INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Advertisements

HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA Prof. Eliane Primeiro semestre de 2011.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
Computação Móvel História da Ciência e Tecnologia – ADS Professor: Kleber Manrique Trevisani Ana Luiza Lima Carolina Pedrosa Diana Ferreira Marielly Barros.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
Protótipo de uma aplicação rica de internet para monitoramento de vídeo através de streaming e Silverlight Thiago da Silva Negherbon – Acadêmico Roosevelt.
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
Sistemas Operacionais de Rede
SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA GERADO ATRAVÉS DE SENSORES PIEZOELÉCTRICO
CÁLCULO NUMÉRICO Aula 2 – Introdução ao Programa de Computação Numérica (PCN) e Teoria dos Erros.
Soluções Básicas em informática
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
SEL 0412 –Tecnologia Digital Teoria
Projeto Estruturado de Redes
Curso de Graduação em Administração Informática Básica - Unidade 1
Prof. Arthur Albertin.
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
ADSD Introdução.
Redes de Telecomunicações I
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Sistemas Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Prof. Wellington Franco
CPU.
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Trabalho de Administração de Empresas
Prof. Klecius Celestino
Funções de um computador
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Endereçamento IP.
Criado por : José douglas
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
Representação dos dados
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Tecnologias da Informação e Comunicação
Caracterização do equipamento
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
Sistemas Operacionais
Software.
Suporte Técnico memória Prof. Wesley.
Laboratório de Lógica Configurável T8LLC
Curso Técnico em Informática
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Sistema Parametrizável de Pesquisa 
Sistemas Operacionais
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Computação e Informática
Informática Básica Introdução a informática básica FUNCIONAMENTO
Como funciona o MapReduce
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Introdução à Lógica Programável
Lógica e Princípio de Sistemas Digitais
Tecnologias de Informação e Comunicação
Laboratório de Lógica Configurável T8LLC
Metodologia Científica e Tecnológica
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Sistemas Embarcados Prof. Dr. Cesar da Costa
O mundo além do processamento de jogos.
Eletronica Digital III
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA AULA 5 CLASSIFICAÇÃO DE COMPUTADORES

Conceito de Computador SUMÁRIO Conceito de Computador Classificação de Computadores Quanto ao Princípio de Construção; Classificação de Computadores Quanto a Âmbito Classificação de Computadores Quanto a Utilização Classificação de Computadores Quanto ao Porte

Conceito de Computador O computador é uma máquina eletrônica capaz de receber informações, submetê-las a um conjunto especificado e pré- determinado de operações lógicas e aritméticas, e fornecer o resultado destas operações.

Conceito de Computador Os computadores de hoje são dispositivos eletrônicos que, sob direção e controle de um programa, executam quatro operações básicas: Entrada, Processamento, Saída e Armazenamento.

Conceito de Computador Atualmente existe uma grande diversidade de computadores, com diferentes tamanhos, custos, propósitos e funcionalidades. Por essa razão, tornou-se necessário o seu agrupamento em categorias. Como podemos classificá-los ?

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quanto ao princípio de construção Quanto ao Âmbito Quanto a Utilização Quanto ao Porte

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quanto ao princípio de construção : Analógicos; Digitais.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computadores Analógicos constituem uma classe de computadores que resolvem problemas referentes à condições físicas, por meio de quantidades mecânicas ou elétricas, utilizando circuitos equivalentes como analogia ao fenômeno físico que está sendo tratado.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computador Analógico, características: Representa variáveis por meio de analogias físicas. Nele, a informação recebida é processada de um modo contínuo. E esta informação pode ser, por exemplo, um conjunto de valores de corrente elétrica, de temperatura ou de velocidade.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computador Analógico PPMS utilizado em pesquisas cientificas do campo de Física relacionadas com matéria condensada e química analitica :

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computadores Digitais constituem uma classe de computadores projetados para executar seqüências de operações lógicas e aritméticas.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computador Digital, características: Capazes de processar informações representadas por combinações de dados discretos ou descontínuos. São bastante versáteis e por isso são muito mais utilizados do que os computadores analógicos.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Normalmente, quando não é feita qualquer referência à natureza do computador subentende-se que se trata de um computador digital.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quanto ao âmbito Âmbito geral; Âmbito específico;

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computadores de âmbito específico são desenhados para desempenhar um conjunto muito reduzido de tarefas. E utilizados, por exemplo, no controlo de mecanismos industriais e em cálculos científicos.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computadores de âmbito geral são: Computadores capazes de desempenhar uma grande variedade de tarefas, através da execução de um grande número de programas. Estes computadores são bastante utilizados em escritórios, escolas e mesmo em casa.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quanto a utilização: Computador Científico; Computador Comercial.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computador Científico é dirigido ao emprego em áreas de cálculos e pesquisas científicas, nas quais são requeridos resultados de maior precisão e pequeno volume de entrada e saída de dados.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computador Comercial constitui a grande maioria dos equipamentos utilizados nas empresas, caracteriza-se por permitir o trato rápido e seguro de problemas que comportam grande volume de entrada e saída de dados.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR A maioria dos fabricantes hoje dispõe de produtos – ditos de uso geral – que comportam emprego tanto na área científica quanto na área comercial.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quanto ao Porte: Supercomputadores; Mainframes; Minicomputador Computadores pessoais; Computadores ultracompactos;

