, só a alma em quem o Senhor se dignou fazer maravilhas pode engrandecê-lo e louvá-lo dignamente e dizer, exortando os que compartilham seus desejos e aspirações: Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome (Sl 33,4).

Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor (Lc 1,54). Quem conhece o Senhor e é negligente em proclamar sua grandeza e santificar o seu nome, será considerado o menor no Reino dos Céus (Mt 5,19). Diz-se que santo é o seu nome porque, pelo seu poder ilimitado, transcende toda criatura e está infinitamente separado de todas as coisas criadas. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor (Lc 1,54).

Israel é, com razão, denominado servidor do Senhor, porque, sendo obediente e humilde, foi por ele acolhido para ser salvo, como diz Oséias: Quando Israel era criança, eu já o amava (Os 11,1). Aquele que recusa humilhar-se não pode certamente ser salvo, nem dizer com o Profeta: Quem me protege e me ampara é meu Deus; é o Senhor quem sustenta a minha vida! (Sl 53,6).

Mas, quem se fizer humilde como uma criança, esse é o maior no Reino dos Céus (cf. Mt 18,4). Como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre (Lc 1,55). “A humildade é o alicerce de todas as virtudes e sem ela não há nenhuma que possa desenvolver-se”.

Trata-se da descendência de Abraão segundo o espírito e não segundo a carne, isto é, não apenas dos filhos segundo a natureza, mas de todos que seguiram o exemplo da sua fé, fossem eles circuncidados ou incircuncisos.

Pois o próprio Abraão, ainda incircunciso, acreditou e isto lhe foi imputado como justiça. A vinda do Salvador foi, portanto, prometida a Abraão e a seus filhos para sempre, isto é, aos filhos da promessa, dos quais se diz: Sendo de Cristo, sois então descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa (Gl 3,29).

É com razão que, antes do nascimento do Senhor e de João, suas mães profetizam, para que, tendo o pecado começado pela mulher, os bens comecem igualmente por ela; e se foi pela sedução de uma só mulher que a morte foi introduzida no mundo, agora é pela profecia de duas mulheres que se anuncia ao mundo a salvação.

“O magnificat contém a razão profunda de toda humildade “O magnificat contém a razão profunda de toda humildade. Maria considera que Deus pôs olhos na baixeza da sua escrava, por isso fez nela grandes coisas o Todo-Poderoso. Nunca procura a glória pessoal.

Nossa Senhora, é que nos alcançará de seu Filho, esta virtude que tanto necessitamos. Olhai para Maria, a humildade da escrava do Senhor é a razão pela qual a invocamos. Como causa da nossa alegria. Que este jubilo de Mãe nos contagie a todos nós.”

Imagens – Google e Haras da Lenda – Formatação – Altair Castro Texto – São Beda o Venerável e São J. Maria Escrivá – Música – Benedictus Gregoriana Imagens – Google e Haras da Lenda – Formatação – Altair Castro 24/12/2015