Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
UFRGS-FACED-DEE/PPGEDU
Disciplina: EDU3375 – O Computador na Educação APOIO AULA 4 Classificação e Análise de Software em uma abordagem pedagógica Profª. Titular: Drª. Patricia A. Behar Profª. Estagiária: Caroline Bohrer do Amaral Profª. Colaboradora: Msc. Daiane Almada
2
Tutorial e Exercício-e-Prática
Fechado pré-definido; máquina de ensinar; perguntas e respostas; treinamento; seqüencial; direcionado ao produto, sem preocupação com o processo do aprendiz. Podem ser em forma de softwares e hipertextos.
3
Exemplos de Tutoriais:
Tutorial do Nestcape Composer da Semana 2 Cursos da Microsoft :
4
Programação Aberto Resolução de problemas;
Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Auxilia a compreensão sobre o processo tanto pelo aluno, quanto pelo professor;
5
Exemplos de Programação
Linguagem LOGO KPL (Linguagem de Programação para crianças) -
6
Aplicativos Abertos Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; O aluno reflete enquanto utiliza, mas o retorno vem do professor (ex. edu3375);
7
Exemplos de Aplicativos
Editores/processadores de: texto imagem planilhas bancos de dados...
8
Multimídia e Internet Tipo Tutorial (enciclopédias digitais);
Tipo Sistema de Autoria (software de criação de histórias, construção de páginas na internet) - Ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição; Necessita retorno do professor.
9
Exemplos de Multimídia e Internet
De autoria: Composer; Oficina de histórias;
10
Simulação e Modelagem Fechado ou Aberto
Simulação de fenômenos (“assistida” ou criada); Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Necessita de intervenção do professor.
11
Exemplos de Simulação e Modelagem
Escola do futuro: Molecularium -
12
Jogos Fechado ou Aberto
Pode ter o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição (quando aberto); Desafios; Podem ter tutoriais, simulações, espaço para autoria; Necessita da intervenção do professor.
13
O que pensar durante a avaliação do software?
Há possibilidade de Interação? Aberto ou Fechado? O aluno pode atuar de modo mais autônomo (centrado no usuário)? Ou o professor deve fazer intervenções complementares (centrado no professor)?
14
O que pensar durante a avaliação do software?
Linguagem acessível, no idioma português, adequado à faixa etária (ex.: ed. Infantil + som), permite reflexão ... Que tipo de paradigma orienta o software? Que tipo de ações educativas posso desenvolver (proposta de aula)?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.