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Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –

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Apresentação em tema: "Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
EduPARK, um projeto com Realidade Aumentada num parque de cidade Lúcia Pombo, et al. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) Universidade de Aveiro

2 O Projeto EduPARK: Mobile Learning, Realidade Aumentada e Geocaching na Educação em Ciências – um projeto inovador de investigação e desenvolvimento Este projeto é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização - COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto POCI FEDER

3 O Site edupark.web.ua.pt

4 Participantes 2016/19 Mobile Learning Educação em Ciências Realidade
aumentada Educação em Ciências Geocaching 2016/19 REF: POCI FEDER

5 Aprendizagem autêntica
Inter- disciplinaridade Palavras-chave Aprendizagem autêntica Impacto na sociedade Ambientes outdoor Mobile Learning Realidade Aumentada gamificação Educação em Ciências Geocaching (Dunleavy, 2014; Gianni & Divitini, 2015)

6 Contexto Objetivo Objetivo
criar estratégias originais, atrativas e eficazes de aprendizagem interdisciplinar em Ciências, através da criação de uma aplicação interativa em Realidade Aumentada, para ser explorada por professores e alunos desde o ensino básico ao superior, ao ar livre, com potencial utilidade também no domínio do turismo/público em geral.

7 Mascote

8 Tarefas Disseminação dos resultados
Revisão de literatura – livro de caracterização do Parque Criação da aplicação em realidade aumentada Conceção de guiões educativos Criação e manutenção do website Desenvolvimento e avaliação do processo Disseminação dos resultados

9 (Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012)
Metodologia de investigação Fase 1 – Analisar o problema Fase 2 - Desenho & desenvolvimento de uma solução Fase 4 – Refletir & reportar Fase 3 - Implementar & avaliar Design-based approach Foco do Projeto Desenvolvimento de uma app, em contexto educativo real, envolvendo várias fases de melhoria e refinamento do jogo em RA. (Parker, 2011; Anderson & Shattuck, 2012)

10 Produtos Placas de identificação com RA Aplicação móvel /jogo Site
Livro comunicações Congresso final Guiões educativos artigos Atividades in loco Formação de professores

11 Livro EduPARK Lançamento do Livro – 5 de junho, Dia do Ambiente,
Feira do Livro, no âmbito do Programa da semana do Ambiente da CMA

12 1º CEB 2º + 3º CEB E Sec + E Sup Turismo App EduPARK Jogo Modo livre

13 RA na App EduPARK

14 Atividades novembro 2016 “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia - UA” Versão Beta da App para validação 1 turma do 8º ano, 2 turmas do 4º ano

15 Atividades 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras 10 maio 2017 “Open Campus-UA” Nova Versão da App para validação Feedback de 23 alunos do Ens Secundário – Ermesinde, Manteigas, Felgueiras

16 Atividades 16 maio 2017 “Prática Pedagógica Supervisionada” Mestrado em Ensino do 1º CEB e de MCN do 2º CEB Escola Básica de Bom Sucesso – 4º ano

17 20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas”
Atividades 20 maio e 3 junho 2017 “I Jornadas pedagógicas” “Salas de Aula do Futuro: Novas pedagogias, Novas tecnologias” Formação de 40 professores Orgs: Câmara Municipal de Mortágua e Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão

18 10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral
Atividades 10 e 11 junho 2017 “Semana do Ambiente” Público em geral Orgs: Agora Aveiro, Camara Municipal de Aveiro (CMA) e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

19 Resultados Isto é o estudo do futuro.
Que boa forma de explorar e aprender no nosso Parque, desfrutando de beleza e ar livre! Estudar assim estudo do meio é como abrir um livro e já estarmos lá no sítio.

20 Obrigada pela atenção


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