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Supercomputadores são computadores com grande poder de processamento: Utilizados principalmente no campo científico, nos quais se destacam as simulações, previsão de tempo e modelagem tridimensional. Estes computadores são de âmbito específico, realizando um grupo de tarefas reduzido.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Ainda sobre Supercomputadores: Possuem custo é muito elevado, um tamanho relativamente grande e necessitam de condições especiais de funcionamento. Exemplo: TITAN

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O supercomputador Titan, construído pelo Laboratório Nacional de Oak Ridge, localizado no Tennessee/ Estados Unidos, deverá se tornar o mais rápido do mundo. O pico de performance do Titan chega a mais de 20 petaflops, ou 20 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo, sendo aproximadamente 90% oriundos dos 18.688 aceleradores de GPU NVIDIA® Tesla K20.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR TITAN

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Mainframes (Computadores de Grande Porte) São sistemas computacionais projetados para manusear um considerável volume de dados e executar simultaneamente programas de uma grande quantidade de usuários.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Mainframes, características: Utilizados por grandes empresas que necessitam armazenar grande quantidade de informação e ter um acesso rápido à ela. Os usuários acessam o mainframe através de terminais. Um mainframe possui à ele conectado uma grande quantidade de terminais.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Mainframes, características: Ao contrário dos supercomputadores, são de âmbito extenso, utilizadas em grandes organizações como bancos, companhias de seguros e centros de investigação. Exemplo: IBM z13

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O z13, segundo a IBM, é o mais poderoso e seguro do mundo. O projeto custou US$ 1 bilhão e sua pesquisa rendeu 500 patentes. Foi desenhado para lidar com os milhões de dados e transações gerados por usuários de smartphones e tablets.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Sistemas IBM z13:

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Minicomputador foi resultado de uma redução no tamanho dos computadores que ocorreu no início dos anos 1970.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Minicomputadores perderam espaço comercial para os Computadores Pessoais e atualmente são tidos como Computadores de Médio Porte; São designados para tarefas como controlar processos industriais e atuar como servidor web de informações.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Os Computadores Pessoais também conhecidos como Microcomputadores, Micro e PC (personal computer), possuem como característica marcante a integração do processador, num pequeno chip de memória semicondutora, formando um microprocessador.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Computadores pessoais, outras características: Capacidade de interligação em rede o que possibilita a substituição de computadores de maior porte. Preço acessível. Fácil upgrade de hardware.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Há no mercado várias categorias de Microcomputadores, cuja classificação está muito relacionada ao tamanho físico do equipamento e seu grau de portabilidade.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Exemplos de PC’s: Desktop; Notebook; Netbook; Ultrabook; Tablet; Smartphone; Computador Ultracompacto.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Desktop, ou Computador de mesa, foi o primeiro tipo de PC e ainda hoje é um dos tipos comuns de micros. Normalmente é composto por um Gabinete e um Monitor

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Notebook é um computador portátil, projetado para ser transportado e utilizado em diferentes lugares com facilidade.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Notebook, características: É energizados por corrente elétrica ou por bateria; Mais caro que Desktops. Capacidade de processamento similar ou equivalente a Desktops.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Notebook, primórdios a atualidade – Osborne 1

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Notebook, primórdios a atualidade – Toshiba T1100:

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Notebook, primórdios a atualidade – IBM Thinkpad:

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Notebook, primórdios a atualidade:

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Netbook são uma categoria menor, mais leve e mais barata de computadores portáteis.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Quando surgiram, ao final de 2007, apresentavam-se como versões menores, mais leves, baratas e otimizadas de notebooks. E até 2011, o crescimento da popularidade dos tablets (particularmente o iPad) resultou em quedas nas vendas dos Netbooks.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Ultrabook é um tipo de laptop ultrafino definido pela HP no ano de 2011. O Sony Vaio Pro 11 é considerado o Ultrabook mais leve do mundo, pesando apenas 870 gramas

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas, entretenimento com jogos, entre outras inúmeras finalidades.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Tablet, características: Apresenta uma tela sensível ao toque que é o dispositivo de entrada principal; Tornou-se bastante popular com o lançamento do iPad pela Apple em 2010. Combina recursos e funcionalidades de Computadores de pequeno porte e Smartphones

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Tablet, numero de vendas mundiais: 2011 - 72 milhões 2012 - 128,3 milhões (45,8% android) 2013 - 195 milhões (61,9% android) 2014 - 233.6 milhões (69.7%android)

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Tablet, desde os primordios - EO Communicator(1993):

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Tablet, desde os primordios - HP Tablet PC rodando Win XP(2001):

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Tablet, desde os atualidade:

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Smartphone é um basicamente um telemóvel apto a combinar telefonia e computação.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Cronologia: Em 1993, é lançado o IBM SIMON, o primeiro produto a combinar as telefonia e computação. Em 1997, o termo smartphone é foi usado pela primeira vez pela Ericsson Em 2007, a Apple lançou o seu primeiro smartphone, o iPhone que foi o primeiro a ter função multitouch. Em 2008, a Google lançou o Android, sistema operacional gratuito que é atualmente o mais usado nos smartphones.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR O Computador Ultracompacto trata-se um modelo de microcomputador ultracompacto, baseado na arquitetura Intel NUC.

CLASSIFICAÇÃO DO COMPUTADOR Normamelmente, um Computador Ultracompacto engloba: Uma placa-mãe; Processador; WiFi; (micro) gabinete; Fonte de alimentação e suporte VESA; E fica por conta adicionar do comprador o armazenamento — que pode ser USB ou mSATA — e a memória.