A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas."— Transcrição da apresentação:

1 GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana
Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas para o desenvolvimento de competências através do trabalho colaborativo no processo de ensino aprendizagem Daniela Soprani, Governo da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil Vilma Raquel Medeiros Leitão, Governo da Paraíba, Patos, PB, Brasil 1 INTRODUÇÃO Aulas motivacionais são necessárias para estimular a aprendizagem dos alunos. As tecnologias também podem ser usadas para criar um ambiente de aprendizagem que promova o desenvolvimento de habilidades. O professor deve ser a figura que desperta curiosidades e dá problemas para que o aluno encontre soluções de forma ativa e cooperativa, e não mais o que transmite conhecimento. O uso de novas tecnologias pode contribuir para novas práticas pedagógicas como uma abordagem para metodologias de ensino inovadoras e transformadoras. É importante destacar a importância do aprendizado pela prática, do aprendizado ativo, do trabalho coletivo para a construção do conhecimento. 2 OBJETIVOS Visando o desenvolvimento das competências, este projeto busca se utilizar de Metodologias de Ensino Ativo, centradas no aluno, e este se torna agente promotor de sua própria aprendizagem. O estudante se envolve de forma ativa e atuante e o professor assume o papel de mediador, orientador e nutridor de discussões. O professor deve despertar a curiosidade e o interesse em seus alunos, envolvê-los e estimulá-los a vivenciar o processo de aprendizagem, ou seja, aprender fazendo. Com isso, podemos tornar eficazes o processo ensino aprendizagem ao desenvolver e estimular as competências necessárias para o século XXI. 3 METODOLOGIA O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) é usado como metodologia, onde o aluno é estimulado a aprender a partir da resolução de problemas da vida real e situações - problema. Neste tipo de aprendizado o professor conduz o aluno quando necessário. Os alunos coletam, analisam e interpretam os dados a fim de buscar respostas para as situações-problema do seu dia a dia, comparando a teoria com a prática. Além disso, a interação e troca de conhecimento também se dá através da inclusão de novas tecnologias na prática pedagógica, no processo de ensino-aprendizagem. 4 RESULTADOS Ao longo do projeto os alunos foram estimulados a pensar, a argumentar e questionar, principalmente quando se refere as disciplinas de Língua Inglesa e Matemática, desta forma conseguimos através de experiências vivenciadas no Gira Mundo Finlândia, envolver os alunos em situações problemas reais, e os mesmos tiveram oportunidades de se verem como centro do processo ensino aprendizagem, comparando a vida real com as teorias expostas, de forma contextualizada, interdisciplinar, dinâmica e lúdica. Assim, os alunos ganharam confiança e melhoraram auto estima e apresentaram as suas conquistas nas redes sociais, como no instagram 2b_eepac_2017, 3a_eepac_2017 e no Blog Gira Mundo. 5 CONSIDERAÇÕES Sabemos que muito ainda podemos fazer pela melhoria na aprendizagem dos alunos. Entretanto, acreditamos estar no caminho certo, pois o trabalho colaborativo, o team work e ter o aluno como centro do processo nos mostrou que os alunos se envolvem e se sentem motivados quando se veem participantes do processo. REFERÊNCIAS ARÁUJO, José Carlos de Souza. Fundamentos da metodologia de ensino ativa ( ). 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis , p.1-18. SOUZA, Samir Cristino; DOUDARO, Luís Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, Ano 31, Vol. 5, 2005, p


Carregar ppt "GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google