A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso de Tecnologias no Ensino de Química

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso de Tecnologias no Ensino de Química"— Transcrição da apresentação:

1 Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Professora Tathiane Milaré

2 ex-presidente da HPackard
As tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais: Do analógico para o digital (digitalização) Do físico para o virtual (virtualização) Do fixo para o móvel (mobilidade) Do massivo para o individual (personalização) Carly Fiorina ex-presidente da HPackard

3 Por que inserí-los no ensino?
Grandes investimentos Necessidade de formar para a sociedade atual Amplia oportunidades de trabalho Desenvolve habilidades específicas

4 TICs em sala de aula Não devem ser usadas com um fim em si
São instrumentos de mediação Estão inseridas em um contexto (escola, sala de aula), com características e propósitos próprios

5 Quais são os principais desafios de utilizar as TICs no Ensino?
Acesso aos recursos – nem todas as escolas tem acesso Como fazer o aluno resistir ao facebook, ao youtube, whatsapp etc., enquanto pesquisa?

6 Algumas possibilidades

7 Sistemas tutoriais Exposição de conteúdos; apresentação de questões a serem respondidas; feedback. Há certo grau de interatividade O feedback fornecido pela máquina pode ser programado em função da resposta do aluno.

8 Caixas de ferramentas Editores de texto Criação de imagens Planilhas
Desenvolvimento de habilidades específicas, ou seja, diferentes das desenvolvidas com lápis e papel Possibilidade de revisão da produção Leitura de diferentes linguagens (ícones, gráficos, planilhas, comandos, etc)

9 Simulações e Animações
Possibilidade de transposição do fenômeno do meio natural para o computador: reprodução em tela do fenômeno filmado (vídeos) animação obtida pela seqüência de ilustrações simulação por meio da combinação de um conjunto de variáveis de modo a reproduzir as leis que interpretam o fenômeno

10 Animações

11 Construindo o NaCl

12 Construindo o CsCl

13 Blogs Organização de informações e atividades conforme necessidade do grupo Alguns motivos para usar blogs como atividade de ensino-aprendizagem A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento. Escrever sobre algo, implica em reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Desenvolver a habilidade de gerenciar informação. Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver).

14 Tecnologias para comunicação
Chat, blogs, redes sociais, etc. Os alunos gostam Principal estratégia de interação: realização de perguntas Resolução de problemas colocados em sala de aula

15 Tecnologias e a Pesquisa
Papel do professor: mediador e organizador de processos incentivador de questionamentos enfocar questões importantes auxiliar nos critérios de escolha de sites, de avaliação de páginas promover comparações de textos com visões diferentes evitar dar respostas prontas

16 Referência GIORDAN, M. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p , 2005


Carregar ppt "Uso de Tecnologias no Ensino de Química"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google