A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS
Prof. Esp. Artur Camargos PEB/Anos Iniciais Tutor Presencial em EaD Psicopedagogo Empresarial OUTUBRO/2016

2 JUSTIFICATIVA Escola com público diversificado
Diferentes ritmos de aprendizagem Necessidades Educacionais Especiais Interesse discente pelas TICs Experiência do Professor em EaD Resultados das avaliações externas Intervenção pedagógica (sala de aula invertida e ensino híbrido)

3 OBJETIVOS Aprender no próprio ritmo virtualmente;
Complementar conteúdos do 4º Ano do Ensino Fundamental; Desenvolver autonomia para a construção do conhecimento; Compreender a Internet como recurso de aprendizagem; Expandir a utilização da Internet para além da comunicação em redes sociais e brincadeiras em jogos virtuais.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Vygotsky: mediação pedagógica Piaget: construção do conhecimento Moore e Kearsley: EaD Neto: cenários e modalidades de EaD Rocha: Sala de Aula Invertida LDB: EaD no Ensino Fundamental SEE: Padrões Profissionais para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental PNE: meta 2 (estratégia 2.6)

5 O SITE escolaemcasablog.wordpress.com

6 PÁGINA “SOBRE” Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998
Art. 24. São direitos morais do autor: I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra; II – o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra; [...] IV – o de assegurar a integridade da obra, opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra; VI – o de retirar de circulação a obra ou de suspender qualquer forma de utilização já autorizada, quando a circulação ou utilização implicarem afronta à sua reputação e imagem; […]

7 POTENCIALIDADES DO WORDPRESS
Edição e atualização simples Criação de páginas para diferentes assuntos/disciplinas Publicação de imagens e vídeos via link direto, sem a necessidade de download/upload Apresentação de slides Criação de álbuns Upload de arquivos Comentários Seguir

8 UTILIZAÇÃO DO SITE Estudos a distância Estudos presenciais
Parceria família-escola Produção/seleção de materiais em conformidade com o conteúdo e o perfil das turmas

9 ADAPTAÇÕES AO CONTEXTO
Perfil dos alunos: presencial X virtual Alunos sem acesso à Internet Acesso ao site na sala de aula Impressão de atividades Sala de Informática

10 INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Elaboração e utilização de materiais digitais Aulas de Intervenção Pedagógica com slides, imagens (fixas e/ou em movimento) e arquivos de som Materiais de Intervenção Pedagógica disponibilizados no site Orientação para atividades fora da sala de aula

11 ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VIRTUAIS
Vamos conhecer alguns materiais desenvolvidos especificamente para as turmas de 4º Ano? >>> Acessemos os links abaixo: escolaemcasablog.wordpress.com/intervencao-pedagogica escolaemcasablog.wordpress.com/geografia

12 RESULTADOS Motivação para os estudos Protagonismo discente
Argumentação crítica Melhoria dos resultados em avaliações internas Pesquisas em outros sites Rede de aprendizagem Interatividade (em construção)

13 REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < Acesso em: 27 ago 2016. BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: < nalto .gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm>. Acesso em: 28 ago 2016. MINAS GERAIS. Padrões Profissionais para o Professor dos Ciclos de Alfabetização e Complementar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: < educacao.mg.gov.br/banco_objetos_crv/%7B3E E221-4C8F-8B21-E9BCA13408A 2%7D_padroes-de-competencia_profess or_02.pdf>. Acesso em: 28 ago 2016. MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância: uma Visão Integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2010. NETO, Antonio Simão. Cenários e Modaliades da EaD. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008. ROCHA, Enilton. Metodologias Ativas além da Sala de Aula. Disponível em: < Acesso em: 27 ago 2016. VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.


Carregar ppt "WORKSHOP ESCOLA EM CASA: EaD PARA CRIANÇAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google